Possuir um material de qualidade é essencial para praticar um esporte de forma eficiente. Se o badminton é o seu esporte, uma boa raquete pode ajudá-lo a melhorar seu nível de jogo, seja em competições profissionais ou apenas como hobby. Portanto, é crucial conhecer as principais características de uma boa raquete de badminton.

As partes de uma raquete de badminton, os materiais com os quais é fabricada e suas medidas são aspectos a serem considerados. Existe uma ampla variedade de modelos no mercado. Neste artigo, mostraremos quais são as melhores. Elaboração de fibra de carbono, possuir uma cabeça isométrica e incluir uma bola de transporte, por exemplo, são boas características.

O mais importante

  • A escolha de uma raquete de badminton dependerá das necessidades de cada um, uma vez que cada jogador tem seu estilo pessoal de jogar, bem como suas próprias preferências. Alguns optam por raquetes leves (como aqueles que já sofreram alguma lesão) e outros preferem raquetes mais duras para um jogo mais ágil.
  • É importante conhecer os tipos de raquetes antes de optar por uma delas, pois você precisa se sentir à vontade e sentir que a sua raquete é compatível ao seu estilo de jogo. A escolha incorreta da raquete pode ser inconveniente para um jogador iniciante; portanto, é recomendável dedicar tempo para escolher a mais apropriada.
  • Antes de comprar uma raquete de badminton, você deve levar em consideração alguns fatores, como a tensão da corda, a flexibilidade, o equilíbrio ou o tamanho da empunhadura. No final das contas, a raquete deve ser uma extensão do seu próprio braço, se o que você deseja é se sentir confortável.

Ranking: As melhores opções de raquete de badminton do mercado

Nosso objetivo com este artigo é trazer a você alguns aspectos a considerar ao escolher a sua raquete de badminton, de forma que a sua compra seja a mais satisfatória possível. Abaixo, mostramos as melhores raquetes de badminton que você pode encontrar no mercado. Analise bem as características. Vamos lá!

1º – Raquete de badminton Yonex US

Elogiada por seus usuários pela sua qualidade e custo-benefício, a raquete de badminton da marca Yonex foi pensada nos jogadores de nível iniciante e intermediário que buscam um equipamento leve e que lhes permita ter o máximo de controle enquanto desenvolvem sua técnica.

Sem cordas, ela pesa 100 g e é produzida em alumínio. Seu eixo é de aço e seu design prateado com detalhes verde fluorescente lhe confere uma aparência moderna e tecnológica. Possui uma empunhadura confortável.

2º – Raquete de Badminton Vcarbon

Com uma aparência sofisticada nas cores branco, preto e bege, essa raquete de badminton da marca Vcarbon é feita de grafite, além de acompanhar uma conveniente raqueteira para que você possa proteger seu equipamento sem maiores preocupações.

Indicada para adultos, ela foi projetada para maximizar o desempenho de jogadores mais experientes, sendo renomada por seu padrão profissional de qualidade. Ainda assim, ela possui um preço bastante acessível.

3º – Kit de Badminton Gosen

Esse kit da marca japonesa Gosen, reconhecida por ser uma das primeiras a confeccionar cordas sintéticas, é ideal para jogadores iniciantes, que ainda não se levam tão a sério e querem tirar o máximo de proveito do caráter divertido do esporte.

Composto por duas raquetes de aço, uma vermelha e outra amarela, e duas petecas produzidas em nylon, esse kit promete fazer você e sua família se apaixonarem ainda mais pelo badminton. Já mencionamos que seu ótimo custo-benefício deixa o kit ainda mais atraente?

4º – Raquete de badminton Winmax

Com estrutura em carbono grafite, cabeça feita de alumínio e o eixo de aço, essa raquete da marca Winmax é destaque por sua resistência. É bastante flexível e, naturalmente, uma escolha excelente para jogadores experientes que desejam desenvolver ainda mais sua qualidade técnica no esporte.

Trata-se também de um modelo profissional não encordoado, ou seja, os praticantes devem encordoá-la da forma que desejarem. Vem com uma bolsa em nylon discreta, na cor preta, para protegê-la dos efeitos do sol.

5º – Raquete de Badminton Alumínio Ld257

Confeccionado nas cores vermelho e preto e composto majoritariamente por alumínio, esse modelo da marca Leader vem com um case preto e apresenta um ótimo preço. Possui acabamento em verniz, a fim de assegurar a sua durabilidade.

É um pouco mais pesado do que os modelos encontrados no mercado (180 g), o que pode ser um fator decisivo para os jogadores mais experientes, que desejem um modelo que os ajude a desenvolver sua resistência. A raquete vem encordoada, poupando o usuário da preocupação de fazê-lo e possui uma empunhadura bastante confortável.

Guia de Compras: O que você deve saber sobre a raquete de badminton

Existem muitos tipos de raquetes de badminton no mercado. Afinal, trata-se de um esporte praticado em todo o mundo. Obviamente, praticar badminton profissionalmente é bem diferente de fazê-lo como um hobby. Portanto, a seguir, responderemos às perguntas mais frequentes dos usuários sobre as raquetes utilizadas nesse esporte.

Imagem de pessoa segurando raquete de badminton.

O badminton é um esporte que se destaca pela velocidade e habilidade de sues jogadores. (Fonte: Rakchat Suktum: 37433316 / 123rf.com)

O que é o badminton e como são as raquetes usadas para praticar esse esporte?

O badminton é um esporte no qual dois jogadores ou duas duplas se enfrentam em uma quadra retangular dividida por uma rede. No jogo, duas raquetes e duas petecas (ou volantes) são usadas. As raquetes de badminton são muito leves e fabricadas a partir de fibra de carbono.

Como se fabrica uma raquete de badminton?

A fabricação de uma raquete de badminton é trabalhosa. O equipamento é composto por quatro partes: armação (cabeça), haste (eixo), garganta (T-piece) e empunhadura. No caso das raquetes de metal, a armação costuma estar conectada à haste pela garganta, uma peça em formato de T. Já as raquetes de grafite não possuem garganta.

De modo geral, as raquetes possuem uma empunhadura ao final da haste e uma área de cordas na cabeça, com um design semelhante ao das raquetes de tênis, embora com uma tensão diferente.

As cordas da raquete de badminton são sintéticas e sua tensão e rigidez dependem de cada jogador. As raquetes são geralmente feitas de grafite, embora a empunhadura seja de poliuterano e possa ser mais fina ou mais grossa dependendo das necessidades de cada jogador.

Celso Wolf JúniorPresidente da Confederação Brasileira de Badminton (CBBd) entre 2005 e 2011

“Conforme o jogador de badminton passa do nível de iniciante, ele ou ela ficam mais fortes. Mas quando jogadores igualmente potentes competem entre si, o controle passa a ser o fator decisivo. Portanto, os jogadores devem ajustar seu equipamento, sua raquete e sua corda para seu nível de habilidade”.

O que é um grip na raquete de badminton?

A haste da raquete de badminton fica presa ao seu tronco. O material que reveste parte dela e impede que a raquete escorregue é chamado de grip (ou empunhadura).

Ele é dividido em duas categorias: os de toalha (que absorvem a transpiração vinda das mãos, mas apresentam menos durabilidade) e os sintéticos, que absorvem menos transpiração do que os de toalha, mas não exigem mudanças frequentes, pois são mais resistentes.

De quantas partes consiste uma raquete de badminton?

Ao comprar uma raquete de badminton, você deve levar em consideração as partes que as formam. Existem algumas em que a haste e a cabeça formam uma única peça, que é presa ao grip. Essas são geralmente usadas por iniciantes. Outras raquetes são compostas por cabeça, haste e grip, todos independentes, e seu uso é mais frequente entre jogadores profissionais.

  • Cabeça: Forma oval, ainda que algumas sejam quadradas, que dá mais precisão à raquete. Possui um ponto de equilíbrio mais amplo, que causa mais eficiência no golpe (o ato de acertar a peteca com a raquete).
  • Cordas: Tratam-se de cordões entrelaçados de fibra de carbono de nylon. O equilíbrio e a resistência dependem do nível de tensão da corda.
  • Haste: Essa é a peça que se conecta com a alça. É mais fina do que os de outros tipos de raquete, como as de tênis.
  • Empunhadura: Essa é a parte em que o jogador segura com a mão. É revestida por tecidos e, por isso, impede que a raquete escorregue.
  • Garganta: Também conhecida como T-piece, por ter formato de T, essa peça conecta a cabeça com a haste.

Que tipos de raquete de badminton existem?

As raquetes de badminton se diversificaram ao longo do tempo. Hoje existem vários tipos de raquetes, dependendo do tipo de jogador. Aqui estão os diferentes tipos de raquete de badminton que você pode encontrar no mercado.

Tipo de raquete Características Vantagens Desvantagens
De três peças   As peças são independentes, mas são montadas por meio de uma peça Não é muito rígida A montagem dá peso extra à raquete, o que significa que você tem que fazer mais esforço para manejá-la
De duas peças O contorno da cabeça e o tronco são incorporados em uma única haste Possui mais flexibilidade que a de três peças É muito mais rígida do que a anterior.
De uma peça Não há montagem. A cabeça e o tronco são a mesma peça e se amplia para formar o cabo É o mais flexível. Tem maior aderência que as anteriores É o modelo mais leve

Que tipo de raquete de badminton é adequado para iniciantes?

A melhor raquete para jogadores iniciantes de badminton é a isométrica, já que a sua superfície facilita o golpe na peteca. Esse tipo de raquete é também o mais flexível. No entanto, jogadores mais experientes preferem raquetes mais pesadas e firmes, que exigem maior controle e geram resistência.

Raquetes em gramado.

Para manter sua raquete de badminton em boas condições, você pode optar por comprar uma bolsa térmica especial que isole as cordas. (Fonte: Denis And Yulia Pogostins: 28757804 / 123rf.com)

Como uma raquete de badminton se diferencia de uma raquete de tênis?

A diferença mais notável entre o badminton e o tênis é que o badminton não é jogado com uma bola e, sim, com um instrumento conhecido como volante ou peteca. Quanto à raquete, a do badminton é muito menor e mais leve. Na tabela a seguir, confira outras diferenças entre as raquetes de ambos os esportes.

Raquete de badminton Raquete de tênis
Diferença principal É mais leve Possui maior largura
Cordas As cordas são mais finas As cordas são mais grossas
Tamanho da cabeça O tamanho de sua cabeça é menor O tamanho de sua cabeça é maior
Peso Não excedem 100 gramas Chegam a 350 gramas

Como usar uma raquete de badminton corretamente?

O badminton é um esporte que se destaca pela velocidade e a habilidade de seus jogadores. Se você está pensando em obter uma raquete para a prática do esporte, aqui estão algumas dicas para usar a raquete ideal para melhorar sua técnica.

  • Atenção: O badminton é um esporte rápido que exige muita concentração. Esteja 100% presente e atento a cada movimento do seu adversário para que você possa antecipar ao máximo os seus.
  • Segure firme: Um dos aspectos mais importantes do badminton é segurar a raquete de maneira correta. Com uma boa técnica, você evita tensões no pulso e nas mãos, além de alcançar uma maior concentração.
  • Empunhadura: Quando mais perto você levar sua mão para a cabeça da raquete, maior será o seu controle. Por outro lado, se você busca um golpe mais forte, convém segurar a empunhadura mais para baixo.
  • Fora tensão: Relaxe sua mão após cada golpe. Isso evitará que você se canse mais do que o necessário e reduzirá o risco de lesões.
  • Proteja sua raquete: É aconselhável manter sua raquete de badminton longe de temperaturas altas ou muito baixas. Para isso, você pode optar por comprar uma bolsa térmica especial que isole as cordas. Além disso, evite que a raquete molhe ou fique muito tempo sob o sol.

Critérios de Compra

Como em quase todos os esportes, é muito importante escolher seu equipamento levando em conta o nível e a frequência de jogo. É um jogador regular, amador ou especialista? Analisar sua frequência de jogo o ajudará a escolher a raquete adequada. Mas essa não é a única questão a ter em mente. Conheça outras abaixo.

  • Onde o peso é distribuído?
  • Rigidez
  • Peso
  • Frequência do jogo e tipo de jogador
  • Corda
  • Estrutura
  • Material
  • Medida

Onde o peso é distribuído?

O lugar onde o peso é distribuído na raquete de badminton é chamado de equilíbrio. Esse fator está diretamente relacionado ao quão manuseável sua raquete é e é decisivo em sua escolha. Na tabela a seguir, explicamos os tipos de equilíbrio que podem ocorrer e suas vantagens e desvantagens.

Onde o peso é distribuído Vantagens Desvantagens
Na cabeça Aumenta a potência no jogo Pode causar cansaço no braço
Neutro É o mais versátil Comodidade
No punho Manuseabilidade e maior velocidade Diminui a potência no jogo

Rigidez

A rigidez é o que faz a raquete não ficar deformada ao acertar a peteca. Quando mais rígida a raquete, menos ela se deformará com o impacto. Existem três níveis de flexibilidade: soft, rígida e extra rígida. A escolha depende da preferência do jogador de badminton. Abaixo, apresentamos as vantagens e desvantagens das categorias de rigidez das raquetes.

  • Soft: Maior potência, no entanto, menor controle da raquete.
  • Rígido: Concede versatilidade à raquete.
  • Extra rígido: Oferece maior controle, porém menor potência.
Imagem de amigos jogando badminton.

A vantagem das raquetes leves de badminton é que elas são mais fáceis de manusear. (Fonte: Dinis Tolipov: 72844791 / 123rf.com)

Peso

A massa total da raquete é o seu peso. Além de quilos, o equipamento também é medido em gramas. Quando mais pesada a raquete, maior potência ela terá e menor manuseabilidade. Conheça de uma forma visual as vantagens e desvantagens de uma raquete, leve, neutra ou pesada. Com esta informação, será muito mais fácil escolher a raquete perfeita para você.

Leve Neutra Pesada
Vantagens É mais fácil de manusear É a encontra um melhor equilíbrio entre potência e manuseabilidade É mais potente
Desvantagens É menos potente É menos manuseável

Frequência de jogo e tipo de jogador

Escolher uma raquete não é uma tarefa fácil. É por isso que nós queremos lhe oferecer a ajuda necessária por meio de uma tabela explicativa. Nela, analisamos o tipo de raquete ideal para você, dependendo do seu estilo e do tempo que você dedica à prática do esporte. Dessa forma, você pode escolher sua raquete de badminton com mais facilidade.

Defensor Polivalente Atacante Raquete ideal
Ocasional Precisa de um raquete resistente A tolerância é importante Potência   Aço
Regular Haste flexível e cabeça isométrica Haste flexível e equilíbrio neutro Haste rígida. Cabeça isométrica Grafite (mas pesando menos de 90 gramas)
Intensivo Cabeça clássica Haste rígida Haste muito rígida Grafite (mas com um peso não superior a 100 gramas)

Estrutura

Quanto mais rígida a estrutura, maior a precisão do golpe com a raquete. Isso significa que quanto mais flexível a estrutura, menor a precisão e a velocidade que você conseguirá em seus movimentos.

Se você é um jogador experiente, recomendamos uma raquete com uma estrutura rígida. Por outro lado, se você é um iniciante, a estrutura flexível será a melhor opção.

Corda

Embora em alguns casos a corda seja um fator pouco considerado, esse é um dos critérios mais importantes a considerar ao comprar uma raquete, já que ele influencia muito o seu desempenho. As cordas podem ser finas ou grossas. Uma corda grossa possui maior durabilidade, mas oferece menos sensibilidade. Uma corda fina é mais flexível, mas também frágil.

Os jogadores iniciantes geralmente optam por cordas grossas que são mais resistentes. No entanto, elas perdem a flexibilidade facilmente e é necessário substituí-las com mais frequência. Os jogadores mais experientes costumam optar pelas cordas mais finas, pois permitem maior sensibilidade no jogo.

Precisamos também falar sobre a tensão das cordas. Quanto maior o nível do jogador, mais tensão ele colocará nas cordas. E quanto maior a tensão, menor a potência e maior o controle. Dessa forma, o chamado ponto doce* da raquete diminui. Quanto menor a tensão, maior a potência e menor o controle. Dessa forma, o ponto doce da raquete é ampliado.

*Ponto doce é uma área oval próxima à região central da cordas, no qual os jogadores sempre tentam acertar as petecas.

Material

As raquetes de badminton são leves e flexíveis. Existem três tipos de raquetes de acordo com o material que são feitas: alumínio, grafite e alumínio médio. A seguir, falaremos sobre as características de cada uma delas, já que vale a pena avaliar esse fator antes de comprar a sua raquete.

Alumínio Alumínio médio Grafite
Preço São as mais baratas Preço moderado São as mais caras
Uso recomendado São usados por crianças, iniciantes e aficionados São aconselháveis para os jogadores de clube São projetadas para uso profissional
Peso Material relativamente pesado Leves e manuseáveis São raquetes leves e de alto desempenho

Medida

As raquetes de badminton devem ter medidas específicas para praticar este esporte. Seu peso deve estar entre 240 e 340 gramas. Seu comprimento varia entre 58 e 67 centímetros. A área da corda mede entre 630 e 710 centímetros. E o grip (empunhadura da raquete) varia de 0 a 4 centímetros.

Resumo

Para todos os amantes de badminton, ou mesmo para aqueles que querem começar a praticar esse divertido esporte, é imprescindível adquirir acessórios adequados para um treinamento confortável e completo. É por isso que a raquete é um item obrigatório na bolsa esportiva, já que além da peteca, é um dos acessórios fundamentais do badminton.

O badminton tem se popularizado mais a cada dia. Por isso, existem muitas opções de raquetes no mercado. Você pode encontrá-las em diferentes cores, materiais, modelos e fabricantes, para que você possa escolher entre todas aquela que melhor atende às suas necessidades, seja como jogador profissional ou iniciante.

Se você gostou do artigo, deixe um comentário ou compartilhe nas redes sociais com seus amigos e familiares.

(Fonte da imagem destacada: Lightfieldstudios: 82486932 / 123rf.com)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
35 Voto(s), Média: 4,00 de 5
Loading...