A luva de goleiro é um item exclusivo de apenas um entre os 11 atletas de um time de futebol. Em um esporte que a principal característica é sua prática com os pés, os goleiros usam as mãos dentro dos limites da grande área ou de pênalti, justamente a única parte do corpo proibida para o resto dos seus companheiros.

Portanto, além de analisar que chuteiras são as melhores, como faz qualquer futebolista, os goleiros têm como responsabilidade principal acertar na escolha das luvas, ferramenta essencial para o desempenho de suas funções.

O mais importante

  • A luva é um item fundamental para o goleiro jogar futebol.
  • Acertar na escolha da luva é crucial para para o rendimento do goleiro no futebol.
  • O tipo de material é a chave para conhecer que luva de goleiro se adapta melhor à sua necessidade.

Ranking: Os melhores modelos de luva de goleiro do mercado

A seguir, você verá vários produtos que podem suprir sua demanda. Talvez busque luvas para competir, treinar ou para presentear seu filho. Os produtos listados contam com boas referências dos usuários e são de marcas de grande prestígio em design e fabricação de materiais esportivos.

1º – Luva de goleiro profissional Poker Champion 5

É a luva mais usada pelos goleiros dos times do Campeonato Brasileiro das Séries A e B. Tem um encaixe justo e muita aderência com a bola. Muito recomendada para quem disputa competições de alto nível.

A Champion 5 chega com palma SSG, látex alemão 100% natural de 3mm, que oferece amortecimento aos impactos e firmeza no contato com a bola. O corte curvo garra System Ultra faz com que a mão fique no formato de agarre.

A tecnologia Flex prioriza a mobilidade das mãos. Através do sistema Hug Finger, o látex “abraça” os dedos para que não fiquem soltos dentro da luva. Já a tecnologia Power Finger proporciona maior agarre a bolas de diversos tamanhos.

2º – Luva de goleiro Nike GK Match

A Nike é uma garantia quando se fala de equipamentos esportivos de qualquer tipo. E essas luvas confirmam isso. Elas oferecem ótimo desempenho a um preço comum. Ela tem sido muito bem avaliada por seus usuários e lidera as listas de vendas em praticamente qualquer categoria, seja para crianças ou adultos.

Elas são feitas de material sintético. Entre as desvantagens que os compradores destacam, quase exclusivamente, está a visibilidade das manchas devido à sujeira, já que nessas luvas predomina a cor branca.

3º – Luva de goleiro Uhlsport Next Level Soft Pro

A luva Uhlsport Soft Pro possui espuma soft em látex alemão, proporcionando equilíbrio ideal entre grip e resistência a seu desgaste. É uma marca que tem sido muito escolhida também tanto por goleiro profissionais quanto amadores.

O dorso da luva tem Shockzone em alto relevo 3D para potencializar o soco na bola. Seu corte é clássico/flat e conta com fecho com cinta em EVA e bandagem elástica média para boa fixação no punho.

4º – Luva de goleiro Adidas Predator Training CW5601

Falou de futebol, falou de Adidas. Líder em diversos segmentos do esporte mais popular do mundo, a marca alemã carimba sua presença em mais um Ranking, desta vez com a luva de goleiro Adidas Predator Training.

Este modelo é voltado para adultos e tem tamanho 9. O que mais chama atenção é seu preço, que é mais barato do que modelos de outras marcas inclusive menos conhecidas pelos consumidores comuns.

5º – Luva de goleiro Future Grip Puma

Atendendo goleiros de todas as idades, a luva de goleiro Puma Future Grip é altamente durável e possui fechamento ajustável para maior firmeza e confiança ao agarrar a bola.

Ela possui um tipo de corte flat, costura tradicional e é composta por 62% de látex, 4% de poliéster e 34% de poliuretano. A Puma ainda oferece garantia contra possíveis defeitos de fabricação.

Guia de Compras: O que você deve saber sobre a luva de goleiro

Antes de comprar uma luva de goleiro, você deve se fazer uma série de perguntas que vão te ajudar a encontrar o melhor produto que necessita. Especialmente, você deve descobrir o tipo de grip (agarre) e corte mais convenientes ao uso que pretende dar à sua luva. Também precisa conhecer os cuidados que farão aumentar a vida útil dela.

Goleiro parado em frente ao gol.

O uso da luva de goleiro com talas de reforço no dorso dos dedos provoca certos debates. (Fonte: Richard Thomas: 11211834 / 123rf.com)

O que é uma luva de goleiro?

É um tipo de luva que os goleiros usam, projetadas para proporcionar uma melhor aderência à bola. Ela também protege contra a fortes chutes dos adversários e baixas temperaturas. As palmas são as partes mais importantes porque entram em contato com a bola. São feitas de látex natural, látex sintético ou uma combinação de ambos.

Atualmente, encontramos uma grande variedade de luvas, mas nem sempre foi esse o caso. Até meados do século 20, elas mal eram usadas. Foi a partir dos anos 1970 que os fabricantes de artigos esportivos decidiram fazer os primeiros designs dela. Hoje não entenderíamos se um goleiro defendesse as bolas com as mãos descobertas.

Como escolher uma luva de goleiro?

Sem dúvida, a escolha do tipo de palma é a mais importante de todas na hora de comprar uma luva de goleiro de futebol, já que ela depende de algo tão fundamental como a aderência da bola à luva. Esse quesito vai definir o melhor ou pior rendimento do produto e, portanto, do desempenho do goleiro.

Vamos te mostrar na tabela a seguir os três tipos de luva de goleiro de futebol de acordo com a palma. É importante lembrar que existe um tipo especial para a água, que é um é feito com um látex mais poroso que absorve melhor o líquido. Porém é um modelo muito delicado e qualquer atrito pode danificá-lo. Sua maior espessura aumenta o amortecimento.

Tipo de palma Material Vantagens Desvantagens
Alta qualidade 80-90% de látex natural Agarre máximo Se desgastam com facilidade
Qualidade média 50% látex e 50% sintético Bom grip (agarre) quando seco Resistência média
Qualidade baixa 100% sintético Grande resistência ao desgaste Difícil agarrar a bola quando molhada

Qual o melhor tipo de corte em uma luva de goleiro?

O tipo de corte não faz com que uma luva de goleiro seja melhor que a outra. Tudo depende das características que melhor se adaptam às qualidades de cada goleiro. Há três tipos de corte principais que falaremos a seguir, porém eles ainda podem ser híbridos para refinar ainda mais sua escolha de acordo com sua necessidade.

Por exemplo, pode ser um híbrido roll/flat, com caraterísticas de rollfinger nos dedos e de flat no resto da luva. Assim, podemos conseguir outras combinações que cobrem suas exigências, caso você busque um melhor grip (agarre), sensibilidade ou a combinação de ambas na medida necessária.

  • Flat: A palma é cortada e costurada sobre o dorso. Esse é o corte que sempre foi mais usado.
  • Rollfinger: Envolve o dedo por dentro e por fora. Tem uma superfície com mais látex.
  • Negativo: O acabamento é como o da flat, mas com costuras para dentro, aumentando a superfície de látex.
  • Híbrido: Como apontamos, trata-se de combinações diferentes dos cortes principais.

Qual a importância do dorso na luva de goleiro?

O dorso na luva de goleiro tem mais importância que pode-se imaginar. Entre outras coisas, é com essa área que o goleiro vai dar socos na bola para afastar o perigo de sua área. Em sua confecção, são utilizados materiais como silicone, borracha ou neoprene. A segurança e proteção são fundamentais para evitar lesões.

Também talas de proteção podem ser colocadas no dorso dos dedos, das quais falaremos no próximo ponto. Por fim, o fechamento é fundamental para proteger os pulsos, uma das zonas mais frágeis da mão e propensas a lesões. Geralmente é uma atadura elástica que envolve o pulso para um ajuste firme e confortável.

Imagem de goleiro pegando bolo em frente ao gol.

Entre as melhores marcas que encontramos no mercado de luva de goleiro de futebol está a gaúcha Poker. (Fonte: Krissada Chuanyen: 21170234 / 123rf.com)

É recomendável usar proteções internas no dorso da luva de goleiro?

O uso de luva de goleiro com talas de reforço no dorso dos dedos provoca certos debates. Salvo em caso de lesão eventual ou crônica, não parece que essa opção conte com muitos adeptos. Essas proteções são flexíveis na parte da frente, mas impedem que os dedos se dobrem para trás, protegendo o goleiro de possíveis contusões.

No entanto, a maioria dos especialistas recomenda que elas não sejam usadas, especialmente em crianças, pois elas devem fortalecer suas articulações e tendões para que, no futuro, seus dedos fiquem mais resistentes a lesões. Precisamente, seu uso na infância e juventude pode causar uma falta de endurecimento e deixar os atletas mais predisposto a sofrer lesões no futuro.

Como cuidar da luva de goleiro para prolongar sua vida útil?

A luva de goleiro é um item muito delicado. Se desgasta com muita facilidade. Por isso, você pode tomar uma série de medidas de fácil execução se quiser que dure mais tempo. Assim, evitará preocupações ao ter o acessório em condições e ainda economizará dinheiro. Siga esses conselhos:

  1. Tenha pelo menos dois pares. Use luvas de qualidade inferior para treinar e reserve o melhor para competições. Lembre-se que as de alta qualidade se desgastam mais rapidamente.
  2. Não se esqueça de tirar suas luvas da bolsa quando voltar do treino ou jogo. Especialmente se estiverem molhadas. Deixe-as em um lugar seco.
  3. Lave as luvas após cada uso, caso contrário, elas se desgastarão e durarão menos. Lave-a manualmente, com água morna e esfregando suavemente para evitar que estraguem.
  4. Não use a máquina de lavar. O atrito do tambor causa danos irreversíveis. Da mesma forma, elas não devem ser colocadas em secadoras.
  5. Seque as luvas em local ventilado, nunca muito expostas ao sol ou perto de radiadores ou fontes de calor.
  6. Guarde as luvas em local seco e fresco. Devemos evitar que as palmas toquem em qualquer elemento corrosivo ou que possam danificar o látex.

Quais são as melhores marcas de luva de goleiro no mercado?

Entre as melhores marcas de luva de goleiro que encontramos no mercado brasileiro está a gaúcha Poker. Ela tem conseguido destaque ao usada por grandes camisas 1 no futebol nacional, mesmo competindo com gigantes na fabricação de artigos esportivos como Adidas (Alemanha) ou Nike (EUA), ainda que os americanos tenham ficado um pouco para trás na evolução das luvas nos últimos anos.

Uma outra grande marca do mercado e que tem opções para as mãos dos goleiros é a Puma, também da Alemanha. Também se destacam aqui no Brasil a Penalty, Topper e Uhlsport.

Critérios de Compra

Atualmente o mercado oferece uma grande variedade de marcas e tipos de luva de goleiro. Isso facilitada a possibilidade de encontrar o produto que mais te agrade, que cumpra os requisitos que você procura.

No entanto, isso também obriga os consumidores a dedicar um tempo maior para analisar minuciosamente cada detalhe. Essas são as características que devem ter uma bola luva de goleiro:

  • Grip (agarre)
  • Corte
  • Tamanho
  • Número
  • Especiais para água
  • Goleiros de elite

Grip (agarre)

É a principal característica que você deve procurar em uma luva de goleiro. É essencial para agarrar a bola. Lembre-se que quanto maior o percentual de látex natural, melhor será o desempenho que será obtido a esse respeito. Este tipo de alta qualidade tem uma aderência “brutal” em qualquer condição, por isso é recomendado para uso em competições.

Tenha em mente que essas luvas, contudo, se desgastam com muita facilidade. Portanto, é comum o uso de um modelo mais resistente para treinamento, de material combinado ou totalmente sintético, mesmo que se perca um pouco do grip, principalmente em condições de chuva ou gramado molhado.

Corte

A superfície de látex pode variar de acordo com o tipo de corte, ainda que em pequena medida. O mais importante nesse caso é comprar o que for mais confortável e atenda suas demandas. Você pode buscar maior sensibilidade e escolher o tipo negativo ou preferir mais proteção e optar pelo rollfinger. Se não tem certeza sobre isso, leve uma luva no clássico modelo flat.

Nos últimos anos, os fabricantes estão oferecendo modelos híbridos para combinar as vantagens dos dois tipos de corte principais. No entanto, o normal é que alguma das três opções citadas já seja suficiente para você. O tato com as costuras interiores, a maior sensibilidade ou um corte mais apertado à mão são sensações que devem ser medida cada uma a seu gosto.

View this post on Instagram

Voa @mterstegen1 🚫⚽️🥅 . . #voagoleiro

A post shared by VOA GOLEIRO® (@voagoleirooficial) on

Tamanho

Para saber o tamanho da sua luva, abra a palma da sua mão. Usando uma fita métrica de costura meça a circunferência da mão logo abaixo das juntas, deixando o polegar para fora. Repita isso com a outra mão e tome a maior como referência. Então, siga a seguinte tabela (dados aproximados):

Número Centímetros
4 15 cm
5 16 cm
6 17,5 cm
7 19 cm
8 22 cm
9 24 cm
10 27 cm
11 28,5 cm

Especiais para água

Os jogadores profissionais podem contar com vários pares de luva para usar de acordo com a necessidade que eles têm no momento. Não é tão comum entre o resto dos goleiros, porém as opções estão aí para todos. Desta forma, situações desfavoráveis durante o jogo podem ser enfrentadas de um modo melhor. Por exemplo, com luva especial para água.

Esse produto é como os de alta qualidade, porém um látex natural é mais poroso para absorver a água mais rapidamente que uma luva normal. Ela mantém uma grande eficiência quando o ambiente está seco, ainda que tenha um fator negativo, assim como as luvas de alta qualidade, de ser mais delicada e destinada a durar menos, o que reflete no bolso do comprador.

Goleiros de elite

Os goleiros mais importantes do futebol europeu teoricamente devem ter luvas da mais alta qualidade, embora alguns casos pareçam não estar totalmente em conformidade com a realidade.

O poder econômico das grandes fabricantes acaba convencendo os goleiros de elite a usar suas marcas. Estes são os goleiros que usam grandes marcas:

Marca Goleiro
Adidas Iker Casillas, Keylor Navas, David De Gea, Ter Stegen e Manuel Neuer
Nike Thibaut Courtois, Jan Oblak, Román Bürki e Ederson
Puma Gianluigi Buffon, Bruno Varela e David Soria
Uhlsport Andriy Pyatov, Danijel Subasic e Sergei Pesyakov

Resumo

A luva de goleiro tem uma história muito recente se comparada com o tempo que seu esporte já é praticado. No entanto, esse aparecimento tardio no futebol, de apenas quatro décadas atrás, não impediu que sua evolução tenha sido enorme, assim como outros elementos fundamentais do futebol, como a bola e as chuteiras.

Por ser fabricada com materiais frágeis, a luva de goleiro é um produto muito delicado, sobretudo as de alta qualidade. Por esse motivo, sua durabilidade é curta e é importante executar uma série de ações simples a fim de aumentar sua vida útil. Caso você não jogue em alto nível, o recomendável é que compre um produto mais resistente.

Se gostou desse artigo, deixe seu comentário e compartilhe com seus amigos!

(Fonte da imagem destacada: Charnsit Ramyarupa: 89825319 / 123rf.com)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
22 Voto(s), Média: 5,00 de 5
Loading...