O futebol é um esporte de contato. Isso obriga aos jogadores contar com proteções na área mais exposta aos choques e onde mais lesões podem acontecer: a tíbia, osso da canela que une o tornozelo e o joelho. Prova da importância de proteger essa parte do corpo é que as regras exigem que os atletas usem um item essencial para a segurança: a caneleira de futebol.

Ao falar do esporte mais praticado do mundo e sendo necessário o uso de caneleiras por parte de todos os jogadores que competem em partidas, existe uma grande oferta desse tipo de produto à disposição. A concorrência entre os fabricantes favorece a qualidade e preço desses itens.

O mais importante

  • A regra do futebol obriga a todos os jogadores federados utilizarem caneleiras durante os jogos.
  • A caneleira de futebol protege a tíbia dos impactos que podem causar graves lesões.
  • A caneleira tem que ser resistente e, ao mesmo tempo, leves e confortáveis.

Ranking: Os melhores modelos de caneleira de futebol do mercado

Os produtos a seguir estão entre os mais procurados no mercado. Eles se destacam por sua qualidade, tanto no principal fator, que é a resistência dos impactos, como no conforto que oferece ao esportista.

Todos os detalhes são bem cuidados, com mangas que facilitam a transpiração e ajudam a segurar a área de proteção para que ela não se mova durante o jogo.

1º – Caneleira de futebol Spoart F11

Embora não seja de uma marca tão conhecida em outros itens esportivos, esta caneleira talvez seja perfeita para seu propósito. Você vai ver a partir dela como os preços podem variar muito de caneleira para caneleira. No caso, esta está entre as mais econômicas.

O modelo F11 da Sport é composto de 65% de polipropileno e 35% de EVA. O material da caneleira sport tem uma qualidade diferenciada, porque possui maior resistência e durabilidade além de proporcionar conforto e segurança ao usuário.

2º – Caneleira de futebol Umbro Attak

Marca de nome, preço baixo. Se é isso que você procura, então talvez possa encontrar na caneleira Umbro Attak o produto ideal. Esse modelo é feito em polipropileno para proteger os atletas dos impactos.

Possui enchimento interno em EVA e detalhes vazados para conforto. Acessório indispensável para os boleiros demonstrarem seu talento tanto no futebol de campo como nas quadras de futsal.

3º – Caneleira de futebol anatômica ajustável Western

Talvez você não esteja entre os maiores fãs de usar caneleira. No entanto, se você enfrenta alguma situação como o regulamento que obriga ou mesmo quer gastar pouco para evitar riscos de machucar sua canela, você pode optar por esse econômico modelo da Western.

Esta caneleira possui sistema para ventilação frontal e lateral além de alça elástica traseira que possibilita uma melhor fixação. É fabricada com 70% de poliéster e 30% elastodieno. O tamanho é único: adulto.

4º – Caneleira de futebol F55 Sport

A Spoart oferece essa simples, leve e confortável caneleira aos atletas que buscam uma opção mais em conta. O modelo F55 tem um peso de 86,2g e é feito de 65% de polipropileno e 35% de EVA.

É um produto bem resistente para garantir a segurança nas partidas de futebol e futsal. Ainda que não esteja entre as gigantes marcas de artigos esportivos do mundo, a brasileira Spoart vem se destacando na fabricação de itens de segurança para as práticas esportivas.

5º – Caneleira de futebol Nike Mercurial Lite CR7

Esta é basicamente uma edição de luxo entre as caneleiras. E isso acontece por uma série de fatores: a garantia de uma marca consolidada como a Nike, a assinatura do craque Cristiano Ronaldo, o seu design brilhante e sua qualidade que oferece uma grande segurança ao atleta.

A caneleira Nike Mercurial Lite CR7 é muito fácil de usar, bastando posicionar corretamente em sua perna e prendendo com os itens necessários que vai usar para jogar, como uma meia bem firme.

Guia de Compras: O que você deve saber sobre a caneleira de futebol

Uma vez que quem quer jogar como um atleta federado precisa adquirir uma caneleira de futebol, é interessante ter o maior número de informações possível sobre ela.

Esse é um produto que vai te proteger de lesões, cuidando de uma parte muito delicada do corpo e que mais está exposta a impactos em certos esportes.

Imagem de time de futebol infantil.

O futebol é um excelente esporte para seu bem-estar. (Fonte: Bowden: 41493571 / 123rf.com)

O que é uma caneleira de futebol?

A caneleira é um item do equipamento esportivo que te protege de possíveis lesões. A tíbia é o segundo osso mais largo do corpo humano e, em sua parte anterior, carece de músculos que a protejam.

Por isso é necessário o uso da caneleira em praticamente todos os esportes de contato, a ponto de ser até obrigatória por regra.

foco

Qualquer impacto causa fortes dores, pois, como comentado, a tíbia fica diretamente sob a pele.

Quais são materiais usados na fabricação de uma caneleira de futebol?

Desde que o inglês Sam Weller Widdowson surgiu com a ideia de adaptar as proteções de críquete em 1874, tem aparecido muitos e variados materiais usados para fazer uma caneleira de futebol.

Naturalmente, os avanços tecnológicos foram melhorando o produto, a tal ponto que, atualmente, sua qualidade é indiscutível.

No entanto, há diferentes níveis de proteção. O plástico ficou para trás. Ainda que seja usado por ser barato e nem todos os jogadores tenham os mesmos requisitos, mas o surgimento da fibra de carbono permitiu às caneleiras dar um salto de performance. Essas são de alta qualidade, usadas pelos grandes craques do futebol mundial.

Material Características
Fibra de carbono As mais leves e resistentes do mercado
Fibra de vidro Mais flexíveis e pesadas
Poliuretano Pesada e rígida
Espuma de borracha Leve, mas de menor proteção
PVC (plástico) Não resiste a fortes impactos

Como colocar e fixar uma caneleira de futebol?

Não é difícil colocar uma caneleira de futebol. O mais importante é garantir que fiquem bem encaixadas para que não existam áreas desprotegidas e você corra risco de lesão.

Você também deve verificar se não estão excessivamente apertadas para evitar problemas de circulação sanguínea. É preciso se sentir confortável.

  • 1º passo: Você deve colocar as caneleiras com proteção para o tornozelo e, em seguida, as meias. Naquelas em que não há tornozeleira, primeiro as meias são colocadas sem cobrir a canela, então as caneleiras são encaixadas e cobertas ao subir as meias.
  • 2º passo: Garanta que as caneleiras estejam colocadas sobre as canelas e as tornozeleiras, assim cobrem perfeitamente ambos os lados das canelas.
  • 3º passo: Use bem as tiras para fixar corretamente as caneleiras. Aquelas que contam com uma malha impedem os movimentos da parte de proteção e assim você só tem que se certificar de que elas não causem desconforto ou muita pressão. Dependendo do modelo, pode ser que as caneleiras se mexam, mas você pode resolver isso com uma fita isolante ou esparadrapo.
  • 4º passo: Calce as chuteiras e confira se não há contato com as proteções.

Quais são as vantagens da caneleira de futebol de fibra de carbono?

A melhor opção para aproveitar uma caneleira de futebol de alta qualidade é adquirir uma de fibra de carbono. Esse tipo é flexível, leve e muito resistente. Ele conta com o que há de mais moderno para esse produto, à frente da caneleira de fibra de vidro. Isso faz com que o preço seja mais alto, ainda que se possa encontrar modelos acessíveis para qualquer bolso.

A fabricação, em algumas ocasiões, é feita de forma artesanal e de modo personalizado, principalmente a pedido dos jogadores profissionais que competem nas melhores ligas do mundo. São as que usam Messi, Cristiano Ronaldo, Neymar e demais craques mundiais. A seguir veja algumas de suas características:

  • Flexíveis, leves e resistentes
  • Design assimétrico para encaixar na canela
  • Sua fabricação pode ser artesanal e personalizada
  • Interior de espuma (absorve impacto e suor)
  • Seu preço é alto, ainda que existam modelos baratos
  • Usada pelas grandes estrelas do futebol mundial
Imagem de jogadores de futebol.

A caneleira é necessária em qualquer partida de futebol profissional. (Fonte: Sportgraphic: 27721642 / 123rf.com)

Quais são os principais acessórios da caneleira de futebol?

Se quiser uma caneleira de futebol melhor, você não necessariamente precisa comprar uma nova. Existem acessórios que você pode implementar na caneleira para melhorar suas funcionalidades e qualidade.

Você ganhará mais conforto e proteção, diminuindo ainda mais o risco de lesões.

  • Protetor de tornozelo: Vendido separadamente, se sua caneleira não trouxer isso de fábrica.
  • Mangas: Ajudam a encaixar melhor a área de proteção, impedindo que se mova e possa causar alguma lesão.
  • Fita: Para passar ao redor da perna a fim de encaixar e imobilizar a proteção.
  • Faixa: Mais forte e larga que a fita. Serve para fixar a caneleira.

Como limpar a caneleira de futebol?

Como a caneleira fica em contato com a pele durante uma exigente atividade física, é normal que o suor fique impregnado no interior dela.

A longo prazo, isso produz um mau cheiro. Portanto, é necessário limpar nossas proteções após cada uso. Você pode fazer isso seguindo esses passos simples:

  • Umedeça a parte interior da caneleira que fica em contato com a pele.
  • Esfregue a área com uma escova com sabão, se possível, dermatológico (para peles sensíveis).
  • Enxágue a superfície até tirar todo o sabão.
  • Seque com um pano e deixe que se complete o processo colocando a caneleira em um local ventilado.
  • O limão ajuda a remover o mau cheiro, portanto, umas gotas sobre a superfície recém lavada completará com êxito sua limpeza.

Quais são as marcas de caneleira de futebol mais reconhecidas do mercado?

Como acontece em quase todos os produtos relacionais a futebol, as fabricantes de caneleira mais reconhecidas são Adidas e Nike, principalmente. As gigantes nas vendas de material esportivo oferecem uma ampla gama de modelos para qualquer jogador de futebol, independentemente de sua idade ou exigência competitiva.

Como não poderia ser de outra maneira, essas duas grandes empresas, junto à também popular Puma, se encarregam de fabricar as caneleiras das mais importantes estrelas do futebol, nesses casos, com produtos personalizados. Outras empresas de destaque são a inglesa Umbro e a brasileira Penalty. Essas marcas ainda possuem as caneleiras mais caras, existem outras opções que se destacam tanto no preço baixo como na qualidade.

Critérios de Compra

Antes de comprar a melhor caneleira de futebol do mercado que possa encontrar, você deve se concentrar nos critérios mais importantes, como o número, o tipo de encaixe mais confortável ou a posição que você ocupa no campo de jogo.

Analisados esses fatores, será garantido que você acertará na opção mais conveniente.

  • Número
  • Modo de prender
  • Posição
  • Idade
  • Design

Número

Você deve escolher bem o tamanho da caneleira. É importante acertar no número correto porque isso vai influenciar no seu rendimento nas partidas e treinamentos. A caneleira deve ser bem ajustada e não afetar os movimentos, nem criar incômodos. Muito menos podem impedir ou dificultar o chute na bola.

É fundamental garantir que não fiquem pequenas e deixem alguma área sem proteção, pois assim haveria o risco de causar alguma lesão, que pode ser de maior ou menor importância, mas, em qualquer caso, evitável se for escolhido o número exato. Também um número muito grande pode causar dores.

Crianças em jogo de futebol.

Existem caneleiras de futebol para todas as idades e tamanhos. (Fonte: Matimix: 94492193 / 123rf.com)

Modo de prender

Encaixar corretamente a caneleira, impedindo que se mexa ou deixe de cobrir alguma área da canela, é fundamental para evitar lesões.

Você deve se sentir confortável e com liberdade de movimentos para jogar seu futebol, mas também deve garantir que a proteção está adequada. A seguir, mostraremos vantagens e desvantagens dos tipos de encaixe.

Velcro Manga ou meia Manga reforçada ou com tornozeleira
Vantagem Simples e rápida de colocar Mangas de compressão que se colocam sobre a canela como uma meia Protetor que se fixa à caneleira
Desvantagem Podem causar desconforto e irritações Oferecem menos proteção, mas mais mobilidade O joelho fica protegido por uma almofada
Uso Podem desgastar em pouco tempo e prejudicar o encaixe Ideal para jogadores experientes Recomendada para atletas com pouca experiência

Posição de jogo

A posição que ocupa em campo também determina o tipo de caneleira que mais te convém. Há jogadores habilidosos e rápidos que precisam de leveza, mas também proteção extra ao ficar muito expostos aos impactos.

Outros protegem a bola em posições mais paradas e deixam seus tornozelos em maior perigo.

  • Goleiros: Não necessitam de tanta proteção e sua caneleira pode ser mais leve.
  • Zagueiros: Devem usar caneleiras muito resistentes e que, inclusive, tenham proteção no tornozelo.
  • Meio-campistas: Precisam de caneleiras menos rígidas. Aos volantes podem ser importantes as proteções no tornozelo.
  • Atacantes: São recomendadas caneleiras pequenas, mas resistentes e leves, que permitam a maior mobilidade possível.

Idade

Os fabricantes recomendam um número específico para cada faixa de idade, mas talvez saiba que nem sempre isso vai ser uma regra. No caso de não poder provar a caneleira antes de comprar, você pode se guiar por essa referência e também pela estatura, dados que podem aproximar mais da escolha correta.

PP P M
De 6 a 9 anos De 10 a 13 anos De 14 a 17 anos
Até 1,40m Entre 1,40 e 1,60m Entre 1,60m e 1,75m

Para jogadores mais altos existem tamanhos grandes e extra grandes.

Design

As caneleiras de futebol oferecem vários tipos de design. Por exemplo, a tradicional, com barras sólidas e ocas colocadas ao longo da canela no sentido do comprimento. Também a de tipo escudo, resistente e confortável, com uma camada externa dura e várias camadas internas que ficam entre a fonte do impacto e a canela.

Por último, destaca-se o design personalizado. Tratam-se de caneleiras de futebol de alta qualidade, fabricadas com fibra de carbono, à medida e gosto do jogador. Oferecem a maior proteção possível e um conforto que permite o atleta ficar tranquilo em relação à sua segurança e praticar o esporte sem incômodos.

Resumo

Comprar uma caneleira de futebol parece uma tarefa fácil. A verdade é que a oferta é grande. Porém, nada longe da realidade. Trata-se de um produto de grande importância para os praticantes deste esporte. Afinal, ela o protege de graves lesões e, no pior dos casos, também de impactos dolorosos.

Por isso é fundamental adquirir um modelo de qualidade, pelo menos proporcionalmente ao nível do futebol que você pretende praticar. Você conheceu neste artigo os melhores materiais, os designs mais interessantes, as características mais adequadas à sua posição em campo e tudo que é necessário para que acerte em sua decisão.

(Fonte da imagem destacada: Matixim: 55795718 / 123rf.com)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
22 Voto(s), Média: 4,00 de 5
Loading...