O simulador de remo é a melhor opção para trabalhar resistência, força e funções cardiovasculares sem precisar sair de casa. Se você gosta de esportes, mas odeia ir à academia quando está frio, o remo pode ser uma opção de atividade física incrivelmente completa.

Com um simulador de remo você queimará calorias sem nem perceber e estará realizando uma atividade saudável e muito divertida. Atualmente, eles estão na moda, graças à popularidade do “Remo Indoor”, ou seja, simulador de remo em academias de ginástica.

Existem até mesmo competições desta modalidade em diversos países. Os simuladores de remo domésticos, por outro lado, são destinados à prática de exercício físico em casa. E são uma das atividades mais completas que existem! Continue lendo e você vai saber o porquê.

O mais importante

  • O simulador de remo também é conhecido profissionalmente como ergômetro, máquina de remo, remo ergométrico ou remo seco. Com ele, você trabalha praticamente todos os seus músculos sem forçar muito as articulações.
  • Estes dispositivos são atualmente classificados por suas rodas de inércia, podendo ser hidráulicos, de ar, de água ou magnéticos.
  • Em geral, os simuladores de remo mais modernos são os magnéticos. Novas tecnologias foram incorporadas nesses simuladores, que vêm se tornando cada vez mais avançados.

Ranking: Os melhores simuladores de remo

Mostraremos abaixo as melhores máquinas de remo no mercado. Estes são aparelhos que você pode comprar online, e que possuem o que há de mais moderno nesta categoria.

Quer se trate de uma tela LCD ou de um monitor de ritmo cardíaco, neste Guia, você encontrará o dispositivo que melhor se adapta às suas necessidades. A seguir, mostramos os simuladores de remo mais interessantes para os usuários.

1º – Simulador de Remo Nordictrack

Este simulador de remo possui um monitor para que você acompanhe as atividades e possa ajustar o nível de resistência. O banco também possui ajuste e faz com que você mantenha a postura correta durante a prática. Dessa forma você terá melhor desempenho.

Esse simulador de remo suporta até 113 kg. Suas medidas são 1,1 metro de altura, 56 cm de largura e 2,1 metros profundidade.

2º – Simulador de Remo Tipo Concept 4 Níveis De Tensão

O simulador de remo da Oneal proporciona remadas abertas, muitos similares as reais. Esse equipamento é perfeito para uso doméstico ou em condomínios. Seu visor marca tempo, velocidade, caloria, pulsação, scan e distância.

Ele suporta até 100 Kg e possui 4 níveis de tensão. Tem aproximadamente 15 kg e mede 1,74 metro de comprimento e 38 cm de largura.

3º – Simulador de Remo Elite Wave Stamina US

O simulador de remo Elite Wave, da Stamina, inclui um moderno monitor fitness e uma cinta peitoral com sensor de frequência cardíaca. Programado para sincronizar automaticamente com o aparelho, os dados fornecidos por este sensor permitem personalizar o seu treino.

Além do pulso, o monitor LCD também mede outras informações importantes para o exercício, como a distância, o tempo, as calorias queimadas, a contagem de repetições, etc.

Este simulador de remo utiliza resistência à água para oferecer uma sensação mais natural. Assim como no remo na água, a resistência aumenta dependendo da velocidade e força impostas, mas o nível de resistência pode ser ajustado adicionando ou removendo água do reservatório.

4º – Simulador de Remo XTERRA Fitness ERG200 US

Este simulador de remo altamente personalizável possui ângulo ajustável, 8 níveis de resistência magnética, um monitor que exibe diversas informações relevantes sobre a sessão de exercício, como número de repetições, nível cardíaco e calorias gastas e um banco maior e mais confortável para que você mantenha um melhor rendimento durante o exercício.

Seu sistema de resistência magnética gera pouca fricção, o que faz com que este aparelho seja altamente silencioso, e apesar de leve e compacto, ele suporta pesos de até 120 kg. Você pode dobrá-lo e transportá-lo para qualquer lugar.

Guia de Compras: O que você precisa saber sobre o simulador de remo

Existem diversos modelos de simulador de remo. Você deve sempre levar em consideração seus objetivos e as características de cada um antes de fazer uma escolha, que não será a mesma se você for um iniciante ou um usuário avançado.

Além disso, tudo dependerá do seu orçamento. A seguir, mostramos algumas das perguntas mais frequentes entre os usuários.

Homem se exercitando com um simulador de remo

O remo é um excelente exercício para os ombros e costas.
(Fonte: Rido: 77774250/ 123rf.com)

O que é um simulador de remo e que outros nomes são usados para designá-lo?

O simulador de remo também é conhecido como ergômetro ou remo ergométrico. São aparelhos que simulam a tração exercida sobre os remos pela água. O aparelho doméstico, assim como as máquinas das academias de ginástica, deriva do tradicional remo, atividade praticada em pequenos barcos e canoas.

foco

Você sabia que, atualmente, ainda existe a disciplina esportiva do remo tradicional? No Brasil, existem diversos Clubes de Regatas, e diversas competições são realizadas em todo o território nacional.

O que são rodas de inércia nos simuladores de remo?

O simulador de remo possui alguns mecanismos para gerar resistências sobre a manopla. Estes mecanismos são chamados de rodas de inércia, e às vezes são colocados bem na frente da manopla. Eles permitem que o usuário exerça força para puxar os “remos”. Existem vários tipos de rodas de inércia, como mostraremos abaixo:

Resistência hidráulica Resistência a água Resistência a ar Resistência magnética
Utiliza pistões hidráulicos. Os pistões geram a resistência e os guidões são fixos Utiliza tanques de água para dar uma sensação mais natural ao remar e a resistência se ajusta dependendo de como você rema Funcionam como uma roda de inércia, a resistência é ajustada dependendo da sua força e ritmo ao remar Utiliza ímãs para gerar resistência, indicado para usuários experientes

Quais são os benefícios de usar um simulador de remo em casa?

O remo é uma atividade esportiva de resistência geral. O motivo disto é que tanto a parte inferior quanto a parte superior do corpo são trabalhadas ao mesmo tempo. Além disso, se você usar o simulador de remo corretamente, você não danificará suas articulações. Os benefícios são muitos, como você pode observar na lista a seguir:

  • Ideal para a reconstrução muscular. Se você teve uma lesão, o remo irá ajudá-lo a regenerar os músculos e aumentar a sua força. Frequentemente é recomendado como atividade de reabilitação.
  • Excelente exercício cardiovascular. Quando você trabalha com tantos músculos simultaneamente, exercita seu coração. A melhor parte é que este exercício não requer tanta intensidade.
  • Pode ser utilizado como treinamento complementar. Se você participa de competições, mas está fora de temporada, pode praticar sem sair de casa. Desta forma, o remo indoor torna-se um ótimo treinamento complementar.
  • Pouco impacto nas articulações. Você não causará danos às articulações do quadril ou joelhos. Além disso, fortalece os ossos, o que o torna um exercício ideal.
Homem fazendo remada baixa na academia

O remo, como esporte, surgiu no século XVII, quando foi introduzido pelos ingleses.
(Fonte: Kzenon: 105353843/ 123rf.com)

Quais músculos exercitamos com um simulador de remo?

O simulador de remo oferece um treinamento bastante abrangente. Você exercitará cerca de 80% dos músculos do seu corpo. Com o remo, você fortalece seu sistema cardiovascular, perde peso, reduz o estresse e também tonifica a musculatura. Além disso, o impacto nas articulações é baixo. Na tabela a seguir, mostramos quais músculos trabalham:

Braços Pernas Abdômen Costas
Bíceps, tríceps e deltoides (localizados nos ombros) Quadríceps, glúteos e isquiotibial (localizados na parte posterior da coxa) Músculos abdominais, oblíquos e eretores da coluna (localizados na parte baixa das costas) Romboides (entre as omoplatas e a coluna vertebral), músculos dorsais e trapézio (situado sobre o músculo dorsal longo)

Como utilizar o simulador de remo sem risco de lesões?

É essencial que você use a técnica correta na execução dos movimentos no simulador de remo. Com estes aparelhos, você trabalha todo o corpo, mas é aconselhável prestar atenção aos movimentos individuais das partes superior e inferior do corpo. Na tabela a seguir, mostramos a você como realizar os movimentos para cada região corporal.

Membros superiores Membros inferiores
1. Ao se sentar, seus joelhos devem estar um pouco flexionados. Não deixe que ele alcance a extensão máxima para não se machucar 1. Para trabalhar bem esta área, mantenha os joelhos estendidos, os cotovelos no nível do esterno e incline-se levemente para trás
2. Coloque parte de cima do seu corpo ligeiramente para trás. Evite flexionar as regiões torácica, lombar e cervical 2. Faça força para frente com os tornozelos, quadris e joelhos. Lembre-se de manter os calcanhares no apoio par aos pés
3. Olhe para a frente e não levante os ombros. Mantenha os cotovelos flexionados e as mãos na direção do esterno 3. É crucial que nesta parte do exercício você exerça força flexionando seus membros inferiores para frente e para trás. Não se esqueça que os calcanhares devem se manter nos suportes

Critérios de compra

Se sua intenção é comprar um simulador de remo, há uma série de aspectos importantes que você deve observar. Se você não for muito alto, qualquer simulador servirá, mas caso meça mais do que 1,80 m deve levar a sua estatura em conta. O mesmo vale para o peso.

Vamos ver abaixo quais são os critérios que você deve considerar antes de adquirir um destes aparelhos.

  • Peso e altura
  • Espaço
  • Tipo de resistência
  • Peso da roda de inércia
  • Qualidade
  • Acessórios
  • Tipo de uso

Peso e altura

Como comentamos no início desta seção, é importante verificar quais são o peso e altura recomendados para o aparelho. Em geral, as especificações incluem o peso máximo suportado. Além disso, se o simulador de remo for ser usado por vários usuários, é essencial que ele possua uma boa estrutura. Melhor prevenir do que remediar!

Espaço

Antes de comprar, verifique se você tem espaço suficiente para guardar o simulador de remo. A maioria dos aparelhos se dobra formando um L, mas suas dimensões são maiores quando montados. Tenha isto em mente para que você não tenha surpresas desagradáveis. Pode ser que a loja não troque o produto.

Homem praticando remada na academia

O remo servia, a princípio, como meio de transporte no antigo Egito e na Grécia.
(Fonte: Gstockstudio: 53664361/ 123rf.com)

Tipo de resistência

Há diferentes tipos de simulador de remo, geralmente classificados de acordo com sua roda de inércia. Para criar a resistência como se você estivesse remando na água, existem rodas magnéticas, hidráulicas, de ar e de água. A seguir, mostramos suas vantagens e desvantagens para que você entenda melhor.

  • Resistência hidráulica: Utiliza pistões hidráulicos para gerar a resistência. As manoplas são fixas e, portanto, não são ajustáveis.
  • Resistência a água: Utiliza um tanque de água fechado para dar uma sensação mais natural à remada. A resistência é ajustada dependendo de como você a “reme”, assim como na resistência a ar. São bastante pesadas quando o tanque está cheio de água.
  • Resistência a ar: Funcionam com uma roda de inércia. A resistência é ajustada dependendo da sua força e frequência ao remar (ou ao puxar a manopla). Não é possível ajustar a resistência manualmente.
  • Resistência magnética: Usa ímãs para gerar a resistência. Você pode ajustar suas preferências e medir a resistência através de um pequeno monitor LCD.

Peso da roda de inércia (ou resistência)

O peso da roda de resistência não pode ser ignorado. O exercício se parecerá com o remo natural quando maior a resistência. Portanto, é importante que a roda seja forte e robusta. Como referência, a roda de um simulador de remo razoável pesa entre 6 e 9 kg.

Qualidade

Os simuladores de remo sofrem uma quantidade considerável de desgaste, portanto a qualidade é um critério fundamental. As peças frequentemente são muito caras e de difícil reposicão, portanto é melhor investir antes do que precisar consertar depois.

Um bom acabamento e materiais de qualidade são elementos essenciais ao se adquirir um simulador de remo. Não ignore este critério.

Acessórios

Os simuladores de remo modernos incluem uma série de acessórios que podem vir a ser muito úteis. Entre eles estão monitores de frequência cardíaca ou sensores de pulso. Mas, além disso, é comum encontrar um console ou tela LCD. Na lista a seguir, explicamos as vantagens de cada um desses acessórios:

  • Pulsômetro: Mede seu pulso em tempo real. Sabendo o impacto do exercício no seu organismo, você será capaz de ajustar os programas de treino aos seus objetivos.
  • Tela LCD: Fornece informações sobre as calorias queimadas, duração do exercício ou número de repetições, por exemplo. Alguns consoles incluem programas de treinamento desenvolvidos por instrutores profissionais. Eles podem ser ativados para seguir um padrão específico, desenvolver um grupo muscular ou perder gordura.
foco

Você sabia que nos aparelhos com telas de LCD high-end você pode até participar de corridas online com outros usuários?

Tipo de uso

O fato de você dar ao aparelho um uso intenso ou esporádico faz toda a diferença. Se seu objetivo for treinar, precisará de um simulador de remo robusto e estável para que ele não se deteriore rapidamente.

Você pode considerar, como referência, que um uso esporádico está entre 3 e 7 horas por semana. A durabilidade do dispositivo é fundamental.

Resumo

Os simuladores de remo domésticos são uma das melhores formas de se exercitar sem sair de casa. Graças a diversos avanços tecnológicos, hoje temos à nossa disposição aparelhos de alta qualidade a um preço relativamente acessível.

Frequentemente eles incluem modernas telas de LCD para que você possa monitorar o exercício sem correr nenhum risco. Existem vários tipos de simuladores de remo, mas, sem dúvida, o simulador de remo magnético é o mais aconselhável se você tiver o objetivo de treinar regularmente.

A curto prazo, você sentirá a diferença no bolso, mas com o tempo perceberá que fez um bom investimento. Se você quer apenas fazer algum exercício, pode optar por um sistema hidráulico. Você não vai se arrepender.

Se você gostou do artigo, deixe um comentário ou compartilhe nas redes sociais com amigos e familiares.

(Fonte da imagem em destaque: Drobot: 75914146/ 123rf.com)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
52 Voto(s), Média: 4,40 de 5
Loading...