Descarregar a adrenalina, liberar o estresse ou apenas relaxar. Estas razões não são suficientes para você começar a praticar um dos esportes mais antigos que existem? Bater em um saco de pancada pode te fazer se desconectar quase tanto quanto uma pausa de frente para o mar.

E se nós também te dissermos que o boxe é um exercício super completo, e que treinar em casa é muito simples, você mal vai poder esperar para começar a praticar. E, para fazer isso de uma maneira completa, o que melhor do que um saco de pancada? Você poderá criar uma rotina de exercícios que permita ficar em forma sem sair de casa.

O mais importante

  • Os sacos de pancada são ideais para praticar o boxe em casa sem ter de precisar de um espaço criado só para isso.
  • Existem dois tipos de sacos: os que são presos no teto ou na parede (atualmente os mais procurados) e os de pé.
  • Este tipo de produto é ideal para pessoas com estilos de vida apertados, e também para aqueles que têm dificuldade em frequentar o ginásio. E, por que não? Para aquelas pessoas que simplesmente querem melhorar seu boxe em casa.

Ranking: Os melhores sacos de pancada do mercado

A seguir, mostramos os melhores modelos de saco de pancada que você encontrará no mercado. Nesta seção você descobrirá quais são os mais adequados para você ou para seus entes queridos. Além disso, você também pode escolher o formato do saco, o material de revestimento e o tipo que melhor atenda às suas necessidades.

1º – Saco de Pancada Torso – Fred hard

Este saco de pancada é projetado para ter um formato semelhante a um corpo humano, possuindo alvos demarcados para a aplicação dos golpes, oferecendo um treinamento mais realista e de maior precisão.

Este saco possui 3 alças (duas superiores e uma na parte de baixo), permitindo que seja pendurado com as alças superiores centralizadas e a inferior solta, para um treino com mais movimentação e agilidade, ou com as alças separadas e a inferior fixa, para um treino de precisão e potência.

2º – Saco de Pancada pendurável – Everlast

A Everlast é um dos principais fabricantes de produtos esportivos no mundo, no mercado há mais de 100 anos, e oferece produtos de altíssima qualidade, como este saco de pancada, testados e aprovados por profissionais.

Produzido em tecido PVC super resistente e preenchido com retalhos de tecido compactados, as dimensões e peso deste saco de pancada – 18 kg – o tornam ideal para treinos de agilidade e flexibilidade em esportes como o boxe e o kickboxing.

3º – Saco de pancada RDX Speed Ball US

Este tipo saco de pancada, chamado de “speed ball”, possui forma de pera e uma bexiga interna para deixá-lo mais leve, sendo ideal para melhorar a consciência corporal e coordenação motora, aprimorando os reflexos, bem como a velocidade e precisão dos golpes, sendo indicada especialmente para treinos de boxe e MMA.

Fabricada em couro e com 4 camadas de acolchoamento, com costuras reforçadas, alça ajustável e uma bexiga interna fácil de encher com uma bomba comum sem a necessidade de removê-la, a durabilidade e qualidade são os principais diferenciais deste saco.

4º – Saco de pancada Outslayer Muay Thai US

Este saco de pancada é mais comprido que o normal, permitindo que se trabalhe chutes baixos, rasteiras, etc., o que o tornam ideal para a prática de lutas como Kickboxing, Muay Thai ou Hapkido. Além disso, o tamanho adicional faz com que este saco de pancadas seja mais pesado e possua mais estabilidade, o que o torna ideal para trabalhar a potência e precisão dos golpes.

Devido ao seu tamanho e peso, ele não é muito prático de ser desmontado, remontado ou transportado, mas ainda assim é uma adição muito interessante para quem pratica artes marciais que utilizam muitos chutes. Além disso, o produto possui garantia de 10 anos, o que é mais uma prova de sua qualidade.

5º – Saco de pancada Century Versys Fight Simulator US

Este saco possui como principal diferencial a sua versatilidade. Com ele, é possível treinar chutes altos e baixos, encontrões, luta de chão, projeções, combinações, e possui agarradores para praticar clinch e joelhadas. Estas características o tornam a opção ideal para praticantes de MMA e Krav Maga, ou mesmo quem pratica mais de uma luta.

No entanto, tenha em mente que este saco de pancadas não é projetado para substituir completamente um saco “convencional” para lutas que não utilizam muitos chutes ou vão constantemente para o chão. Se você decidir comprá-lo, certifique-se de fazê-lo pelos motivos corretos.

Guia de Compras: O que você precisa saber sobre sacos de pancadas

Existem diversos tipos de saco de pancada no mercado. É um produto acessível, fácil de instalar e que te permite praticar de forma simples o boxe em casa. Porém, dentro do boxe, há diferentes níveis e variações. Portanto, respondemos abaixo às perguntas mais frequentes que você, como usuário, pode estar se fazendo.

Mulher socando um saco de pancada

O boxe é ideal para liberar o stress e aliviar tensões.(Fonte: Diaz: 24381996/ 123rf.com)

O que é um saco de pancada?

O saco de pancada (ou saco de areia) é um elemento essencial no treinamento de artes marciais. Bater no saco pode ser perigoso para as mãos. Para evitar lesões nas mãos e pulsos, é importante usar bandagens apropriada, bem como proteção para as mãos, como luvas.

foco

Você sabia que é aconselhável não encher o saco de pancadas com areia, e sim com algum outro material, como algodão ou espuma de borracha? Apenas na base deve ser colocada uma pequena quantidade de areia, para dar estabilidade.

Que tipos de saco de pancada existem?

Existem, basicamente, dois tipos de saco de pancada: os pendurados e os de pé. Vamos ver as diferenças entre os dois. Sem dúvidas, essa tabela comparativa será de grande ajuda. Atenção!

Tipo Pendurado De pé
Vantagem Ocupa menos espaço em casa quando estiver utilizando Fácil de transportar e guardar quando não se está usando
Movimento Mais realista. Trabalha melhor a coordenação e o ritmo dos golpes Se movem muito mais, podendo ser um incômodo
Peso Se concentra de forma mais equilibrada. Permite desenvolver melhor a técnica Balançam bastante com os golpes

Quais são as vantagens e desvantagens de se utilizar um saco de pancada?

Praticar esportes é sempre positivo, tanto para a saúde física quanto mental. E esportes como o boxe são uma excelente alternativa se o que queremos é liberar adrenalina e manter a forma.

Um saco de pancadas tem muitos benefícios, mas também algumas desvantagens a se considerar. Na tabela a seguir, mostramos suas vantagens e desvantagens:

Vantagens
  • Libera o estresse e alivia as tensões
  • Queima calorias em curtos espaços de tempo
  • Exercita pernas, braços e abdomem
Desvantagens
  • Difíciles de mover
  • Puedes lesionar as mãos e pulsos se não golpear de maneira correta

Por que o boxe libera o estresse e alivia tensões?

Vestir umas luvas de boxe e começar a bater em um saco de pancadas pode ter um efeito muito edificante em sua mente. Isso nos ajuda a liberar as tensões do nosso dia a dia, pois os movimentos que fazemos durante o treino nos mantêm focados e nos permitem desconectar.

garota com luvas vermelhas batendo em um saco de pancada preto

O saco de pancadas ajuda a aliviar o estresse. (Fonte: Kyrylo Shevtsov / 123RF)

Quais são os benefícios para a saúde em se utilizar um saco de pancadas?

Além dos já mencionados anteriormente, no que diz respeito à liberação de estresse e adrenalina, o uso de um saco de pancadas traz ainda outros benefícios. Ele melhora a saúde e ajuda na eliminação de gordura.

Leia atentamente as seguintes características do boxe e você ficará com ainda mais vontade de praticá-lo. Vamos começar!

  • Queima calorias em um bom ritmo. Por se tratar um exercício aeróbico de alta intensidade, nosso corpo queima calorias e gorduras rapidamente. É uma excelente opção para quem deseja perder peso e definir a musculatura. É claro devemos sempre praticar os exercícios físicos em um ritmo apropriado.
  • Pernas trabalhadas. Devemos ter o cuidado de manter uma postura correta ao bater no saco de pancadas. Isto é, em posição de guarda e com pernas semi-flexionadas. Dessa forma, também trabalhamos nossos membros inferiores. A crença de que o boxe só trabalha os braços não passa de um mito.
  • Abdômen firme. Golpear o saco de pancadas combina exercícios que trabalham a nossa cinta abdominal, além da função cardiovascular. Isso faz com que nosso abdômen permaneça firme durante toda a prática do exercício. Além disso, os golpes de direita e esquerda fazem com que as áreas inferiores e o oblíquo trabalhem.

O que não posso esquecer antes de começar a bater no saco de pancadas?

Como na prática de qualquer esporte, o aquecimento é muito importante. Depois de uma boa sessão de alongamento, você pode começar pulando corda, correndo ou fazendo flexões ou abdominais.

Segundo Christian Ledesma Saraiva, personal trainer e especialista em nutrição: “É uma atividade em que todo o corpo se move”.

Christian Saraivapersonal trainer e especialista em nutrição

“O Boxe queima uma grande quantidade de calorias. É também um esporte que contribui para uma melhora geral no funcionamento do sistema cardiovascular e respiratório.”

Qual a melhor rotina de exercícios para praticar Boxe com o saco?

Abdômen tensionado e peito firme. Esta deve ser a postura que devemos ter em mente o tempo todo durante o treinamento.

Como parte da rotina de exercícios, podemos começar a lançar golpes simulados no ar em um adversário invisível. Basta imaginar que você está cara a cara com um adversário.

Isto é comumente chamado de “treino sombra”. Assim, trabalhamos bastante o abdômen, braços, peito e costas, mas isto não é tudo. O boxe necessita de muito jogo de cintura, pernas, tornozelos e glúteos. Isso faz com que a nossa silhueta melhore rapidamente.

Como deve ser minha alimentação se pratico Boxe?

Todos mundo sabe que uma boa alimentação é essencial para a saúde. Tanto é que dela dependem, entre outras coisas, como seremos capazes de lidar com o exercício físico.

Se nos preocuparmos em nos nutrir de forma saudável, nossas funções cardiovasculares e nossa resistência serão melhoradas ao praticarmos boxe com o saco de pancadas.

Atitudes como fazer poucas refeições durante o dia, não se manter bem hidratado e não consumir carboidratos “porque engordam” são erros que acabarão por afetar a nossa saúde.

A comida é o combustível para o nosso corpo, e é fundamental treinar com qualidade e intensidade. Também se preocupe com a sua nutrição e você verá os resultados.

Critérios de compra

Existe uma ampla gama de modelos de sacos de pancadas no mercado. Portanto, é necessário comparar diferentes quesitos antes de sua aquisição. Nesta seção, mostramos critérios importantes antes de decidir sobre um produto específico. Assim, você pode selecionar o melhor saco de pancada levando em conta suas necessidades.

  • Tipo de saco
  • Peso
  • Esporte
  • Experiência e potência
  • Enchimento
  • Material de revestimento

Tipo de saco

Existem diferentes tipos de sacos, cada um com seus próprios benefícios e desvantagens. Você deve sempre pensar sobre a finalidade que você pretende dar para as suas sessões de treino.

Além disso, é interessante que você pense sobre onde eles serão colocados. Finalmente, é importante levar em conta o design que mais o agrade e o esporte que você praticará com ele.

A seguir, apresentaremos os diferentes tipos de saco de pancadas:

  • Em forma de pera: Ideal para melhorar a velocidade dos golpes.
  • Bola: Melhorar os reflexos.
  • Banana bag: Específico para Muay Thai.
  • De pé: Sua função é praticar socos e chutes em espaços reduzidos.
  • Pendurados: Melhoram sua técnica e são mais cômodos e firmes.

Peso

Aconselha-se que se escolha um saco de pancadas com aproximadamente a metade do nosso próprio peso.

Em geral, os sacos de cerca de 20 kg são adquiridos por crianças ou mulheres de baixa estatura. Sacos de aproximadamente 35 kg são recomendados para pessoas com até 80 kg, e para atletas com mais de 80 kg, os sacos de 45 são ideais.

Mulher com luvas de boxe

O que costumava ser um esporte exclusivo para homens, não é mais. Muitas mulheres praticam o boxe ou kickboxing hoje em dia.(Fonte: Diaz: 24381996/ 123rf.com)

Esporte

Existem sacos diferentes para diferentes disciplinas. Há alguns que são usados apenas para praticar boxe, outros para kickboxing e muay-thai. E, dependendo do tipo de arte marcial que você pratica, o saco deve ter uma firmeza e altura diferentes. O ideal é ter em mente a finalidade antes de adquiri-lo.

foco

Você sabia que não é aconselhável deixar um saco de pancadas pendurado o tempo todo? Você deve pegá-lo e rolá-lo de vez em quando para nivelar seu conteúdo. Isso porque o preenchimento tende a se compactar e acaba ficando mais duro na base do que no topo.

Experiência e potência

Talvez você tenha decidido comprar um saco de pancadas depois de passar algum tempo praticando um esporte. Neste caso, seus golpes certamente serão poderosos. Considerar um saco mais pesado pode ser uma boa ideia, já que ele tende a balançar quando você o acerta. Muitos movimentos (como os de MMA) não serão muito confortáveis.

Enchimento

Os mais comuns são areia, água, fibras trituradas e tecido comprimido. Alguns modelos utilizam ainda uma mistura de enchimentos diferentes. Muitos deles também incluem uma camada extra de espuma, geralmente interna.

Se você não tem acesso a esses enchimentos, pode usar roupas velhas ou trapos, mas o ideal é comprar os sacos já preenchidos.

Material de revestimento

Existem diferentes materiais de revestimento, com diferentes finalidades e para esportes específicos. Em geral, os sacos de couro tendem a durar mais e serem de qualidade superior. Abaixo, apresentamos os diferentes materiais de revestimento que você encontrará no mercado:

  • Couro sintético: Imita o couro, mas são mais econômicos.
  • De lona: Apesar de, em geral, serem de qualidade mais baixa, são melhores para áreas externas por serem resistentes a água.
  • Couro: Proporcionam uma experiência mais realista ao atingi-lo, e não machucam tanto as mãos e articulações se você decidir não usar luvas.

Resumo

A saúde é um assunto que ninguém deveria negligenciar. E isso introduz o esporte como parte da nossa vida. No entanto, o ritmo frenético de trabalho, estudos e família dificultam a prática de exercícios físicos. Por este motivo, está cada vez mais na moda transformar nossa casa em uma academia improvisada.

Como você pode ver, um saco de pancada é um produto interessante para ficar em forma, especialmente se o inverno na sua cidade ou cidade for muito frio ou chuvoso. É interessante por seus muitos recursos e seu preço acessível. No entanto, você deve escolher um saco de pancadas apropriado para as suas necessidades.

Se você gostou deste artigo, deixe um comentário e compartilhe com seus amigos.

(Fonte da imagem em destaque: Khambubpha: 82249856/ 123rf.com)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
43 Voto(s), Média: 4,47 de 5
Loading...