Em dias bonitos, ninguém quer perder a oportunidade de sair de casa e se divertir ao ar livre. Se, além disso, você quer ficar em forma e melhorar seu equilíbrio e coordenação, o slackline é a escolha perfeita. Basta prender uma fita de cerca de cinco centímetros de largura entre duas árvores ou outros pontos de ancoragem e você já estará pronto para praticar!

Dependendo do seu nível de experiência, você pode escolher kits de slackline que permitem desde dar alguns passos simples até praticar ioga, saltar e fazer acrobacias. Os kits básicos incluem todo o material necessário para começar a praticar este esporte, e são compostos principalmente por uma fita robusta e resistente, também chamada de slack, e uma catraca para tensioná-la.

O mais importante

  • O slackline é um esporte de equilíbrio que consiste em andar ou fazer acrobacias sobre uma fita elástica presa a duas árvores ou pontos fixos de ancoragem.
  • Ele favorece o tônus muscular, já que permite trabalhar todo o corpo, o equilíbrio e a coordenação. Pode ser praticado por adultos e crianças, mas os menores de 12 anos sempre devem ser supervisionados.
  • Na hora de escolher um kit de slackline, é necessário avaliar, entre outros fatores, a modalidade do esporte que você quer praticar, seu nível de experiência e as características da fita.

Ranking: As melhores fitas de slackline do mercado

A seguir, listamos os kits de slackline mais populares do mercado. Há opções para principiantes e para quem já está em um nível mais avançado.

No entanto, vale a pena analisar as características de cada um para compará-los. Só assim você será capaz de tomar a melhor decisão e comprar o slackline que mais se adapta às suas necessidades particulares.

1º – Slackline Rednose 13m

Este kit completo da Rednose é uma excelente opção para iniciantes que querem se aventurar no mundo do slackline. A fita tem 13 metros de comprimento e 5 centímetros de largura. Seu tecido especialmente produzido para slackline proporciona um efeito trampolim que facilita a prática.

Além da fita e da catraca, o kit vem com capa protetora para a catraca, faixas de proteção para as árvores e uma bolsa para transporte. Trata-se de uma alternativa com um ótimo custo-benefício.

2º – Slackline Kikos 15m

Outra boa opção para os iniciantes, o kit da Kikos é um dos mais baratos do mercado. A composição da faixa é em nylon, enquanto a catraca é feita de aço de alta resistência. Com 15 metros de comprimento e 5 centímetros de largura, ela suporta até 3 toneladas.

É importante destacar que este slackline foi desenvolvido para o uso de uma única pessoa por vez. Como o kit não vem com faixas de proteção, é importante adquiri-las separadamente se você pretende usar árvores como pontos de ancoragem.

3º – Slackline Classic 15m Muvin

Kit clássico da Muvin, com slackline de 15 metros de comprimento e fita-catraca. Esta é outra boa alternativa tanto para iniciantes quanto para os mais acostumados ao esporte. Suportando até 3 toneladas, a faixa é feita de poliéster e a catraca é de aço.

Este kit não vem com protetores para os troncos das árvores, por isso pode ser necessário adquiri-los separadamente. Um ponto positivo é o fato de que este produto conta com garantia de três meses contra defeitos de fabricação.

4º – Slackline Pro Tricks 25m Muvin

Outra alternativa da Muvin, esta é a escolha perfeita para que aqueles que já estão em um nível avançado ou são especialistas na prática de slackline se desafiem ainda mais. Com 25 metros de comprimento e suportando até 5 toneladas, esta é a alternativa ideal para fazer saltos e acrobacias com segurança, pois conta com catraca e fita ultrarresistentes.

Embora tenha um custo mais elevado, este kit extremamente completo vem com slackline, uma fita-catraca, uma fita de backup e um par de protetores de árvores. Além disso, conta com garantia de três meses contra defeitos de fabricação.

5º – Slackline Acte Sports 10m

Por ter apenas 10 metros de comprimento, esta opção pode ser uma boa escolha para quem nunca fez slackline e também para as crianças. Este produto é indicado para todas as idades e é muito fácil de montar, manusear e desmontar.

A fita, feita de poliéster, tem alta resistência e costuras reforçadas que aumentam a estabilidade. Embora tenha um preço interessante, é importante destacar que o kit inclui apenas o slack e a catraca.

Guia de Compras: O que você precisa saber sobre o slackline

Antes de comprar um kit de slackline, é importante saber tudo sobre este esporte e sobre o que é necessário para praticá-lo: fita, catraca e protetores de árvores.

A seguir, iremos responder às perguntas mais frequentes dos usuários para que você não fique com dúvidas na hora de escolher um produto para praticar.

Pessoa praticando slackline em meio a montanhas.

O slackline é uma atividade física completa, já que trabalha todo o corpo. (Fonte: Vitalii Nesterchuk: 97146429 / 123rf.com)

O que exatamente é o slackline?

Trata-se de um esporte de equilíbrio por meio do qual é possível trabalhar tanto o corpo quanto a mente, já que é preciso manter a concentração para não cair da fita.

Pernas, costas, abdômen e braços trabalham para que você mantenha o controle sobre o seu corpo. Assim, será possível tonificar todos os seus músculos e fortalecer a sua coluna.

A fita elástica, que costuma ter cinco centímetros de largura, geralmente fica amarrada entre duas árvores ou outros dois pontos fixos, e o ajuste de tensão da mesma depende do nível de experiência de quem está praticando.

Quanto mais esticada a fita estiver, mais fácil será manter o equilíbrio, e esta ajuda pode ser muito bem-vinda!

Quem pode praticar slackline?

O slackline é apto para todos os públicos, mas os menores de 12 anos devem usá-lo sob a supervisão de um adulto. Não há idade na qual não seja recomendável subir na fita. Basta ter vontade e dedicação ao esporte.

No entanto, é preciso levar o nível de experiência em conta, seja iniciante ou mais avançado, na hora de tensionar a faixa. Escolher o comprimento e a altura certa na hora de posicionar o slack também é importante para que você possa dar seus primeiros passos.

Os dois pontos fixos podem ser duas árvores com um tronco de largura mediana.

Dafne SchneiderModelo e slacker

“Este é um esporte pouco conhecido e muito positivo. Ele desenvolve o equilíbrio, a propriocepção, a paciência e a concentração.”

Quais cuidados preciso ter se nunca fiz slackline?

O primeiro ponto importante é a montagem. A fita deve ficar bem tensionada, sem rugas, na altura dos joelhos. O próximo passo é manter o equilíbrio.

No começo, você vai precisar de um ponto de apoio. Uma boa ideia é ter alguém que segure a sua mão e não a solte até que, pouco a pouco, você consiga ficar em pé sozinho sobre a fita.

Se você já consegue manter o equilíbrio, chegou a hora de começar a andar. Lembre-se de que os extremos da fita são mais firmes, e será mais fácil caminhar nesta área do que no centro da mesma.

No começo você provavelmente vai cair várias vezes depois de dar um ou dois passos, mas não desista. O sucesso do slackline está na constância.

A fita de slackline vai aguentar o meu peso?

Nos kits comercializados na Amazon, as fitas aguentam cerca de três toneladas de peso. No entanto, é preciso ficar atento às características específicas de cada kit, dado que alguns deles especificam um peso máximo do usuário variando entre 80 kg e 150 kg.

No caso dos produtos voltados para o público infantil, as recomendações costumam superar os 100 kg.

Pessoas fazendo treinamento funcional.

As fitas usadas na prática do slackline são muito resistentes. (Fonte: Kzenon : 89727336 / 123rf.com)

Quais são os benefícios do slackline para a saúde?

Em termos gerais, praticar slackline melhora o equilíbrio, a motricidade e a coordenação e aumenta os reflexos. Além disso, a instabilidade da fita faz com que o sistema proprioceptivo (a percepção que um indivíduo tem de seu corpo e espaço) trabalhe de forma incansável.

Outro benefício é o fato de que este esporte também ajuda a fortalecer a autoestima. Andar sobre a fita requer muita concentração; caso contrário, você vai cair diversas vezes, por isso o slackline é ótimo para melhorar a atenção.

Na verdade, os especialistas falam deste esporte como um desafio mental, e inclusive o comparam à meditação. Além disso, o slackline proporciona um treinamento físico completo, já que requer o uso de todo o corpo.

Benefícios físicos Benefícios mentais
Melhora do equilíbrio, motricidade e coordenação Controle do corpo e da mente por meio da respiração. Em níveis avançados, é similar à meditação
Fortalecimento da coluna vertebral Força mental
Melhora do tônus muscular Fortalecimento da autoestima
Melhora da propriocepção Contato com a natureza. Obtenção de vitamina D
Maior agilidade Interação social, já que costuma ser praticado com os amigos. Diversão

O que é a propriocepção treinada com o slackline?

A propriocepção é o ponto de referência do cérebro na hora de mover um músculo ou articulação. O sistema proprioceptivo, formado por músculos, articulações e ligamentos, permite ter uma visão sobre a postura corporal em relação ao meio em que o corpo se encontra. Desta forma, é possível ter consciência do movimento.

A prevenção de lesões, o aumento dos reflexos e o fortalecimento das articulações são alguns dos benefícios proporcionados pelo treinamento do sistema proprioceptivo.

A disfunção deste sentido provoca dificuldades motoras, por isso é importante desenvolvê-lo por meio da coordenação e do equilíbrio. As superfícies instáveis, como a fita do slackline, são muito recomendáveis para este objetivo.

Onde praticar slackline?

No Brasil, o slackline costuma ser praticado em parques, praças e praias. Também é possível ir a um local privado ou a um estabelecimento destinado a esta finalidade específica.

Antes de começar, é importante verificar se a prática é permitida no lugar escolhido. Alguns parques proíbem o slackline para proteger suas árvores, enquanto outros o permitem apenas em algumas áreas específicas do terreno.

Também pode haver um conjunto de regras a respeitar, incluindo horários, altura máxima da fita, árvores que podem ser usadas como pontos de ancoragem, necessidade de proteção dos troncos, entre outras.

foco

Você sabia que a origem do slackline é atribuída a dois praticantes de escalada? Adam Grosowsky e Jeff Ellington foram os responsáveis por popularizá-lo no início da década de 1980.

A partir de qual idade as crianças podem fazer slackline?

Como já mencionamos, o slackline melhora a coordenação, o equilíbrio e a motricidade. Por esse motivo, ele pode ser muito interessante para o desenvolvimento das crianças no mundo do esporte.

O fato de ser algo relativamente desconhecido o torna ainda mais atrativo, e pode ser uma ótima opção para uma festa de aniversário ao ar livre, ou simplesmente para um dia divertido em família.

Não há uma idade específica a partir da qual as crianças podem praticar slackline. O importante é que elas sejam capazes de manter o equilíbrio e de ficar em pé na fita segurando a mão de um adulto. A partir daí, é apenas uma questão de prática.

Nestes casos, o ideal é começar com uma fita de 15 metros de comprimento e 5 centímetros de largura. Esta é a configuração padrão da maioria das marcas dos kits presentes no mercado.

Praticando slackline ao ar livre com por do sol.

Existem várias modalidades de slackline. O waterline, por exemplo, é a prática do slackline sobre a água. (Fonte: Ian Iankovskii: 77033572 / 123rf.com)

Os menores de 12 anos sempre devem estar acompanhados. Não se esqueça de tensionar bem a corda e posicioná-la na altura dos joelhos para evitar problemas maiores nas quedas.

Quais são as modalidades de slackline?

Em muitos países o slackline é um esporte amador, mas em outros, como França, Alemanha e Estados Unidos, trata-se de uma atividade totalmente profissionalizada. Competições e exibições atraem diversos atletas de todo o mundo, praticantes de diferentes modalidades. Estas últimas variam desde as mais simples e populares até o slackline mais extremo:

  • Trickline: Trata-se do slackline mais conhecido. A fita é posicionada a 1,20 metro do solo e tem uma largura de 5 centímetros. Esta é a modalidade mais espetacular, já que os praticantes fazem saltos, giros e acrobacias sobre o slack.
  • Waterline: Esta variedade de slackline é praticada sobre a água, independentemente da largura da fita. Em piscinas, como não há perigo nas quedas, você pode tentar se arriscar nas acrobacias. Experimente! Você não vai se arrepender. Os amantes do risco podem optar por posicionar a fita em um rio, córrego ou baía, nos quais a água irá colocar à prova a sua visibilidade e capacidade de orientação.
  • Longline: Nesta modalidade são usadas fitas de mais de 30 metros de comprimento e 2,5 centímetros de largura, por isso manter o equilíbrio é um verdadeiro desafio. Por ser tão longa, a faixa é muito flexível, motivo pelo qual a concentração se torna um aspecto ainda mais importante. O slack deve ser posicionado de forma que chegue perto, mas nunca encoste no solo.
  • Highline: Esta variedade é considerada um esporte extremo. Seus praticantes posicionam a fita, que tem apenas 2,5 centímetros de largura, a mais de 20 metros de altura (em montanhas e desfiladeiros). É necessário usar um arnês de segurança (seja com polias, eslingas ou manilhas) e ter um ponto de ancoragem seguro. Alguns slackers preferem não usar nenhum tipo de equipamento de segurança. Esta modalidade é indicada apenas para especialistas.
  • Rodeoline: A fita é colocada em uma altura significativa e fica pouco tensionada, apresentando uma instabilidade muito maior. Os praticantes tentam fazer com que ela adote um formato de U para conseguir um movimento semelhante ao de um balanço.
  • Slackline YogaÉ preciso ter muita concentração e habilidade sobre a fita. Além de melhorar sua capacidade de meditação, você vai fortalecer todo o seu corpo.
Modalidades de slackline Nível Características da fita
Trickline Principiante

Avançado

Especialista

1,20 metro de altura

Largura: 5 cm

Waterline  Principiante (somente em piscinas)

Avançado

Especialista

Não há especificações
Longline Avançado

Especialista

Altura não muito elevada

Comprimento: 30 metros

Largura: 2,5 cm

Highline Especialista 20 metros de altura

Largura: 2,5 cm

É recomendável ter equipamento de segurança

Rodeoline Avançado

Especialista

Altura não muito elevada

Não requer muita tensão

Largura: não há especificações

Slackline Yoga Avançado

Especialista

Não há especificações

O que um kit de slackline inclui?

Todos os kits de slackline incluem a fita e a catraca necessárias para a prática. A fita, que costuma ser feita de nylon ou poliéster, varia de acordo com a complexidade do exercício. Quanto mais curta e mais larga ela for, mais fácil será dar os primeiros passos sobre ela.

A outra parte do kit é formada pela catraca com uma fita um pouco mais curta.

Em relação à instalação, é necessário buscar pontos de ancoragem estáveis, descartando postes ou mobiliários urbanos que não sejam capazes de suportar o peso dos praticantes.

O mais recomendável é optar por árvores suficientemente grossas. No entanto, não se esqueça de proteger o tronco das mesmas.

Quais são as vantagens e desvantagens de escolher o tecido e a largura da fita de slackline?

Se você é principiante, opte por uma fita de 5 centímetros de largura fabricada em poliéster e nylon. Esta alternativa vai permitir que você dê seus primeiros passos sobre o slack com mais facilidade.

As fitas de 2,5 centímetros costumam ter um tecido circular que dificulta o aprendizado. O tecido das fitas de 5 centímetros é plano, por isso ela costuma ter uma maior firmeza e um efeito trampolim.

Largura da fita Vantagens Desvantagens
2,5 cm Nível médio-avançado-especialista

Muito mais elástica

Tecido circular

De nylon ou poliéster

Indicada para saltos e acrobacias

Não é indicada para principiantes

Nylon: difícil de tensionar

Poliéster: indicado apenas para yoga. Não é muito flexível

5 cm Nível principiante

Mistura de poliéster e nylon

Tecido plano

Bom efeito trampolim

Posicionamento baixo em relação ao solo

Primeiros passos

Menor flexibilidade

Maior rigidez

Quanto custa um kit de slackline?

Você pode encontrar kits básicos mais baratos, mas é preciso estar atento para o fato de que, geralmente, eles não incluem protetores para as árvores.

Há opções de diversas faixas de preço, desde os R$ 70 até os R$ 300. As principais diferenças estão no comprimento da corda, na catraca e no design do produto.

Critérios de Compra

Antes de comprar um kit de slackline, é preciso avaliar alguns aspectos importantes. Nós recomendamos que você considere os fatores expostos a seguir para tomar a decisão correta.

Há vários tipos de slackline com diferentes comprimentos e larguras, e para escolher a melhor opção para o seu caso específico, é preciso analisar:

  • Nível do usuário
  • Modalidade
  • Idade
  • Características da fita
  • Ajuste de tensão
  • Acessórios

Nível do usuário

O nível do usuário é o que vai determinar o comprimento da fita, já que quanto menor a experiência do praticante, mais curta ela deve ser. É preciso levar em conta que a faixa é mais estável perto dos pontos de ancoragem.

O normal é que, para iniciantes, a fita tenha um comprimento de 15 metros e uma largura de 5 centímetros. Quanto mais estreita, maior será o nível de habilidade do atleta.

Se, por outro lado, você já possui um nível avançado ou de especialista, pode optar por kits com fitas com mais de 20 metros de comprimento e 2,5 centímetros de largura, embora estas características também dependam da modalidade de slackline que você pretende praticar.

foco

Você sabia que o recorde de altura de slackline é de um quilômetro? Christian Schou foi o responsável por esta façanha em 2006.

Modalidade

Se você é principiante, não pense duas vezes e compre o kit básico. Por outro lado, se você já está em um nível mais avançado, vale a pena estudar os detalhes das faixas usadas em cada caso.

Os kits de slackline também incluem a catraca mais adequada para cada modalidade. Se você pretende praticar trickline, longline ou highline, é importante avaliar a possibilidade de adquirir também um arnês de segurança.

Idade

A idade também é determinante no processo de escolha do kit. Um kit infantil ou destinado ao uso em escolas não é igual a um kit voltado para adultos ou especialistas.

Se você ainda não deu seus primeiros passos sobre a fita, não se preocupe. Compre um kit básico apto para toda a família. Não se esqueça de consultar os locais onde você poderá praticar este esporte com conforto e segurança.

Praticando slackline em parque.

Um dos benefícios da prática do slackline é que ela melhora o equilíbrio e a coordenação. (Fonte: Fabio Di Natale: 82570953 / 123rf.com)

Características da fita

As fitas costumam ser feitas de poliéster ou nylon. No entanto, esta última opção é a mais utilizada pelos atletas de nível avançado, que costumam optar pelas versões com 2,5 centímetros de largura.

Para os principiantes, as mais recomendáveis são as fitas de 5 centímetros feitas a partir de uma mistura dos dois tecidos. Elas são menos flexíveis, mas possuem um grande efeito trampolim.

Ajuste de tensão

A fita que fica mais esticada é a tensionada com a catraca. Este sistema conta com uma alavanca que vai ajudá-lo a manter o slack sem folga. É muito importante manter a fita reta durante todo o processo de ajuste da tensão.

Os praticantes mais avançados podem utilizar sistemas de tensão com correias para as modalidades mais extremas.

Acessórios

Os kits básicos não costumam incluir protetores para as árvores. No entanto, é fundamental tomar cuidado com o tronco das mesmas. Desta forma, sua faixa também vai ficar protegida.

Se você decidir comprar um kit básico, pode adquirir um protetor de árvores separadamente. É possível encontrá-los com facilidade na Internet. Eles costumam ser muito resistentes e fáceis de colocar.

Resumo

O slackline é um esporte relativamente desconhecido que, pouco a pouco, vem atraindo cada vez mais adeptos. Já é comum ver grupos de praticantes que se reúnem em parques nos quais a atividade é permitida.

A ideia é passar um tempo de qualidade com a família ou com os amigos. Não é fácil manter o equilíbrio e andar sobre a faixa. O começo pode ser desanimador, mas o truque é não desistir.

A dificuldade da prática é recompensada pelos inúmeros benefícios proporcionados para o fortalecimento do corpo e da mente. Não há uma idade mínima ou máxima para subir na fita. Crianças e adultos podem dar uma chance a este esporte e aumentar sua consciência de si mesmos.

Se você gosta de fazer yoga, também há uma modalidade para você. Chega de desculpas. Suba no slack e comece a praticar!

Se você gostou deste artigo, deixe um comentário ou compartilhe com seus amigos por meio das redes sociais.

(Fonte da imagem principal: Fesenko: 105261959 / 123rf.com)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
48 Voto(s), Média: 4,50 de 5
Loading...