Fazer exercícios de maneira regular é importante para manter um estilo de vida saudável. A música se transformou, já faz um tempo, em uma companheira indispensável na hora de se exercitar. Há também quem escute seus podcasts favoritos enquanto corre. De todo modo, contar com um bom fone de ouvido esportivo é algo essencial.

A oferta de fones de ouvido esportivos para praticar esportes é imensa, com muitos e variados modelos. Há alguns com cabo e outros com tecnologia bluetooth. Supra ou intra-auriculares. Não importa qual é o seu esporte, você vai ver aqui uma seleção com os melhores fones de ouvido esportivos de 2019.

O mais importante

  • A decisão mais importante que deve tomar antes de comprar fones de ouvido esportivos é sua conectividade. De um lado estão os fones que se conectam por um cabo ao aparelho que vai reproduzir a música. De outro, estão os fones bluetooth, que evitam que fios se embaracem e irritem muita gente.
  • A comodidade é essencial na hora de praticar esporte. Tanto na roupa, como no calçado. Portanto, seu fone com certeza também deve ser cômodo para sua atividade física. É importante que não caia de sua orelha enquanto se movimenta ou que não te incomode durante o exercício. Entre a grande variedade de modelos que existem, há os mais adequados para você.
  • A autonomia do fone que escolher também é algo a se checar com muito critério. É importante que a bateria dure o máximo possível para não ficar sem música na metade do seu exercício. Deste modo, você também vai evitar de carregá-los ele constantemente. Uma boa autonomia vai te solucionar esses problemas.

Ranking: Os melhores modelos de fone de ouvido esportivo do mercado

Seja para evitar ruídos externos ou para se entreter enquanto se exercita, bons fones de ouvido são essenciais. É importante, porém, que o fone de ouvido que escolher seja específico para praticar esportes.

Para te ajudar a encontrar o mais adequado para você, confira a seguir uma seleção com os melhores fones de ouvido esportivos de 2019.

1º – Fone de ouvido esportivo Philips SHQ1300CL

O fone de ouvido esportivo Actionfit RunWild Philips é leve e à prova d’água com encaixe personalizado. O modelo permite que você personalize o ajuste com os estilos: gancho para orelha, estabilizador ou intra-auricular earbud. A acústica aberta permite a entrada de som para manter a segurança: você pode curtir um som de qualidade que não bloqueia o mundo em sua volta.

Os drivers de 13,6mm aprimoram o som de alta qualidade, levando você a atingir também um alto desempenho. Ideal para treinos intensos com resistência à água. Com uma classificação IPX4, você pode se exercitar sob chuva, pois não há risco de entrar água no fone de ouvido. Os fones têm apenas 4,69g.

2º – Fone de ouvido esportivo CIC sem fio magnético

O fone de ouvido esportivo CIC sem fio magnético tem como objetivo dar ao atleta um uso mais estável e confortável. A função de cancelamento de ruído mantém o ruído do lado de fora e filtra outros ruídos de diferentes frequências para proporcionar um som nítido ao ouvir música ou fazer chamadas telefônicas.

A bateria de grande capacidade permite um longo tempo de reprodução. Você não precisa se preocupar se o dispositivo vai desligar durante o treino. Os earbuds intra-auriculares flexíveis são ergonomicamente projetados.

3º – Fone de ouvido esportivo CIC sem fio suspenso no pescoço

Esse é um fone de ouvido esportivo pronto para a ação. Sua resistência à água com certificação IPX5 garante que o suor e a chuva não atrapalhem a sua música. É perfeito para correr, para academia e qualquer exercício e esporte.

Sua conexão tem excelente estabilidade, baixa latência e menor consumo de energia com o Bluetooth 4.1. O fone suporta todos os dispositivos habilitados para bluetooth. Você pode curtir de 6 a 8 horas de música sem parar.

4º – Fone de ouvido esportivo Vivitar V12586

Para quem procura um fone de ouvido esportivo, mas não pode desembolsar muito dinheiro, há opções mais econômicas, como esse modelo da Vivitar. A fabricante promete alta qualidade em som estéreo.

O modelo V12586 tem microfone embutido no cabo para conversação ao celular. Suas hastes flexíveis se prendem no contorno da orelha do atleta. Os encaixes de ouvido possuem isolador de ruído externo, permitindo que você ouça somente sua música.

5º – Fone de ouvido esportivo Sony MDR-AS210

Uma marca de confiança e de qualidade. A Sony também apresenta sua opções no mercado de fone de ouvido esportivo. O MDR-AS210 conta com hastes arredondadas ajustáveis para proporcionar um ajuste seguro durante as atividades esportivas, e um cabo de 1,2m que acompanha seus movimentos.

As músicas ficam mais nítidas e detalhadas graças aos drivers de 13,5mm com intervalo de frequência otimizado.

Guia de Compras: O que você deve saber sobre o fone de ouvido esportivo

A música se transformou em um complemento essencial na hora de praticar exercício. Seja seu esporte correr ou levantar peso, suas músicas favoritas te ajudam na concentração. Vamos tirar aqui suas dúvidas mais frequentes que podem surgir no momento de comprar o melhor fone de ouvido esportivo de 2019.

Imagem de mulher fazendo exercício com fone de ouvido.

Escolha o fone que melhor se adapte à sua necessidade. (Fonte: Dolgachov: 32337262 / 123rf.com)

O que é um fone de ouvido esportivo?

Hoje em dia todo mundo sabe o que é um fone de ouvido. É um dispositivo que, colocado dentro ou por cima do ouvido, permite escutar o áudio reproduzido a partir de outro aparelho. No entanto, nem todos são adequados para atividades físicas. Por este motivo, quando falamos de fone de ouvido esportivo, nos referimos aos projetados especialmente para práticas esportivas.

Diferentemente dos fones de ouvido tradicionais, os esportivos são mais resistentes. O material com os quais são feitos suportam mais os respingos de água e suor sem sofrer estragos. Também, em geral, são mais resistentes à poeira. Além disso, eles permitem uma maior mobilidade que os fones que não são projetados para exercícios.

Mulher fazendo prancha com fone de ouvido.

Há dois tipos de fone de ouvido: com bluetooth e com cabo. (Fonte: Dean Drobot: 117379314 / 123rf.com)

Os fones de ouvido esportivos, em geral, contam com um design voltado a um melhor encaixe na orelha. Isso é fundamento para evitar desprendimentos enquanto faz seus exercícios. Também, proporcionam maior comodidade. Assim como você precisa de uma roupa especial para se exercitar, é importante ter também um fone de ouvido específico para praticar esporte.

Que tipos de fone de ouvido esportivo existem?

O leque de opções de fone de ouvido esportivo é muito variado. Cada esportista tem seu próprio modelo. Por um lado, dependendo de onde eles estão localizados, existem diferentes tipos de fones de ouvido. Existem os intra-auriculares, que são os que situam dentro da orelha, e também os supra-auriculares, que se colocam na parte externa da orelha, por exemplo, sobre ela.

Existe um outro tipo de fone que cobre mais a orelha. Esse são mais incômodos e, consequentemente, menos práticos para esportes. No entanto, existem os fones de ouvido sem fio, que funcionam com tecnologia bluetooth. Modelos que mantêm o cabo e se conectam através dele ao aparelho que vai reproduzir o áudio também são vendidos.

Quanto a se encaixar bem à orelha, existem fones de ouvido que possuem peças voltadas para maior aderência. Uns usam uma espécie de arco, outros, intra-auriculares, não possuem nenhum tipo de suporte. Neste último caso, você deve se certificar de que eles se ajustem bem ao ouvido. Por fim, há fones de ouvido esportivos para mergulho, projetados para esportes como natação.

Se quero… Devo comprar…
Maior liberdade de movimentos Um fone de ouvido esportivo bluetooth
Não me preocupar com bateria Um fone de ouvido esportivo com cabo
Nadar com eles Um fone de ouvido esportivo para mergulho
Não me preocupar em levar outros aparelhos Um fone de ouvido esportivo que inclua um reprodutor MP3

O que é o cancelamento de ruído de um fone de ouvido esportivo?

O cancelamento de ruído do fone de ouvido, como seu próprio nome indica, é um sistema para reduzir os sons externos. Em algumas ocasiões, o ambiente onde nos exercitamos é tão barulhento que precisamos eliminar de alguma maneira esses sons incômodos. Existem dois sistemas de cancelamento de ruído: o ativo e o passivo.

O sistema de cancelamento de ruído passivo acontece mediante o próprio design do fone de ouvido. Graças ao uso de materiais isolantes em sua composição, os sons externos são evitados. É um sistema muito simples e, às vezes, não cumpre completamente o prometido. Pode-se dizer que o que ele consegue é atenuar o ruído, mas não cancelá-lo.

O sistema ativo consiste em um microfone na parte exterior do fone que capta o som externo e o bloqueia através de um sinal de onda oposta. É ideal para se exercitar na academia quando não quer escutar a música do lugar ou conversas paralelas. Entretanto, pode ser perigoso para correr na rua, já que impede de ouvir os carros.

Bob MarleyMaior nome da história do reggae

“Uma coisa boa sobre a música é que quando ela bate você não sente dor.”

O fone de ouvido esportivo é compatível com que aparelho?

A compatibilidade entre um fone de ouvido esportivo e os diferentes aparelhos dependerá do modo como eles são conectados. Pode acontecer, principalmente, de duas maneiras: através de um cabo ou mediante bluetooth. Os fones de ouvido bluetooth são compatíveis com aqueles aparelhos que contam com essa tecnologia. Bastará vincular o fone ao reprodutor que queira usar.

Quanto aos fones de ouvido com cabo, geralmente são compatíveis com todos os dispositivos. No entanto, isso é só teoricamente. O sistema mais usado pelos fones de ouvido com cabo é um conector minijack de 3,5 milímetros. É a conexão mais popular entre celulares e outros reprodutores de áudio.

Imagem de pessoas fazendo elíptico em academia.

É recomendável que os fones de ouvido sejam cômodos para seus ouvidos. (Fonte: Soler: 11982212 / 123rf.com)

Apesar disso, os últimos modelos de iPhone lançados no mercado já não contam com esse tipo de conexão. Portanto, se você é usuário Apple, deverá conferir se o fone de ouvido que comprar é compatível com seu celular. Caso contrário, terá que adquirir separadamente um adaptador para poder conectar seu fone de ouvido esportivo.

O fone de ouvido esportivo é resistente à água?

Os designs dos fones de ouvido esportivos mais modernos fazem com que praticamente todos os modelos sejam resistentes à água. Porém, tenha cuidado com essa característica. O fato de serem resistentes à água não quer dizer que você pode mergulhar com eles.

Normalmente, essa marcação no fone de ouvido faz referência à sua resistência a respingos, sejam de água ou de suor.

Se você busca curtir sua música debaixo d’água, deverá buscar um modelo específico para isso. Há fones de ouvido esportivos desenhados justamente para a prática de natação ou para serem usados debaixo do chuveiro.

Michael JordanMaior jogador de basquete da história

“Eu posso aceitar a falha, mas não posso aceitar não tentar.”

Como carregar um fone de ouvido esportivo?

O sistema mais comum para recarregar a bateria de um fone de ouvido esportivo é através de um cabo USB. Assim, o fone de ouvido é conectado a um computador ou à eletricidade. A maioria dos modelos inclui o cabo, ainda que seja mais raro que inclua também o adaptador de tomada. Contudo, com certeza você já tem um em sua casa, por exemplo, o mesmo que usa para carregar seu celular.

Para conectá-lo à eletricidade com o adaptador de tomada terá que conferir qual é a voltagem, se é a mesma. Você pode consultar isso nas especificações do fabricante. Alguns modelos de fone de ouvido incluem uma base para carregar, podendo carregá-los apenas por colocá-los em cima dela. Por fim, os fones de ouvido com cabo não precisam ser carregados.

Critérios de Compra

Praticar exercício e escutar música são duas atividades que estão muito ligadas. Da mesma maneira que é importante contar com o calçado adequado, é fundamental escolher um bom fone de ouvido. Antes de comprar um, terá que ter em mente alguns fatores.

A seguir explicamos os mais importantes para comprar o melhor fone de ouvido de 2019.

  • Uso
  • Bateria
  • Design
  • Conectividade
  • Microfone

Uso

Saber o modo como vai usar seu fone de ouvido esportivo é muito importante na hora de escolher um. Isso dependerá, com certeza, do tipo de exercício que praticar. Se o tipo de atividade que o seu esporte requer é mais intensa, provavelmente precisará de um bom acessório para segurar o fone. Por exemplo, se quiser correr pelas ruas, um bom suporte evitará que o fone caia.

Se você praticar um exercício em que não se move tanto ou em ambiente fechado, um fone de ouvido intra-auricular pode ser o que busca. Um modelo sem suporte nem arco te dará uma comodidade extra. Se precisa de uma grande mobilidade, provavelmente você queria se livrar dos cabos. Neste caso, o mais adequado é ter um fone de ouvido bluetooth.

Mulher ao vento com fone de ouvido.

Há alguns fones de ouvido que são à prova d’água. (Fonte: Maridav: 53759189 / 123rf.com)

Bateria

A autonomia é um fator importante na hora de escolher o melhor fone de ouvido esportivo de 2019. É muito chato quando acaba a bateria bem no meio do treino. Tão pouco é legal ter que ficar carregando eles toda hora. Por isso, encontrar um com bateria que aguente o suficiente é essencial

Design

Muito além de cores ou formas, é importante que o design do seu fone de ouvido esportivo se ajuste à sua necessidade. É fundamental saber a hora de escolher o melhor fone de ouvido em relação ao custo-benefício. É essencial que o fone seja confortável. Caso contrário, colocará dificuldade no seu treino.

Você deve escolher um que se prenda à parte externa, isto é, com suporte que garante maior segurança, ainda que algumas pessoas o ache incômodo. O mesmo ocorre com a fita que une os dois fones. Precisará decidir se quer que seus fones sejam ligados ou não. Por fim, escolher entre o bluetooth ou sem fio será um fator decisivo.

Conectividade

Como já mencionado, existem dois tipos de fone de ouvido esportivo: os que se conectam com cabo e os sem fio. Os primeiros, normalmente, usam um conector minijack. A maior dos celulares e reprodutores de música contam com essa conexão. Porém, alguns smartphones, como o iPhone, já não utilizam mais essa entrada. Nesse caso, você terá que comprar um adaptador.

Quanto aos fones de ouvido sem fio, esses funcionam através de conexão bluetooth. Teoricamente, qualquer aparelho que tenha essa tecnologia será compatível com esse tipo de fone. Apenas será necessário vincular o fone de ouvido ao aparelho e, pronto, só começar a ouvir sua música preferida. Você pode consultar a compatibilidade nas especificações do fabricante.

Microfone

Quanto ao microfone, isso se trata de uma decisão muito pessoal. Muitos fones de ouvido esportivos já o incorporam em seu design para que possa falar com as mãos livres. Algumas pessoas não querem abrir mão de falar ao telefone enquanto treina. Outras, inclusive, escolhem esse momento do dia para fazer as ligações pendentes.

Um bom fone de ouvido esportivo que inclua microfone evitará que a ligação mais inesperada interrompa seus exercícios. Por outro lado, se quando você está praticando alguma atividade física, prefere ter concentração total, então não será necessário que seu fone de ouvido tenha esse recurso. Como pode ver, há opções e modelos para todos os gostos e necessidades.

Resumo

O fone de ouvido esportivo é um complemento essencial para todo atleta. Não importa qual seja seu esporte, graças a ele pode levar sempre com você sua música preferida. No entanto, é preciso tomar as decisões corretas na hora de escolher o que mais se adapta à sua necessidade. A primeira e mais importante é se o fone terá ou não fio.

Um fone de ouvido bluetooth te dará uma maior liberdade de movimentação. Um fone com fio, por sua vez, garante que você nunca fique sem bateria. A bateria, aliás, é outro fator importante. Um fone com boa autonomia evitará que não fique sem sua playlist na metade de uma corrida.

Agora que já sabe qual é o fone de ouvido esportivo perfeito para você, já pode se preparar para seus treinos. Se gostou deste Guia, compartilhe nas suas redes sociais e ajude seus amigos a encontrar o melhor fone!

(Fonte da imagem destacada: Maksym Chornii: 41263832 / 123rf.com)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
45 Voto(s), Média: 4,00 de 5
Loading...