A natação é considerada um dos esportes mais completos por permitir exercitar todos os músculos do corpo, em busca da forma física ideal, buscada por todos. Além disso, não é necessário gastar muito dinheiro para possuir um bom equipamento de natação. Basta um maiô ou uma sunga, uma touca de e um bom par de óculos de natação para proteger os olhos.

A proteção visual é essencial quando na prática da natação, seja em uma piscina ou em mar aberto, locais em que o cloro ou a água salgada podem limitar nossa visibilidade ao entrar em contato com os olhos. Seja no mar ou na piscina, você vai precisar de óculos adequados às suas necessidades. Neste guia, vamos lhe ajudar a escolhê-los. Preste bastante atenção!

O mais importante

  • Existem muitos tipos de óculos de natação no mercado. Existem óculos diferentes para nadar ao ar livre e para nadar em piscinas.
  • É muito importante prestar atenção ao tipo de lente e aos materiais com que os óculos de natação são produzidos. Dentre os aspectos importantes em seu uso, podemos citar a resistência ou a comodidade.
  • Fazer com que os óculos de natação durem mais tempo também depende de você. É necessário seguir uma rotina de limpeza periódica para evitar arranhões nas lentes ou o alargamento do elástico.
  • Se quiser alternar a natação ao ar livre com natação indoor ou em piscina, opte pelas lentes fotométricas, ou seja, cuja sombra varia conforme a luz externa.

Ranking: Os melhores óculos de natação do mercado

Os óculos de natação que conhecemos hoje em dia surgiram dos famosos óculos de proteção, utilizados pela primeira vez por Thomas Burgess para cruzar o Canal da Mancha no já distante século XX. Este acessório de esporte aquático passou por surpreendentes inovações desde então, como você vai poder comprovar neste nosso Ranking. Vamos começar!

1º – Arena Cobra Tri Mirror

A Arena projetou esses óculos de alto nível para uso em águas abertas e competições de triatlo. Sua adequação para atletas de nível profissional vem com a junta 3D para melhor fixação e conforto, além da vedação por meio de silicone com a tecnologia chamada Silicone Split.

A ponte de nariz é intercambiável e todo o óculos possui adequação para maior hidrodinâmica. Estes óculos contam ainda com proteção UV e revestimento anti-embaçamento. A composição do produto é de 70% policarbonato, 20% de silicone e 10% de elastômero termoplástico. Outro destaque no produto é a lente Gold Mirrored, que foca na redução do brilho em ambientes abertos.

2º – Arena Viper Azul

Os óculos de natação Viper da Arena vêm na cor azul e prometem maior visibilidade para treinos e competições em águas abertas. Trata-se de um produto de maior valor agregado por ser de nível profissional, embora atenda às necessidades de iniciantes que querem um produto leve e flexível.

Ideal para exposição ao clima, possui proteção UV para os olhos e lentes anti-embaçantes para que a condensação da água não afete sua maior visibilidade. Além disso, as tiras são feitas de silicone, assim como as ventosas, fabricadas com silicone líquido para maior conforto e aderência.

3º – Poker Best Ultra

Não se assuste pelo nome composto. Trata-se de um modelo de óculos adequados para treinos de nível profissional com lentes multicoloridas para combater o brilho que pode ofuscar a visão durante os treinamentos. Sendo um produto unissex com várias opções de cores, pode agradar a muitos gostos.

O corpo é feito em silicone, auxiliando na vedação dos óculos ao rosto. Já as tiras são duplas, com maior fixação e segurança durante os treinos. A armação e as lentes são curvas, o que promete maior hidrodinâmica e também visibilidade, com visão periférica de até 180 graus.

4º – Hammerhead Offshore Polarized Mirror

A Hammerhead produziu a linha Offshore para atletas de triatlo, natação em águas abertas e qualquer nado ao ar livre. Sua adequação para estas modalidades se dá pelas lentes polarizadas que prometem melhor visão independente da luminosidade lá fora.

Além disso, as lentes possuem tecnologia anti-embaçante e garantia de proteção contra raios UV. Quanto à adequação ao rosto, a marca apostou em uma narigueira autoajustável para poupar trabalho ao nadador. Além disso, a vedação é feita em silicone para maior conforto ao atleta ou principiante.

5º – Speedo Legend Rosa

Óculos de coloração rosa e branco com tira de silicone repartida para uma fixação mais segura. É ideal para uso em treinos e suas lentes prometem adequação aos mais diversos ambientes, sendo feitas de policarbonato. Já as ventosas que promovem aderência são feitas de policloreto de vinila.

Seu tamanho único torna o produto bastante versátil, devendo ser utilizado para os treinos e práticas diárias fora de competição. O preço está em valor adequado para o tipo de uso prometido e as avaliações dão conta de que o produto cumpre sua função.

Guia de Compras: Tudo que você deve saber sobre os óculos de natação

Existem acessórios que são indispensáveis quando queremos praticar um esporte aquático e, dentre eles, estão os óculos de natação. Existe uma ampla gama de modelos no mercado, motivo pelo qual é melhor que você saiba o máximo possível sobre o artigo antes de comprá-lo. A seguir, vamos responder as perguntas mais frequentes entre os usuários.

Imagem de homem nadando em piscina e usando óculos de natação.

Os óculos de proteção são uma proteção indispensável para seu rosto. (Fonte: Lightpoet 14197099 / 123rf.com)

O que são exatamente os óculos de natação?

Trata-se de óculos especialmente projetados para que o nadador possa ver debaixo d’água ao mesmo tempo em que protegem os olhos, seja do cloro ou da água salgada. Os óculos de natação são um artigo imprescindível nas competições e são indicados também para os nadadores inexperientes ou principiantes.

Tenho que usar os óculos de natação se tenho problemas de vista?

Sim, e eles são ainda mais importantes. O objetivo dos óculos de natação é proteger a mucosa dos olhos de agentes irritantes como o sal ou o cloro. Se você possui miopia ou outros problemas de visão, deve utilizar óculos de natação com lentes corretivas. São itens mais caros, porém é um investimento necessário se você quiser levar a prática de natação a sério.

Imagem de pessoa nadando de frente em piscina e usando óculos de natação.

Óculos de natação são indispensáveis para as pessoas que possuem problemas de vista. (Fonte: Aleksandr Markin : 31323733 / 123rf.com)

Quais os tipos de óculos de natação disponíveis no mercado?

Não é a mesma coisa nadar em águas abertas com a natação em piscinas. Também não é igual ser um principiante ou um nadador com ampla experiência no esporte. Os óculos aquáticos ou de natação podem ser muito diferentes, começando por sua forma. Na tabela a seguir, detalharemos melhor esta questão:

Modelos de óculos de natação Como é sua forma ou design?
Monobloco ou de narigueira fixa A narigueira não é ajustável, por isto chama-se “narigueira fixa” e somente as correias são ajustáveis. Permitem uma ampla visibilidade. Caso não você tenha um nariz muito acentuado, serão ideais uma vez que se ajustam bem ao seu rosto. São muito confortáveis porque costumam ter uma narigueira de silicone, porém devem se ajustar ao seu rosto e, caso tenha traços muito acentuados, isto não será fácil.
Com narigueira ajustável Possui várias abas na altura da narigueira do nariz e se adaptam ao formato do seu rosto. Uma vez que estejam adaptadas ao seu rosto, não é recomendado ajustar as abas com frequência. Assim, não ocorre desgaste nem se desajustam.
Com narigueira trocável Incluem diversos tipos de narigueiras trocáveis, daí vem o nome. As lentes são independentes uma da outra, embora se enquadrem em uma estrutura fixa de plástico. São comuns em competição e indicados para pessoas com um nariz mais acentuado. Com esse modelo, você pode trocar de narigueira até encontrar aquela que seja mais adequada para seu rosto. A visão periférica é menor porque costumam ser menores, mas em troca você ganhará em dinâmica dentro da água.
Tipo sueco Oferecem visão periférica melhor porque não possuem contornos ou armações. São bem pequenos e simples. A narigueira do nariz deve ser adaptada por você por meio de um fio ajustável. São muito utilizados em competição por sua alta hidrodinâmica.
Tipo máscara ou sem narigueira São parecidos com óculos de mergulho e possuem lentes grandes e com armação grande. São adequados para iniciantes e para águas abertas por protegerem melhor contra qualquer tipo de golpe ou colisão. Contam com silicone nas bordas e na zona ajustável do rosto. Proporcionam uma maior comodidade e ampla visibilidade.

Qual lente é mais adequados para mim em um óculos de natação?

As lentes dos óculos de natação são um elemento essencial na hora de escolher o modelo mais adequado às suas necessidades. De acordo com o tipo de natação a ser praticado, você precisará de um tipo ou de outro, já que não é a mesma coisa nadar na superfície ou mergulhar. Na tabela a seguir, vamos resumir quais são as lentes utilizadas e para que uso estão indicadas:

Tipos de lentes Quando utilizá-las?
Espelhadas e polarizadas Para dias muito claros. Indicadas para águas abertas. Comuns em provas como o triatlo.
Transparentes Indicadas tanto para águas abertas como para indoor. Especialmente aconselhadas para nado à noite ou em dias muito nublados.
Coloridas Normalmente utilizadas na piscina e costumam ser amarelas ou azuis. As azuis permitem maior visibilidade na água, enquanto as amarelas absorvem a cor azul e melhoram a percepção de profundidade.

Como devo limpar meus óculos de natação?

Se você quer conservar seus óculos de natação em bom estado, siga nossas indicações. Em primeiro lugar, nunca toque a lente com os dedos, pois eles podem deixar marcas de gordura difíceis de eliminar.

Além disso, para manter seus óculos de natação nas melhores condições, preste atenção nas seguintes questões:

  • Deixe-os secar ao ar livre. Não utilize toalhas nem panos, pois isso pode eliminar a proteção anti-embaçante.
  • Guarde-os em um estojo. Assim, você vai evitar arranhões na lente.
  • Retire as correias. Se não for possível, misture água com detergente e limpe as correias suavemente. Se puder retirá-las, realize a manutenção sem fricção nas lentes. Depois, deixe-as secar ao ar.
  • Água fria. Uma vez terminado o treino, enxague os óculos com água fria da torneira para eliminar os restos de cloro ou de sal.
Imagem de criança em piscina usando óculos de natação.

Busque os óculos de natação adequados para seu rosto, atividade e idade. (Fonte: Maria Dryfhout : 31003579 / 123rf.com)

Qual o tipo de material mais adequado para a vedação dos óculos de natação?

A impermeabilização é a propriedade que evita haja entrada de água em seus óculos de natação, motivo pelo qual esse é um aspecto essencial a ser considerado. Durante os anos 70 do século passado, os óculos aquáticos com vedação de espuma ficaram famosos, mas bolores eram comuns e não havia garantia de impermeabilização. Vejamos os diferentes tipos:

  • Ventosas de espuma. São as mais confortáveis e não marcam o rosto, mas tendem a perder impermeabilização com o tempo.
  • Ventosas de silicone. Possui um cheiro que desaparece com o tempo. O silicone é resistente e flexível, e além disso os óculos se ajustam à forma do seu rosto de maneira impermeável. Algumas vezes, deixa marcas no rosto após o uso prolongado.
  • Sem ventosas. A ausência de ventosas de silicone é comum nos óculos suecos. São muito utilizados por nadadores de alto nível competitivo. São mais caros e não são recomendados para águas abertas.

Quais as diferenças entre óculos de natação para piscinas e águas abertas?

Não é a mesma coisa nadar ao ar livre ou em águas abertas e nadar em uma piscina. Para cada uma destas atividades esportivas, é preciso contar com óculos aquáticos adequados às suas necessidades.

Na tabela a seguir resumimos as características mais importantes destes dois tipos de óculos, para que você saiba quais são as diferenças sem sair de casa:

Águas abertas ou ar livre Indoor ou piscina
Óculos monobloco espelhado para evitar reflexos ou fumê para proteger seus olhos Para piscinas climatizadas, melhor utilizar lentes transparentes e óculos de narigueira fixa ou monobloco
A proteção contra radiação UV-A e UV-B também é importante Para piscinas não climatizadas, você pode escolher os óculos de natação conforme seus gostos, embora deva ter em mente outros aspectos que veremos nos critérios de compra, como proteção anti-embaçante, entre outras possibilidades

Critérios de compra

Como você já pode perceber ao longo deste artigo, é importante considerar alguns critérios antes de tomar a decisão sobre os óculos de natação. Você deve ter claro o tipo de natação que deseja praticar e a partir daí buscar os óculos aquáticos ideais. Entre os aspectos a serem analisados, estão os seguintes:

  • Tipo de óculos
  • Frequência de uso
  • Tamanho
  • Cor das lentes
  • Materiais
  • Proteção anti-embaçante

Tipo de óculos

Se você vai praticar mergulho, é uma boa ideia optar pelos óculos de natação tipo máscara. Porém, se o que lhe atrai é a competição, você deve optar pelos óculos aquáticos do tipo sueco, ainda que sejam menores. Leve este “detalhe” em conta antes de comprar seus óculos de natação, para escolher um modelo adequado às suas necessidades.

Frequência de uso

Você tem que escolher os óculos de natação de acordo com seu nível e a frequência em que pratica o esporte. É diferente ser um principiante ou um nadador profissional com muitas horas de natação no currículo. Na tabela a seguir, vamos mostrar os óculos ideais conforme o seu nível e frequência de uso na prática de natação:

Nível de prática esportiva De quais óculos de natação preciso?
Nadador casual Opte por óculos de fácil ajuste, que possuam ventosas de silicone bastante grossas ao redor dos olhos. Você também pode optar por óculos de natação do tipo máscara que ofereçam uma visão ampla.
Nadador regular Procure óculos confortáveis e com bom suporte. Se for nadar ao ar livre, não esqueça de escolher óculos aquáticos com proteção UV.
Nadador intensivo ou de competição Escolha lentes de policarbonato por possuírem maior vida útil e oferecerem maior resistência aos impactos. Ao optar por uma correia dobrada, você terá maior estabilidade em grandes velocidades. Além disso, se busca rendimento e comodidade, opte por óculos suecos personalizáveis e com narigueira removível.

Tamanho

Caso não tenha tempo de ir a uma loja para escolher os óculos de natação, opte por óculos de tamanho único. Assim, você vai poder ajustar as correias e a narigueira. Caso você tenha um rosto pequeno ou os óculos sejam para uma criança, será sempre uma boa escolher o tamanho “P”. Quase sempre, os fabricantes costumam fornecer instruções a respeito do tamanho do produto.

Cor das lentes

Como já foi comentado anteriormente, se você nadar ao ar livre é importante escolher lentes polarizadas ou escuras, evitando reflexos e protegendo os óculos do sol. Se nadar em piscina, escolha lentes transparentes e, se alternar entre natação indoor e outdoor, opte por lentes fotométricas, que escurecem conforme a luminosidade exterior.

Materiais

Atualmente, o mercado oferece além de tudo lentes de policarbonato por sua maior resistência e durabilidade. Também são comuns as vedações de silicone pelo mesmo motivo. Os óculos com estes materiais são uma boa escolha, mas aconselhamos que você compre um estojo para guardá-lo bem e evitar arranhões na lente.

Proteção anti-embaçante

Uma das reclamações mais comuns dos nadadores é o embaçamento de seus óculos de natação. Por este motivo, é importante escolher um produto com proteção anti-embaçante. Às vezes esta propriedade só dura alguns meses e você precisará de um líquido para evitar o embaçamento. Preste atenção aos comentários dos usuários para efetuar a melhor compra.

Resumo

Às vezes não prestamos atenção aos pequenos detalhes, mas nadar sem proteção aos olhos é uma imprudência que pode custar caro se você pratica natação com regularidade. Bactérias, sal ou o cloro das piscinas podem danificar os seus olhos e provocar lesões oculares mais ou menos graves, vindo daí a importância dos óculos de natação.

Adquirir óculos aquáticos hoje em dia é rápido e eficaz através da internet, mas é preciso ter em conta uma série de critérios antes de comprar um acessório tão importante como os óculos de natação. Materiais, tamanho e proteção anti-embaçante são características-chave que você deve revisar para fazer uma boa compra.

Caso tenha gostado do artigo, compartilhe-o nas redes sociais e deixe um comentário. Você também pode responder à seguinte pergunta: Qual a sua opinião? Muito obrigado!

(Fonte da imagem destacada: Cervo / 123rf.com)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
50 Voto(s), Média: 4,00 de 5
Loading...