Ninguém mais tem dúvidas de que atualmente o melhor meio de transporte é a bicicleta. Todos nós sabemos que elas são econômicas, ecologicamente corretas e ótimas para a saúde. Ainda por cima, ao pedalar você evita o trânsito das grandes cidades. O único problema é o seu tamanho, e, por isso, nos últimos anos, surgiu a bicicleta dobrável.

Esse tipo de bike pode ser guardada em qualquer cantinho da sua casa, e não é necessário deixá-la na rua quando você chega no seu destino. Assim, são menores as chances de que ela seja furtada.

O mais importante

  • Atualmente, as alternativas para aumentar a mobilidade urbana vêm crescendo, e a bicicleta dobrável é uma excelente maneira de aderir a um meio de transporte mais ecológico.
  • O principal benefício da bicicleta dobrável com relação a tradicional é que ela pode ser transportada facilmente, especialmente se você deseja levá-la no transporte público. Assim você pode combinar dois meios de transporte, o que facilita ainda mais a sua mobilidade.
  • A bicicleta dobrável evoluiu muito desde que os primeiros modelos foram lançados, já que elas eram mais pesadas e não ficavam muito compactas quando eram dobradas. O avanço no design delas agregou conforto ao seu uso.

Ranking: As melhores bicicletas dobráveis do mercado

A seguir vamos mostrar quais são as melhores bicicletas dobráveis que você pode encontrar no mercado atualmente. Nesta seção você descobrirá qual é o modelo mais adequado para você, de acordo com a sua necessidade.

1º – Bicicleta Elétrica Dobrável Aro 20 Fat Bike Rimini

Essa bicicleta dobrável elétrica possui uma autonomia de 40 a 50 km, e pode atingir uma velocidade de até 25 km/h. O tempo de recarga dela dura entre 4 e 5 horas, e é possível usá-la em trilhas, asfalto, areia, dunas, o que significa que o equipamento é muito versátil.

O melhor de tudo, é que além de ser uma bicicleta elétrica, ela ainda pode ser dobrada e guardada em locais pequenos, o que é ideal para quem mora em apartamento.

2º – Bicicleta Dobrável Durban Bay Pro

A bicicleta Durban Bay Pro é uma excelente escolha, pois é muito versátil, já que ela pode ser utilizada para que você pedale no asfalto, em subidas, em estradas de terra, e quaisquer outros desafios com os quais você se depare no caminho.

Esse é um dos modelos mais leve fabricados pela Durban, o que facilita muito a vida dos usuários, para que possam levar a bicicleta para qualquer lugar sem cansar. O processo para dobrar ela não dura mais do que 15 segundos. Ela possui 7 marchas e quadro de alumínio.

3º – Bicicleta Dobrável Sampa Pro Verde – Durban

A bicicleta dobrável Sampa Pro é ideal para levar para qualquer lugar, e uma das principais vantagens dela é que o seu tempo de dobragem é de apenas 15 segundos. Além disso, ela é fabricada com um material de alta resistência como o quadro de alumínio e o garfo de forquilha de aço.

A coluna de direção pode ser ajustada para ciclistas que tem entre 1,40 e 1,90 cm. Além disso, essa bicicleta possui um sistema de câmbio com 7 velocidades.

4º – Bicicleta dobrável EuroMini ZiZZO US

Essa bicicleta dobrável é fabricada em alumínio  e possui um câmbio com 7 velocidades, que permite que você enfrente qualquer subida com facilidade. Ela também pode ser ajustada para que seja usada por pessoas de diferentes alturas, desde as que possuem 1,50 até 1,92 cm.

O tempo que leva para que seja dobrada é de 30 segundos ou menos, e quando isso acontece, o banco pode ser utilizado como uma especie de tripé juntamente com as duas rodas, para que assim a bicicleta dobrável fique em uma posição estável.

5º – Bicicleta Dobrável Pelegrin Tempo 3.0 Branca

Essa bicicleta possui um design moderno e inovador e é recomendada para pessoas que desejam utilizá-la para passear na cidade e em terrenos planos. O sistema de dobragem dela é muito fácil de ser utilizado e ela pode ser transportada no porta malas do carro ou ser guardada no apartamento sem problemas.

O seu sistema de câmbio possui 7 velocidades, o que possibilita que você enfrente os desníveis do terreno com mais confiança. Assim você terá o meio de transporte ideal para utilizar durante o dia a dia na cidade.

Guia de Compras: O que você deve saber sobre a bicicleta dobrável

As bicicletas dobráveis ficaram na moda nos últimos anos. Se você deseja comprar uma para utilizar no seu trajeto diário e aproveitar para fazer exercícios, neste artigo vamos te orientar para que escolha o melhor modelo. Siga as nossas recomendações e terá maiores chances de êxito na sua compra.

Imagem mostra um casal em uma bicicleta

As bicicletas dobráveis ​​podem ter diferentes tamanhos. (Fonte: Bizón: 21144209 / 123rf.com)

O que é uma bicicleta dobrável e para que serve?

Esse tipo de bicicleta pode ser dobrada no quadro e no guidão, de forma que adquira um formato mais compacto. Assim, elas se adequam até mesmo aos menores espaços.

Sua utilização é frequentemente combinada com o uso de outros transportes públicos, como o metrô.

Para quem a bicicleta dobrável é indicada?

As bicicletas dobráveis são recomendadas para quem deseja levar a sua bike para qualquer lugar. Elas são muito práticas, e são uma ótima forma de usar o transporte público, ou para poder guardá-la em um local seguro, como, por exemplo, dentro do escritório, em um bar ou na universidade.

Imagem mostra um homem pedalando

As bicicletas dobráveis permitem que você economize espaço (Fonte: Gstockstudio: 44203225/ 123rf.com)

Por que essas bicicletas são uma ótima opção?

A possibilidade de dobrá-la faz com que esse tipo de bike seja uma excelente opção para o ciclista urbano, já que ocupam pouco espaço e podem ser combinadas com outros meios de transporte como o metro ou trem. Por isso também, elas são muito práticas.

foco

Sabia que as bicicletas dobráveis já existem há muito tempo? Durante as primeiras décadas do século XX vários exércitos europeus como o francês, o inglês e o italiano desenvolveram essa tecnologia.

Quais são as vantagens e desvantagens da bicicleta dobrável?

Como todo artigo esportivo, a bicicleta dobrável tem seus benefícios, mas também seus inconvenientes. Leia atentamente a tabela abaixo para saber quais são as vantagens e desvantagens de obter um meio de transporte como esse. É importante conhecer todos os prós e contras para tomar suas decisões.

Vantagens
  • É possível combinar o uso dela com outros meios de transporte
  • É possível guardá-las em qualquer cantinho
  • Furtos são mais difíceis de acontecer
  • É possível levá-las para qualquer parte
  • Não se desvalorizam tanto quanto uma bicicleta normal
Desvantagens
  • São mais sensíveis às imperfeições do caminho
  • É difícil encontrar accessórios para personalizá-la
  • Dificuldade de dobrá-las em alguns modelos
  • São mais caras que as bicicletas convencionais
  • Chamam bastante a atenção

Quais são os benefícios para a saúde ao utilizar uma bicicleta dobrável?

Utilizar uma bicicleta dobrável é uma ótima opção para qualquer pessoas que esteja querendo praticar exercícios. Esse esporte pode ser praticado a nível profissional ou simplesmente pelo prazer de desfrutar da companhia da família.

Além disso, é um meio de transporte sustentável, cômodo e uma boa forma de se divertir. A seguir vamos explicar quais são os benefícios para a sua saúde.

  • Queimar calorias: Até 500 em uma hora pedalando. Tonifica os músculos das pernas como o quadriceps e o isquiotibial.
  • Melhorar a postura: Por ter que manter a coluna reta na bicicleta, você vai se acostumando a manter uma postura mais correta no dia a dia. Fortalece as articulações dos joelhos.
  • Elimina o estresse: Já que se trata de um exercício ao ar livre, é agradável e divertido praticá-lo.
  • Melhora o seu sistema imunológico: Além disso, libera endorfinas no organismo, que é conhecido como o hormônio da felicidade.
Imagem mostra uma mulher em uma bicicleta

Algumas bicicletas dobráveis também são elétricas. (Fonte: Bizón: 20718763/ 123rf.com)

Como dobrar a sua bicicleta?

A maior vantagem deste tipo de bicicleta é que elas podem ser dobradas, o que permite guardá-las em espaços reduzidos, ou transportá-las com grande facilidade. É por isso que é importante que você saiba qual é a maneira certa de dobrar esse tipo de bike. Você se surpreenderá ao perceber como é simples fazer isso.

Quais tipos de bicicleta dobrável existem?

O mundo das bicicletas dobráveis é muito amplo, e, é cada vez maior o número de pessoas que desejam ter um equipamento como esse como meio de transporte. Por isso é importante que, antes de adquirir a sua, você conheça os tipos de bikes que existem de acordo com a sua forma de dobrar.

Tipo de dobra Características
Dobra horizontal Tamanho ao ser dobrada: intermediário

Processo para dobrar é mais lento

Dobra pelo eixo traseiro  Tamanho ao ser dobrada: pequeno

Processo para dobrar é mais rápido que o anterior

Dobra vertical Tamanho ao ser dobrada: alta, mas estreita

Dobra mais rápida do mercado

Dobra do tamanho de um guarda-chuva Dobrada tem um tamanho bem pequeno

Dobra rápida

Bicicletas desmontáveis Não são dobráveis, mas conseguem quase o mesmo efeito

Tamanho desmontadas: intermediário

Lentas para desmontar

Bicicletas compactas com peças desmontáveis É o ponto intermediário entre uma bicicleta tradicional e uma dobrável

Bicicleta dobrável elétrica: Foi uma grande invenção?

O mundo das bicicletas elétricas é muito amplo e, atualmente, é possível adquirir modelos que possuem autonomia de até 120 km. Mas, se além da comidade de um equipamento como esse, você também quer um produto compacto, a opção perfeita para você são as bicicletas elétricas dobráveis.

Essa modalidade de bicicleta dobrável pode solucionar os seus problemas de espaço e facilitar a sua vida, já que elas são muito fáceis de transportar. O único inconveniente é o preço mais elevado do que as tradicionais, além de reduzir o nível de exercício que você prática.

Critérios de Compra

Ao buscar por uma bicicleta dobrável, você não deve se perguntar qual é a melhor, mas sim analisar qual se adapta melhor às suas necessidades.

Quem se movimenta apenas em uma grande cidade não deve buscar o mesmo tipo de bicicleta que uma pessoa que usa esse meio de transporte no campo. Leia a seguir para saber mais informações sobre isso.

  • Objetivo
  • Peso
  • Facilidade de dobragem
  • Tamanho da bicicleta dobrada
  • Transmissão
  • Elétrica ou tradicional
  • Acessórios
  • Tamanho das rodas
  • Freios
  • Quadro

Objetivo

Se você decidir comprar uma bicicleta dobrável, uma das primeiras coisas que deve considerar é o objetivo que deseja atingir com ela. Você deve analisar se ela vai ser o seu principal meio de transporte ou somente será utilizada para passeios recreativos.

Também deve ser considerada a distância que será percorrida e com que frequência você irá utilizar a bicicleta. A grande maioria das bicicletas dobráveis possuem um design especialmente pensado para o uso urbano em caminhos pavimentados, embora existam algumas exceções.

Por isso, o uso ideal desse tipo de bicicleta é na cidade. Analisar como é o trajeto que você deseja fazer e qual é a superfície na qual deseja utilizar a bike é muito importante.

Imagem mostra um casal andando de bicicleta

Sair para dar um passeio de bicicleta é ideal para melhorar nosso bem estar.
(Fonte: Formaggio: 33400779/ 123rf.com)

Peso

Muitos buscam uma bicicleta dobrável para poder levá-la para todas as partes. É possível colocá-las  em um carro, subir escadas e transportá-las no metrô. Dependendo do modelo, o peso pode oscilar entre 9 e 18 kq. Também deve-se levar em conta que uma bicicleta muito leve perde potência.

Facilidade de dobragem

Se você está buscando uma bicicleta urbana dobrável, é provável que tenha espaço limitado em casa e que queira aproveitar que ela é portátil. Por isso é muito importante que ela seja fácil de dobrar (que não leve mais de 2 minutos), e que não tenha mecanismos muito complicados.

Tamanho da bicicleta dobrada

Embora as dimensões variem de acordo com o modelo, algumas dessas bicicletas podem ter entre 70 a 80 cm de comprimento, largura de 20 a 40 cm e altura que oscila entre 60 e 70 cm. Então é importante que você verifique o tamanho dela dobrada para saber se é realmente o ideal para você.

Transmissão

Existem bicicletas dobráveis que não oferecem troca de marcha, enquanto outras oferecem inúmeras possibilidades para que você possa trocar de marcha e enfrentar os desníveis do terreno. Embora as marchas possam facilitar muito a sua vida, elas também podem agregar mais peso à sua bicicleta.

Elétrica ou tradicional

O aumento do número de bicicletas elétricas é notável nos últimos anos. É por isso que cada vez mais marcas oferecem bicicletas elétricas dobráveis. Você deve analisar se deseja realizar o seu trajeto com menos esforço, para chegar menos cansado ao seu destino final, ou se deseja ter uma tradicional e praticar mais exercícios.

Acessórios

Um exemplo de acessório muito útil da bicicleta dobrável são os porta objetos na parte traseira ou dianteira, que facilitam muito o dia a dia. Outras coisas interessantes são: campainha, cestinha e descanso lateral.  Tudo isso deve ser escolhido de acordo com o objetivo que você queira atingir com a bike.

Tamanho das rodas

Existem vários tamanhos expressos em polegadas como 26, 20 ou 16. As rodas de 20 polegadas são as mais comuns, já que são escolhidas por oferecerem maior estabilidade, o que faz com que sejam mais adequadas para trajetos mais longos.

foco

Lembre-se de escolher uma bicicleta dobrável com rodas que tenham mais de 16 polegadas.

Freios

Existem modelos com freios a disco mecânicos e hidráulicos. Esses modelos geralmente oferecem maior eficiência de frenagem, mas também são mais complexos e mais difíceis de reparar se forem danificados.

Atualmente, o melhor sistema continua sendo o que faz com que duas sapatas de freio tenham contato com o aro, pois assim a eficiência é maior.

Material dos quadros

Normalmente os materiais com os quais se fabricam os quadros das bicicletas dobráveis são o alumínio e o aço. Também podem ser de titânio ou de fibra de carbono. A principal vantagem deste último material é sua leveza, embora tenhamos que levar em conta que seu preço é mais elevado.

Resumo

Conforme você deve ter percebido ao ler este artigo, a indústria de bicicleta dobrável vive o seu melhor momento atualmente. Por isso é possível encontrar diversos modelos, mais leves e menores, tanto para a cidade, quando para o campo. Os preços também variam muito.

Escolher uma bicicleta dobrável é uma ótima ideia, já que elas oferecem muitos benefícios, sobretudo para quem mora em um local pequeno em uma grande cidade.

Esse é um meio de transporte muito prático para poder transportá-lo para onde você quiser, de maneira sustentável e saudável. Então, o que você está esperando para adquirir uma?

Se gostou do artigo, deixe um comentário ou compartilhe nas redes sociais com seus amigos.

(Fonte da imagem destacada: Lassedesignen: 36494537/ 123rf.com)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
45 Voto(s), Média: 4,69 de 5
Loading...