O futebol é o esporte mais popular do mundo. Milhões de pessoas o praticam nos cinco continentes, seja como profissionais, amadores ou apenas por brincadeira. Não importa a idade, status social ou gênero. Qualquer um pode jogar, seja rico ou pobre, homem ou mulher, criança ou adulto. Poucos recursos são necessários para a bola de futebol rolar e fazer a alegria da galera.

Além de competições oficiais, o futebol acontece em qualquer ambiente: praia, rua, campo. Não são necessárias roupas adequadas ou um número específico de jogadores. Nem mesmo as traves são obrigatórias para a brincadeira. O que realmente nunca pode faltar é a bola! Assim, antes de você comprar uma, talvez queira conhecer as melhores opções do mercado.

Os mais importante

  • A bola é o único item essencial para praticar futebol.
  • Dependendo da idade, cenário ou modalidade a praticar, é necessário usar um tamanho específico.
  • O material da bola de futebol deve ser compatível com a superfície onde será usada.

Ranking: Os melhores modelos de bola de futebol do mercado

A seguir, mostraremos algumas das melhores bolas de futebol que você pode encontrar no mercado. Tendo em conta as suas necessidades esportivas, ou as de alguém a quem deseja presentear, pode escolher o produto mais adequado. Observe o tamanho e se o material está de acordo com o tipo de superfície em que será usado.

1º – Bola de futebol Adidas Fifa World Cup Top Replique

A bola oficial da última Copa do Mundo, na Rússia, ainda é um dos modelos mais procurados pelos consumidores da Amazon. Com design em preto e branco, inspirado no clássico modelo de 1970, esta bola também tem toques de modernidade, com pintura pixelada em seus gomos.

A réplica do modelo oficial lançada pela Adidas permite um preço competitivo com outras bolas de futebol que não têm o mesmo glamour que a bola da Copa do Mundo. Ainda que seja uma réplica, a qualidade não deixa a desejar com seu sistema de menor absorção de água e melhor aderência nas chuteiras.

2º – Bola de futebol Nike Campeonato Brasileiro 2019 Oficial

Bola oficial do Campeonato Brasileiro 2019. A CBF e a Nike prometem nessa versão um melhor toque e controle em todas as condições climáticas e de campo, com pressão de ar mais consistente.

Para quem procura atuar com o mesmo modelo usado nos jogos e também quer investir em qualidade, a bola do Brasileirão traz o que há de melhor no mercado nacional. O visual conta com escudo da CBF, o selo de certificação FIFA Quality e detalhes nas cores azul, verde, amarelo e branco, além dos detalhes prateados.

3º – Bola de futebol S11 Pró – Penalty

Marca nacional, qualidade internacional. A bola de futebol de campo S11 Pró, da Penalty, conta com selo FIFA Quality. Seus 11 gomos fusionados com tecnologia Termotec, como promete a fabricante, garante 0% absorção de água, além de manter as propriedades e peso e velocidade.

Esta é a bola oficial de 13 campeonatos estaduais pelo Brasil. Seu peso fica entre 430 e 450 g e circunferência aproximada de 69 a 71 cm.

4º – Bola de futebol Copa America 2019 Nike – Sc3908

Você pode ter o mesmo modelo da bola de futebol chutada por craques como Messi, Suárez e Dani Alves nos gramados brasileiros este ano. A bola da Copa América 2019, fabricada da Nike, é um modelo que vem com selo da Conmebol, organizadora do torneio.

Entre suas principais características desta réplica estão os materiais de borracha, poliéster, polietileno e poliuretano em sua composição. Os dois gomos receberam cores em preto, verde, azul e branco com efeitos modernos

5º – Bola de futebol Illusive Wilson

Para quem procura uma marca fora da lista das mais tradicionais do futebol e preços menores, mas sem abrir mão da qualidade, pode apostar neste modelo da Wilson. A marca carrega bastante reputação em muitos esportes, como tênis, golfe e beisebol.

O preço baixo e design diferenciado da bola de futebol de campo Illusive Wilson estão na lista de atrativos que vão garantir a diversão nos gramados com seus amigos.

Guia de Compras: O que você deve saber sobre a bola de futebol

O mercado oferece um grande número de marcas e modelos de bola de futebol. Um vasto leque de escolha. Essa concorrência também ajuda a tornar os preços acessíveis, mesmo em bolas de alta qualidade. Responderemos às perguntas mais frequentes que um consumidor procurando por uma bola de futebol pode fazer.

Imagem de meninos jogando futebol.

As traves podem ser fixas, móveis ou improvisadas, mas a bola é essencial. (Fonte: Bowden: 33478588 / 123rf.com)

O que é uma bola de futebol?

A bola é usada para praticar vários esportes (basquete, vôlei, handebol, rugby, pólo aquático). No caso em questão, usada para jogar futebol. A bola é geralmente feita com um material flexível e é enchida com ar, o que a torna leve e permite que ela seja tocada e movida com facilidade.

Qual é a origem da bola de futebol?

A origem da bola está na China do quarto século antes de Cristo. Elas eram feitas de raízes duras esmagadas para formar uma espécie de esfera e depois cobertas com couro. As primeiras bolas que quicavam, feitas de borracha, foram elaboradas pelos astecas. Os primeiros relatos são do século XVI, pelos espanhóis que chegaram à América.

Quanto ao futebol em si, o esporte nasceu na Inglaterra no século XIX. Mas foi na Argentina, nos anos 1930, que foi inventada a bola sem o cordão de couro que amarrava a cobertura da bola e costumava causar ferimentos nos jogadores.

foco

Você sabia que em 1990 a primeira bola 100% impermeável foi criada e em 2010 uma circunferência de 99,9% foi alcançada?

Como é feita uma bola de futebol?

O couro foi o material utilizado nas últimas décadas para fabricar bolas profissionais, mas absorvia água e deixava a bola muito pesada. Agora as bolas são feitas com couro sintético de poliuretano ou outros materiais similares. A bola é composta de 20 hexágonos e 12 pentágonos costurados, colados ou vulcanizados.

As bolas de alta qualidade são costuradas à mão. A câmara de ar é feita de látex ou butil, os mesmos materiais com os quais a válvula de ar é feita. Entre a capa e a câmara existem camadas de poliéster ou forro de algodão. Bolas para usos não profissionais passam pelo mesmo processo, mas com materiais de menor qualidade.

Josep GuardiolaTécnico de futebol (Manchester City)

“Em nossa equipe não há um único exercício que não seja feito com a ferramenta mais importante: a bola. Você joga e vai como um louco, como cachorros atrás do osso.”

Como encher uma bola de futebol?

Uma bola enchida corretamente é essencial para uma partida ou treino. Se estiver com baixa pressão, o movimento dela não terá um caminho reto nem alcançará muita distância. Nem a pressão excessiva fará com que você se sinta confortável em chutá-la. Com três passos simples, você deixa a bola no seu peso ideal e prolonga a vida dela:

  • Compre ou pegue uma bomba de ar e uma agulha para encher a bola. Se possível, com um manômetro incorporado.
  • Use óleo de glicerina ou silicone para lubrificar a agulha e a válvula. Assim, você evita o risco de danificar uma parte vital da bola.
  • Encontre a pressão correta da sua bola de acordo com o fabricante. Insira a agulha na válvula e encha lentamente, verificando com o medidor até que a pressão ideal seja alcançada.

Como conservar uma bola de futebol?

Algumas ações simples fazem prolongar a vida da bola de futebol. O principal é não deixar ela passar por situações extremas. Sabemos que não se deve pisar carregando o corpo sobre a bola, nem sentar sobre ela, embora isso seja visto com alguma frequência. Essa pressão pode causar danos nas costuras e, eventualmente, estourar ou deformar a bola.

Você deve jogar em superfícies macias, evitando lugares com pedras, asfalto ou areia. Evite também fortes boladas contra as paredes. Cuidadosamente cuide da válvula, especialmente quando a agulha da bomba de ar estiver inserida. Os fabricantes recomendam baixar a pressão no final de cada uso, mas assim você teria que encher a bola de novo a cada uso.

Bola de futebol em campo ao entardecer.

Os tamanhos dos gols dependem do formato de jogo que querem seguir. (Fonte: Gelner: 44328457 / 123rf.com)

Como consertar uma bola de futebol?

O recomendável nesses casos é recorrer a um profissional. Hoje, a melhor opção é ir a uma loja de esportes, principalmente se o problema for em um lugar mais complexo, como a válvula. Você também vai evitar dores de cabeça confiando em especialistas para resolver furos ou rasgos.

Se você tem autoconfiança para fazer os reparos, é possível encontrar no mercado produtos líquidos ou que podem resolver o problema. No caso do líquido, é uma questão de introduzi-lo lentamente através da válvula, que deve então ser limpa de modo a não entupir, até que parem as bolhas de ar que saem do furo que precisa ser consertado.

Imagem de meninas sentadas em campo de futebol com bola a frente.

O futebol é um esporte praticado por homens e mulheres. (Fonte: Bowden: 33478648 / 123rf.com)

Quais as marcas mais famosas de bola de futebol?

Sem dúvida, as marcas mais reconhecidas de bolas de futebol correspondem às grandes empresas de roupas e equipamentos esportivos. A alemã Adidas certamente está entre as marcas de ponta, especialmente porque tem o privilégio de ser parceira das organizações que dirigem o futebol internacional, como a FIFA, que aposta em suas bolas na Copa do Mundo.

O outro grande concorrente é a Nike, empresa americana que fabrica, entre outros, a bola da Libertadores e do Brasileirão. Também famosas e de qualidade no mercado internacional são a Umbro, da Inglaterra, as alemãs Puma e Uhlsport (especialista em goleiros), a japonesa Mikasa e a espanhola Joma. Topper e Penalty são duas gigantes marcas brasileiras e que estão presentes também em outros países.

Critérios de Compra

Para que a compra seja um sucesso e preencha suas necessidades, você deve levar em conta determinados critérios. Eles são as chaves para encontrar o produto certo e com o melhor preço, dependendo da idade do atleta, do campo de jogo, da modalidade que você quer praticar ou se o uso é para competição profissional, amadora ou de lazer.

  • Numeração
  • Superfície
  • Selos de qualidade
  • Réplica
  • Uso

Numeração

A numeração oficial da bola, estabelecida por organizações internacionais, indica o tamanho e o peso da bola, bem como a idade do jogador para a qual é recomendada. Desta forma, é possível saber que tamanho escolher para atender às suas necessidades, como mostra a tabela. Essas são as características que devem ser cumpridas, caso o uso da bola seja para competição oficial.

Numeração Tamanho (centímetros) Peso (grama) Idade
Nº 5 68-70 cm 410-450 g A partir de 12 anos-Adultos
Nº 4 62-64 cm 368 g 9-11 anos
Nº 3 58-61 cm 311 g 6-8 anos

Superfície

O terreno onde vamos usar a bola nos obriga a procurar um modelo que responda às suas características particulares e peculiares. Por exemplo, grama natural e grama sintética nos permitem optar por bolas de maior alcance, suaves e leves. Com eles ganhamos em precisão e o jogo se torna mais fácil.

No entanto, superfícies duras ou corrosivas precisam de bolas muito mais pesadas, embora isso tenha um impacto negativo no desempenho técnico que se pode desenvolver em seu controle ou “chute”.

Selos de qualidade

A FIFA (Federação Internacional de Futebol) introduziu em 1996 um programa de qualidade para bolas de futebol. Os requisitos vão mudando de acordo com a idade dos jogadores. Somente as bolas que passam por testes rigorosos obtêm os selos de qualidade da entidade máxima do futebol.

Deve ficar muito claro que as regras do jogo exigem que, para qualquer competição oficial da FIFA ou suas confederações, as bolas devem incluir alguns dos selos reconhecidos pela instituição. Essas marcas são: FIFA Quality PRO, FIFA Quality, IMS Internacional Match Standard.

Réplica

Muitas vezes os consumidores preferem comprar réplicas das bolas originais, especialmente aquelas usadas em campeonatos internacionais ou nacionais de prestígio. O preço acessível é o principal motivo, além de não precisar de um super acabamento quando não é uma competição oficial ou profissional.

A diferença entre produtos oficiais e réplica pode chegar a R$ 300 – Avaliação realizada pela Proteste – Associação de Consumidores em parceria com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).

A pesquisa alerta para que o consumidor fique atento se a marca exibe informações no produto que o identifique como oficial ou réplica.

Uso

Se você quer uma bola exclusivamente para lazer ou para dar a uma criança que vai brincar com seus amigos na rua ou em um parque, não é necessário dar muita atenção ao assunto. Apenas compre uma bola dura e bem resistente, que não sofra em cimento ou asfalto.

Esteja consciente de que ela não terá a suavidade ou manterá a direção como uma bola de materiais mais leves, mas um jogo na rua também não exige toda essa precisão. Busque acima de tudo por algo que dure o maior tempo possível e que resista a ambientes adversos.

Resumo

A bola de futebol não sai de moda há várias décadas, praticamente desde que este esporte existe, devido à sua grande popularidade. Antigamente, crianças e adolescentes recorriam à criatividade para “fabricar” bolas com qualquer material (pano, papel, latinha, cabeça de boneca), enquanto nas competições elas evoluíram da bexiga de porco ou borracha para materiais sintéticos.

Todos esses avanços beneficiaram também jogadores amadores de fim de semana. Existem agora produtos de alta qualidade para uso também fora do campo profissional. Um legado que garante a compra de um bom produto, mas também te obriga a checar as características que melhor atendam às suas necessidades.

Se gostou do artigo, deixe um comentário e compartilhe com seus amigos!

(Fonte da imagem destacada: Blach: 71942922 / 123rf.com)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
25 Voto(s), Média: 5,00 de 5
Loading...