Correr e andar melhora o seu bem-estar físico e também limpa sua mente, além de inúmeras outras vantagens que provavelmente você ainda não sabe. O tempo lá fora não tem ajudado? Você está sentado o dia inteiro na frente do computador? Então você precisa de uma esteira.

Se você não quiser abandonar os seus treinos durante o inverno, não tenha dúvidas e continue conosco. Você não vai se arrepender. As esteiras vão lhe ajudar a manter a sua resistência física. E não só isso, elas também são um excelente incentivo para perder peso ou, simplesmente, para manter a forma.

Não há nada como correr ou caminhar ao ar livre, mas sabemos que às vezes isto é impossível. Nestes casos, uma esteira pode ser o complemento que você precisa.

O mais importante

  • As esteiras, também chamadas de esteiras ergométricas, são equipamentos para caminhar ou correr sem sair de casa.
  • Existem dois tipos, a esteira mecânica e a esteira elétrica, atualmente as mais procuradas.
  • Este tipo de equipamento é ideal, principalmente em regiões onde o clima costuma ter invernos rigorosos ou muitas épocas de chuva. Também é perfeito para pessoas com empregos sedentários ou agendas muito ocupadas.

Ranking: As melhores esteiras do mercado

Abaixo, mostramos as cinco melhores esteiras que você pode encontrar no mercado. Se você precisa de um incentivo para o seu treinamento, quer melhorar seu condicionamento e forma física ou apenas fugir do sedentarismo no inverno, está no lugar certo.

Analise bem as características de cada produto e pense nos seus objetivos antes de comprá-los.

1º – Esteira Ergométrica Elétrica Oneal BF760 

Esta esteira elétrica semi-profissional é bastante silenciosa e funcional. Ideal para quem está buscando manter a forma, emagrecer, mas também fortalecimento de ossos e músculos. A lona tem área ampla para caminhadas e corridas, com 130 cm de comprimento e 48 cm de largura.

A inclinação eletrônica (motorizada) que permite mais variações no treino e mais intensidade nos exercícios. Conta com sistema com 8 amortecedores. A conexão Bluetooth permite reproduzir as músicas do smartphone nos alto-falantes do painel da esteira.

A velocidade varia de 0,8 km/h até 16 km/h. Tem consumo baixo de energia e suporta até 140 kg. A estrutura é em aço carbono e pintura eletrostática.

2º – Esteira Elétrica Kikos E8

Com foco no desempenho e praticidade, esta esteira elétrica da Kikos é bastante silenciosa e tem atraído a atenção principalmente do público residencial, pois o design harmoniza muito com os ambientes. Prática e dobrável, conta com duas rodas para facilitar o transporte. A área da lona é de 120 cm de comprimento por 38 cm de largura.

O desempenho é para quem busca velocidade e possibilidades de exercícios. A esteira alcança até 12 Km/h e tem 5 programas de atividades e 3 inclinações com ajuste mecânico. Tem 6 pontos de amortecimento e trava de e trava de segurança com desligamento automático.

O painel mostra tempo, calorias, velocidade, passo e batimentos cardíacos. Vem com dois porta-objetos para chaves, carteira, celular, garrafinha de água, etc.

3º – Esteira Ergométrica Ergofit Plus 

Fabricada pela Ergolife, esta esteira ergométrica semi-profissional é feita em aço carbono com pintura eletrostática. Tem motor bivolt com 2.1HP e 4HP, chegando a uma velocidade máxima de 13 km/h.

O monitor possui 06 funções: tempo, velocidade, distância, calorias, batimento cardíaco (com hand grip) e programa com 9 treinos pré-definidos de velocidade. A esteira conta com regulagem de inclinação no pé traseiro em 3 níveis e possui uma superfície de caminhada de 109 cm de comprimento por 40 cm, além de capacidade para até 120 kg.

Como brinde, acompanha uma bike ergométrica residencial computadorizada.

4º – Esteira Elétrica dobrável Polimet EP16K

Uma interessante relação custo x benefício, esta esteira é indicada para os iniciantes. O funcionamento é mais simples, mas nem por isto deixa de ter funções importantes e eficientes. Com motor de 1.6 HP, atinge a velocidade máxima de 9 km/h.

Por ser dobrável, ganha pontos no quesito praticidade e facilita tando o transporte e manuseio quanto economiza o espaço na hora de guardar. A lona de corrida e caminhada tem 95 cm de comprimento e 33 cm de largura, e a esteira tem capacidade para até 110 kg.

O painel, apesar de simples, oferece informações sobre calorias perdidas, distância percorrida, tempo e velocidade.

Guia de Compras: O que você deve saber sobre a esteira

Existem muitos tipos de esteira no mercado. Afinal, é um dos equipamentos de exercícios cardiovasculares mais vendidos do mundo. Certamente não é a mesma coisa fazer exercícios por vontade própria ou por recomendação médica. Portanto, respondemos às perguntas mais frequentes dos usuários.

Mulher sorri enquanto se exercita na esteira

As esteiras estão sempre relacionadas com o bem-estar físico e emocional.
(Fonte: Bizón: 53101243 / 123rf.com)

O que é uma esteira?

É um equipamento de caminhadas ou corridas que visa a prática de exercícios cardiovasculares dentro de uma sala. Elas podem funcionar por propulsão manual (mecânica) ou elétrica e geralmente incorporam vários programas de treinamento.

Às vezes, é especificamente recomendado pelos médicos para realizar exercícios de reabilitação.

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Você sabia que a esteira foi originalmente usada como um instrumento de castigo ou punição? Aconteceu no século 19, quando um engenheiro britânico projetou a “máquina ambulante” para punir os prisioneiros. A intenção, além de punitiva, era que os prisioneiros fossem produtivos.

Que tipos de esteira existem?

Basicamente, existem dois tipos: as esteiras elétricas ou motorizadas e as esteiras mecânicas. A esteira sem motor funciona impulsionada pelo movimento da passada do usuário.

Esteiras elétricas possuem um motor e são usadas tanto em academias, ginásios esportivos, como no ambiente doméstico. Vamos ver as diferenças entre as duas:

Mecânicas Elétricas
Movimento Funcionam com o movimento do usuário Precisam de um motor para funcionar
Ritmo Depende do seu movimento Depende do programa de treinamento que você escolher
Preço São bem mais econômicas Existe uma grande variação de preços
Inclinação Você tem que orientar manualmente ou fazer a operação quando o equipamento não estiver em movimento Vários ângulos de inclinação que o usuário pode selecionar durante o treinamento
Função Projetadas para caminhar ou correr de forma descontraída As funções variam bastante de acordo com cada modelo

Quais são as vantagens e desvantagens de usar uma esteira?

Fazer exercícios é sempre positivo, tanto para o bem-estar físico quanto emocional. Caminhar ou correr ao ar livre sempre exige mais esforço do que fazer estas atividades em uma academia ou em casa. Uma esteira tem muitos benefícios, mas também alguns inconvenientes. Na tabela a seguir, mostramos suas vantagens e desvantagens:

Vantagens
  • Versáteis
  • Você não está exposto a fatores climáticos
  • Dados constantes sobre a intensidade do exercício
  • A inclinação permite treinamento constante “morro acima”
Desvantagens
  • Preço elevado
  • A superfície de corrida pode limitar os passos
  • Podem ser uma atividade monótona
  • Podem impor um ritmo rigoroso

Quando a esteira  passou a ser usada pela medicina?

A primeira esteira médica moderna foi usada em 1952 pelo Dr. Robert Bruce. Conhecido por muitos como “o pai da cardiologia do exercício”, ele era um cardiologista que fez pesquisas para diagnosticar doenças cardíacas. Ele desenvolveu o Protocolo de Bruce, um teste para avaliar a função cardíaca que é usado até hoje.

Quais são os benefícios da esteira para a sua saúde?

Permanecer ativo é essencial por muitas razões diferentes e não apenas para se manter em forma. Além disso, uma esteira traz inúmeros benefícios para a saúde. Na lista a seguir, mostramos porque ela é essencial em sua vida, principalmente se você é uma pessoa que trabalha muitas horas na frente de um computador, por exemplo:

  • Diminuição do impacto e articulações mais flexíveis. A esteira amortece as passadas. Desta forma, você evita problemas nos tornozelos, joelhos e costas.
  • Você está no controle. Quando você se exercita em uma esteira, você é quem controla a velocidade e a inclinação. Você pode até mesmo controlar o aquecimento e o resfriamento, além da quantidade de calorias que você gasta.
  • Melhora a saúde cardiovascular. Ajuda a aumentar a força do seu coração e a circulação do sangue no seu corpo. Um coração mais forte também significa diminuição da sua pressão arterial. Além disso, ajuda a diminuir o colesterol ruim e aumenta o chamado colesterol bom. Hoje em dia, a maioria das esteiras inclui um monitor de frequência cardíaca.
  • Tônus muscular. A esteira contribui para fortalecer o sistema muscular. Além disso, quanto mais você correr, mais fortes serão os músculos das pernas. E, claro, você sempre tonificará os músculos das extremidades inferiores.
  • Fácil de usar. Uma coisa que amamos nas esteiras é que eles são extremamente fáceis de usar. Elas não exigem praticamente nenhum esforço para configurá-las ou seguir em frente. Basta pressionar alguns botões no painel de controle.
  • Diminui o risco de algumas doenças. Entre elas, diabetes, depressão, artrite ou insônia.
  • Saúde mental e motivação. Ao fazer exercícios aeróbicos, seu cérebro libera endorfinas, compostos químicos que o deixam mais feliz. Portanto, usar uma esteira pode contribuir diretamente para o alívio da depressão e da ansiedade.

Que tipo de exercício é praticado com a esteira: aeróbico ou anaeróbico?

Geralmente, a esteira é utilizada para a prática de exercícios aeróbicos. Esse tipo de treinamento se resume em exercícios de baixa ou média intensidade, mas duradouros. Seu corpo precisa de oxigênio para queimar gordura e carboidratos. Correr, caminhar ou nadar são exemplos desse tipo de exercício, ideal para o sistema cardiovascular.

As esteiras também nos oferecem a possibilidade de realizar exercícios anaeróbicos ao realizar “sprints” ou circuitos. Este tipo de exercício é de alta intensidade e ideal para queima de gordura. A modalidade, que ganhou muita popularidade recentemente, é altamente eficaz e permite economizar tempo.

Imagem destaca as pernas e pés de alguém caminhando na esteira com efeito visual mostrando os ossos

Existem esteiras especialmente recomendadas para exercícios de reabilitação física.
(Fonte: MediaLtd: 42558416 / 123rf.com)

Qual é a diferença entre exercícios aeróbicos e anaeróbicos?

No exercício anaeróbico você não precisa de oxigênio porque a energia vem do músculo, ou da glicose, entre outros. O exercício anaeróbico é de curta duração e de alta intensidade. Alguns exemplos são levantar pesos ou fazer um sprint. Em geral, com esse tipo de exercício, você trabalha o sistema muscular esquelético.

Qual é o objetivo do exercício aeróbico?

Fundamentalmente, conseguir mais resistência. Para andar, correr, nadar ou andar de bicicleta, você precisa de energia. Isso acontece quando você queima gordura e carboidratos e para isso é necessário oxigênio.

O exercício aeróbico não aumenta a massa muscular – que é a função do exercício anaeróbico – mas aumenta a capacidade muscular.

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Crianças e pessoas com mais de 65 anos devem realizar exercícios aeróbicos acompanhados por um profissional de educação física.

Como o exercício aeróbico é classificado?

Normalmente, é classificado como alto e baixo impacto. O exercício aeróbico também nos ajuda a desviar a atenção dos problemas cotidianos. Além disso, melhora o condicionamento cardiovascular e mantém nosso corpo saudável. Na tabela a seguir, podemos observar as diferenças entre os exercícios aeróbicos de alto e baixo impacto:

Exercícios aeróbicos de baixo impacto Exercícios aeróbicos de alto impacto
Exemplos Caminhar, nadar, subir escadas, remar, escalar, esquiar Correr, danças, jogar tênis, squash ou paddle
Recomendado para Praticamente qualquer pessoas com boas condições de saúde Apenas atletas e pessoas em boas condições físicas
Frequência Segundo algumas pesquisas, três horas ou mais por semana reduzem o risco de doença cardiovascular em 65% As sessões devem durar pelo menos 20 minutos. Três sessões semanais são mais que suficientes para um iniciante

Quais são os benefícios do exercício aeróbico?

Pessoas sedentárias devem começar a realizar exercícios aeróbicos gradualmente. Primeiro, de cinco a dez minutos e todos os dias. Depois, de três a sete vezes por semana e pelo menos 30 minutos por dia. Os benefícios são sempre positivos para uma boa saúde do organismo. Na lista a seguir você pode ver suas vantagens:

  • Reduz a gordura, localizada subcutaneamente e entre os músculos;
  • Emagrecimento, pois reduz a gordura corporal;
  • Diminui a pressão arterial a médio prazo;
  • Melhora a capacidade pulmonar oxigenando o corpo;
  • Reduz o colesterol ruim (LDL) e aumenta o nível de colesterol bom (HDL);
  • Melhora a autoestima, liberando endorfinas;
  • Aumenta o nível de absorção de cálcio;
  • Aumenta a resistência;
  • Reduz o risco coronário e previne doenças;
  • Previne a osteoporose;
  • Diminui o estresse.

Critérios de compra

Existe uma vasta gama de modelos de esteiras no mercado. Portanto, é necessário comparar os diferentes equipamentos antes de decidir qual comprar.

Nesta seção, vamos mostrar critérios importantes que podem lhe ajudar na hora da escolha por um determinado produto. Assim, você pode selecionar a melhor esteira de acordo com suas necessidades.

  • Dimensões da esteira
  • Velocidade máxima
  • Potência
  • Grau de inclinação
  • Sistema de amortecimento
  • Segurança
  • Funções

Dimensões da esteira

Se você é uma pessoa com mais de 1,80 de altura, deve observar bem esse recurso. É importante que a superfície da corrida ocupe pelo menos 46 x 130 cm. Se você for mais baixo, esse aspecto tem menos importância. Por outro lado, se você é um pouco “forte”, olhe quanto peso a máquina suporta para não forçar sua estrutura.

Velocidade máxima

Para os caminhantes, iniciantes e pessoas que querem perder peso, esteiras com 10 km/h geralmente são suficientes. Corredores com mais aspirações profissionais encontrarão dispositivos com velocidades mais altas. Preste atenção na velocidade inicial. A velocidade de partida deve ser de 1 km/h.

Potência

A potência pode ser medida em CV (cavalos de potência) ou em watts (W). Um CV é igual a 735 W. Uma pessoa com mais de 80 kg deve escolher uma esteira de pelo menos 1200 W. Lembre-se também que quanto maior a inclinação, menor a potência exigida pela esteira. Também é importante que a esteira suporte seu peso.

Imagem destaca pés correndo sobre a esteira

Com os monitores eletrônicos das esteiras, podemos saber o tempo ou a distância percorrida.
(Fonte: Jackson: 41803572 / 123rf.com)

Grau de inclinação

A inclinação é importante, seja você um iniciante ou um corredor profissional. O objetivo desta inclinação é que você possa intensificar o esforço progressivamente. Um aspecto fundamental é o seu estado de saúde. Se você tiver problemas nos joelhos ou tornozelos, é melhor evitar a inclinação. Nestes casos, além disso, você deve consultar seu médico.

Sistema de amortecimento

Quando andamos ou corremos, nossos pés recebem todo o impacto. Portanto, é importante que a esteira tenha um sistema de amortecimento específico. Desta forma, você protege suas articulações.

Lembre-se sempre de usar bons calçados, de preferência com amortecedores que protegem estas articulações. Também é importante que haja um tapete no chão, sob a esteira, para maior proteção.

Segurança

Mecanismos de segurança são cruciais em uma esteira. Como você pode perceber, a maioria dos produtos inclui um sistema para evitar acidentes. Certifique-se, além disso, que a esteira não pare de forma abrupta. Outro aspecto importante para você é que o equipamento comece a se movimentar devagar.

Funções

As esteiras atuais integram várias funções bastante úteis. Geralmente, os iniciantes não costumam dar tanta importância para isto, mas um corredor amador ou profissional leva muito a sério. Vamos ver abaixo quais são essas funcionalidades e quais são seus objetivos. Você pode rever sua importância através da seguinte lista:

  • Monitor de frequência cardíaca ou pulsômetro: É um aspecto importante para evitar lesões. Existem esteiras que controlam o pulso e regulam automaticamente a velocidade ou inclinação para variar a intensidade do exercício.
  • Monitor de vídeo: É como o “cérebro” da esteira. A tela exibirá dados como calorias consumidas, tempo ou velocidade. Não deve ser muito pequeno para que você não perca o seu treinamento de vista.
  • Praticidade: Observe atentamente se a esteira é dobrável ou não, antes de comprar a sua. Optar por um equipamento com esta funcionalidade vai lhe poupar um espaço considerável.
  • Programas: Observe se esteira vem vários programas de treinamento. Desta forma, você pode visualizar seu progresso e permanecer motivado.

Resumo

A saúde é um tema que se torna mais importante a cada dia. O ritmo das cidades e os empregos sedentários roubam o tempo que teríamos para as atividades físicas. No entanto, o bem-estar físico e emocional é uma prioridade para muitas pessoas. Seja na academia ou em casa, o esporte é sempre saudável, daí a importância de uma esteira.

Como você pode ter visto no artigo, uma esteira é um produto que pode se tornar vital. Especialmente se você não costuma sair muito de casa no inverno. Um equipamento interessante por seus muitos recursos, você deve escolher a esteira que melhor se adapte aos seus objetivos. E lembre-se sempre: passo a passo você alcança o topo.

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(Fonte da imagem destacada: Dotschok: 37459682/ 123rf.com)

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