Escolher uma raquete de squash pode se tornar uma tarefa muito complicada se não souber quais fatores devem ser levados em consideração. Isso acontece porque cada jogador tem seu próprio estilo de jogo e vai evoluindo ao longo do tempo. É por isso que a raquete varia de acordo com o momento e é comum que jogadores mais experientes tenham mais de uma raquete em suas bolsas.

Para te ajudar no processo de compra da raquete de squash que melhor se adapta às suas necessidades, este Guia foi desenvolvido para que você avalie os diferentes critérios a serem levados em conta. Embora o principal conselho seja que prove por você mesmo, já que o seu estilo de jogo e o conforto que você sente serão determinantes em sua decisão.

O mais importante

  • Em esportes como squash, a raquete é o componente mais importante. E ela tem elementos suficientes para mudar o seu jogo: se você quer precisão, talvez prefira uma raquete com maior peso na cabeça do acessório ou, para um jogo mais rápido, pode optar por um cabo mais longo ou mais curto, dependendo do seu estilo.
  • As raquetes de squash são geralmente feitas de materiais como alumínio e grafite. Ainda que de alguns anos para cá tenha sido usado mais grafite por sua leveza e alto desempenho. É importante conhecer os tipos de raquetes antes de optar por um deles, já que você tem que se sentir confortável e é preciso que ela se adapte ao seu estilo de jogo.
  • Antes de comprar uma raquete de squash você deve levar em consideração alguns fatores como peso, balanço, corda, tensão e o plano e diâmetro das cordas. As raquetes, no final, devem ser como uma extensão do próprio braço, se quiser se sentir mais confortável. Neste Guia, você será informado sobre tudo que precisa saber sobre as raquetes de squash.

Ranking: Os melhores modelos de raquete de squash do mercado

Nestas linhas, você vai conhecer um pouco melhor alguns aspectos a se considerar ao comprar raquetes de squash, para que sua decisão de compra seja a mais correta possível. Aqui estão as melhores raquetes de squash que você pode encontrar no mercado. Analise bem as características!

1º – Raquete de squash Dunlop Blackstorm 4D

A raquete de squash Dunlop Blackstorm Blackstorm 4D Titanium HL é ideal para jogadores intermediários que procuram um maior desempenho durante a partida de squash.

Seu quadro foi concebido com um tamanho de cabeça ligeiramente aumentada, facilitando assim o impacto com a bola, além da uma cabeça leve (HL – Head Light) que facilita o seu manuseio.

2º – Raquete de squash Head Ignition 145

A Ignition 145 é a raquete mais pesada de sua categoria, o que proporciona mais estabilidade e controle para jogadores iniciantes.

Assim como as outras raquetes da linha, ela apresenta a tecnologia Innegra, uma estrutura de composto híbrido integrado na raquete, para absorção de choque avançada e maior estabilidade. Esta é a ferramenta perfeita para os jogadores inexperientes que preferem o fundo de quadra.

3º – Raquete de squash Tecnifibre Suprem 125

A Tecnifibre Suprem 125 tem tecnologias que auxiliam bastante o desempenho dos atletas: a Storm Bridgs, formato exclusivo que proporciona potência; e a Ellipsis Vario Shaft, que melhora a percepção de jogo sem perder potência. Além disso, o Sharp Edge Design é uma nova forma de cruzar as cordas e proporciona extrema leveza e facilidade nas manobras.

A Tecnfibre foi fundada na França em 1979 e desenvolve produtos esportivos como acessórios para Tênis, Squash e Padel e os comercializa em vários países ao redor do mundo.

4º – Raquete de squash Karakal Tec-Tour 140

Entre as tecnologias empregadas nesta raquete da Karakal está o Gel System, que quando combinado com ao nano grafite e ao titânio confere uma extraordinária estabilidade do aro, absorvendo e dispersando a vibração dos golpes e proporcionando uma sensação única de jogo.

Ela ainda conta com o sistema Muscle Tec de encordoamento, posicionado com quatro Nano Nodes, que suavizam a vibração e aumentam a rigidez, permitindo assim o uso de tensões mais baixas.

5º – Raquete de squash Tecnifibre Carboflex 135s

Esta raquete é ideal para jogadores criativos e que prezam a eficácia. Ela possui tecnologia: Basaltex Multiaxial, integrada em locais estratégicos para reduzir o choque.

Seu principal destaque, além de suas tecnologias, está pela aprovação por Mohamed El Shorbagy, um dos melhores jogadores profissionais de squash do mundo.

Guia de Compras: O que você deve saber sobre a raquete de squash

Existem muitos tipos de raquetes de squash no mercado. Afinal, é um esporte praticado em todo o mundo. Obviamente, praticar squash profissionalmente não é o mesmo que praticar por hobby. Portanto, as perguntas mais frequentes feitas pelos usuários sobre as raquetes usadas neste esporte serão respondidas a seguir.

Imagem de pessoa jogando squash.

O squash é um jogo em que duas pessoas ou duas duplas se enfrentam em uma quadra fechada. (Fonte: Lightfieldstudios: 121433618 / 123rf.com)

Em que consiste o squash?

Squash é um jogo em que duas pessoas ou duas duplas se enfrentam em uma quadra fechada. Ele consiste em bater uma bola de borracha com uma raquete de cabo longo. O objetivo final deste jogo emocionante é que, depois de bater a bola na parede à frente, o adversário não consiga rebatê-la de nenhuma maneira.

Quais são as partes de uma raquete de squash?

A raquete de squash tem várias partes. Como é cada uma dessas partes depende da eficiência do seu jogo. Por exemplo, para mais potência e controle sobre a bola, é necessária uma pequena raquete de cabeça. Confira a seguir uma descrição sobre cada uma das partes e a função de cada uma delas.

  • Cabeça: Possui uma forma oval e, ao contrário da raquete de tênis, tem a ponta achatada. O tamanho da cabeça indica o seu objetivo de jogo: a grande é a que gera mais potência e a pequena traz precisão e posicionamento.
  • Cordas: Pequenos buracos são colocados na cabeça da raquete onde a corda é inserida. Isso pode ser feito de tripa natural (mais cara e profissional), de monofilamento (maior durabilidade, mas menos sensível ao toque) e multifilamento ou fibra sintética (são as mais versáteis e, portanto, as mais usadas).
  • Garganta ou eixo: É o elo entre o cabo e a cabeça da raquete. Determina que tipo de trajetória sua bola levará. Se você ainda é iniciante, é recomendado eixo mais aberto, já que ter mais área de superfície deixa mais fácil acertar a bola. Por outro lado, para jogadores mais experientes, o eixo fechado é melhor para maior potência.
  • Cabo: Existe apenas um tipo de cabo no mercado. Para obter diferentes tipos de aderência, a opção é trocas as fitas. Elas servem para evitar o suor (o que faz com que a raquete escorregue) e para tornar o grip mais espesso (para que caiba melhor na mão). Saiba que uma espessura maior diminui o controle da raquete.

O que é a tensão da corda de uma raquete de squash?

A tensão da corda é o que faz a diferença entre o jogo com uma raquete e outra. Quanto menor a tensão da corda, mais fácil será oferecer um lançamento poderoso da bola. No entanto, quando a corda está muito tensa, a bola é disparada a toda velocidade, sem te dar tempo de se posicionar corretamente.

Desta forma, você pode variar a tensão das cordas (entre 10 e 20 kg), dependendo se o que você precisa é de mais controle ou mais potência. É importante lembrar que as cordas devem ser reforçadas com frequência, já perdem tensão com o tempo. Portanto, quanto mais você jogar, mais elas afrouxam. A tendência é usar uma corda mais fina, embora tenha menos durabilidade.

foco

Você sabia? O squash tem sua origem na Inglaterra. Ele é considerado um dos esportes mais saudáveis para ser praticado e um excelente meio para entrar em forma de maneira dinâmica e divertida.

Como cuidar da minha raquete de squash?

Em muitas oportunidades você se concentra em melhorar o saque, a batida ou a forma física para fazer melhores partidas, já que é algo fundamental quando se leva o squash como algo mais que um hobby. Mas não é a única coisa importante.

É preciso pensar que, nos esportes de raquete, algo muito relevante é a própria raquete. É por isso que você precisa cuidar disso como se fosse um tesouro.

Algumas partes da raquete, como as cordas e o punho, se desgastam facilmente. Para evitar a deterioração, você deve, entre outras coisas, mantê-las bem guardadas e protegidas. E a melhor maneira é manter o material de squash em uma bolsa ou mochila. Além disso, você deve evitar que sua raquete fique exposta a umidade e temperaturas muito altas ou baixas.

Por que a tensão na corda da minha raquete de squash varia?

Temperaturas extremas afetam a raquete e, acima de tudo, sua corda. Por exemplo, se você deixar a raquete no carro no verão, é muito provável ela seja deformada e a tensão na corda seja perdida. Por outro lado, se você permite que a raquete fique em ambientes com baixas temperaturas, as cordas ganharão tensão, o que pode causar a quebra delas.

É aconselhável colocar uma capa de thermobag na sua raquete de squash para manter a temperatura e evitar choques e arranhões durante o transporte para os jogos.

Além disso, para os jogadores que praticam squash pelo menos umas três vezes por semana, é aconselhável mudar as cordas a cada cinco meses ou mais.

Imagem de raquetes.

As temperaturas extremas afetam a raquete, sobretudo, suas cordas. (Fonte: Lightfieldstudios: 121432407 / 123rf.com)

O que é o bumper guard de uma raquete de squash?

A o bumper guard é a proteção que cobre a cabeça da raquete com um plástico para que ela não quebre se sofrer uma batida ou cair. Você deve lidar com isso com cuidado, pois, se deteriorar, um impacto poderá quebrar a estrutura da raquete de squash.

Existem algumas fitas adesivas para este fim que servem para cobrir e sofrer menos em caso de uma batida.

Qual raquete de squash devo escolher se sou principiante?

É muito comum, quando você for comprar a primeira raquete de squash, que pense em comprar a mais barata até verificar se realmente gosta desse esporte. Mas é aconselhável que você não faça isso, já que logo vai querer uma melhor, que não vibre nas raquetadas. Pergunte às pessoas que tem jogado squash a mais tempo para tomar a melhor decisão.

Critérios de Compra

Existe uma ampla gama de modelos de raquete de squash no mercado. Portanto, é necessário comparar itens diferentes antes da compra. Nesta seção, os critérios importantes antes de decidir sobre um determinado produto serão mostrados.

Assim, você pode selecionar a melhor raquete de squash de acordo com suas necessidades.

  • Peso
  • Plano das cordas
  • Diâmetro das cordas
  • Tensão
  • Cordas
  • Eixo e cabo
  • Garganta
  • Rigidez
  • Material

Peso

Uma raquete mais leve produz mais potência, mas menos controle e vice-versa. É por isso que os iniciantes encontrarão em uma raquete de menor peso uma opção perfeita. No entanto, um jogador amador vai optar por um modelo mais pesado.

Peso da raquete Características
Raquete muito leve (115 – 130 g) Grande conforto e manuseio
Raquete leve (130 – 140 g) Recomendada para bons jogadores

Pode passar vibrações ao braço

Raquete de peso intermediário (141 – 150 g) Recomendável para jogadores regulares que optam por um produto equivalente
Raquete pesada (151 – 170 g) São mais baratas

Recomendadas para jogadores ocasionais

Não transmite vibrações ao braço

Raquete muito pesadas (170 g) Para quem busca um artigo bem sólido

Plano das cordas

O plano das cordas (ou peneira) é outro fator decisivo na compra de sua raquete de squash, já que afeta a capacidade de resposta dela. Uma peneira grande torna a raquete manobrável, mas com pouca velocidade de reação.

Há também peneiras midplus que ganham em tolerância. Por fim, pequenos planos tornam a raquete mais velozes.

Diâmetro das cordas

Quanto mais fina for a corda, menos sólida ela será, mas também dará ao bastão mais tato e vivacidade. Além disso, a qualidade da corda é muito importante, pois se for boa, por mais fina que seja, ela durará mais que uma corda grossa e barata.

Tensão

O “efeito catapulta” de uma raquete tem a ver com tensão. Quanto menos tensa a corda, mais poderosa será a raquetada.

Jogadores de squash com um bom nível de técnica preferem raquetes com maior tensão, já que a potência já é adquirida por sua qualidade técnica. A corda tensa deforma menos e traz velocidade ao jogo.

Cordas

A raquete não é o único fator que afetará seu jogo de squash. A maneira como as cordas são alinhadas, com maior ou menor separação, afetará a potência e o controle. A corda aberta te faz acertar a bola mais forte de cima. A corda mais fechada oferece mais precisão no golpe.

Jogadores iniciantes geralmente optam por cordas mais grossas e mais resistentes. No entanto, essas são cordas que perdem flexibilidade regularmente e precisam ser trocadas com frequência. Os jogadores mais experientes costumam optar pelas melhores cordas que lhes dão mais sensibilidade no jogo.

Eixo e cabo

A espessura das raquetes de squash fica entre 16 e 21 mm. Normalmente, os jogadores mais experientes preferem raquetes mais finas, pois oferecem mais leveza no jogo.

Por sua vez, os iniciantes optam por raquetes maiores, com as quais conseguem maior poder de acerto. Além disso, a largura do cabo determina a rigidez da raquete.

Garganta

A garganta das raquetes de squash pode ser fechada ou aberta. Uma garganta fechada torna a superfície da corda menor. Por outro lado, a garganta aberta tem uma superfície de corda maior, portanto, guia melhor as batidas descentradas dos principiantes. Além disso, oferece mais poder de acerto.

Rigidez

A rigidez da raquete é determinada pelo material de fabricação. Ao comprar uma raquete rígida, é evitado o “chicote” que acontece ao bater com raquetes mais flexíveis. É por isso que os jogadores experientes as preferem, pois aumentam a força e o equilíbrio. Quanto mais rígida a raquete, menos força será perdida no jogo.

Material

As raquetes de squash podem ser feitas de vários materiais. Sua escolha está diretamente relacionada a características como peso, manuseio e preço. Normalmente, elas são feitos de grafite e fibra de carbono.

Quanto melhor o material, mais robusta e leve será a raquete. A escolha do material depende do seu nível e orçamento.

Resumo

Tanto os especialistas em squash quanto aqueles que querem começar neste divertido esporte precisam ter os acessórios certos para um jogo confortável e completo. É por isso que a raquete não deve faltar em sua bolsa, já que além da bola, é um dos acessórios fundamentais do squash.

O squash tem ganhado mais praticantes atualmente. Por esse motivo, existem diversas raquetes de squash no mercado. Você pode encontrá-las em diferentes cores, materiais, modelos e de diferentes fabricantes. Escolha entre aquela que melhor se adapta às suas necessidades, seja como jogador profissional ou iniciante.

Se você gostou deste artigo, deixe um comentário ou compartilhe nas redes sociais com seus amigos e familiares.

(Fonte da imagem destacada: Lightfieldstudios: 121432015 / 123rf.com)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
24 Voto(s), Média: 4,50 de 5
Loading...