A trave de futebol é mais um dos elementos fundamentais para a prática do esporte mais popular do mundo. Não podia ser de outra maneira, pois esta modalidade esportiva consiste basicamente em fazer gols e impedir o adversário de marcá-los. Isto é, você deve passar a bola entre as traves, rumo ao fundo da rede rival, e não pode deixar que o time oponente faça o mesmo.

Tanto faz se elas são feitas com duas pedras, pedaços de madeira, qualquer outro material ou se são só uma pintura na parede. Muito menos importam as medidas. O que é obrigatório é ter um gol para jogar futebol. No entanto, este artigo vai se concentrar em traves regulamentadas ou que atendam seus padrões estéticos.

O mais importante

  • As traves são imprescindíveis para disputar uma partida de futebol.
  • Graças a elas você pode contar os gols, que são os lances do jogo que decidem o time ganhador da partida.
  • As traves podem ser de diferentes medidas e materiais, de acordo se são usadas em competições oficiais, treinos, diversão ou jogos infantis.

Ranking: Os melhores modelos de trave de futebol do mercado

Aqui você verá vários produtos que podem ser adequados para sua demanda. Desde traves para os primeiros chutes das crianças mais jovens às usadas em treino, diversão e as montadas em quintais, jardins, campo de terra ou grama ao ar livre.

1º – Kit com trave de futebol grande DM Toys

O kit futebol da DM Toys garante a diversão não só da criançada, mas também de adultos que levam o futebol na brincadeira ou queiram passar tempo com seus filhos.

O conjunto conta, além de uma bola e uma bomba de ar manual, com uma trave com rede facilmente desmontável de 62 cm de altura, 1,18 m de largura e 62 cm de profundidade. É indicado para praia e campo, ou até mesmo brincar no quintal de casa.

2º – Jogo Beach Soccer 2 traves Bel Sports

Os golzinhos que eram feitos manualmente para brincar na rua evoluíram e chegaram às prateleiras das lojas e das páginas do comércio eletrônico.

O jogo de futebol Bel vem com itens simples: são duas traves desmontáveis que contam com lixas antiderrapantes e um par de redes para elas. Além disso, o kit acompanha uma bola infantil e uma bomba, além de acessórias para fixar a rede. É um produto ideal para praia ou campo.

3º – Mini trave de futebol desmontável Goool90

Um jeito fácil e rápido de praticar futebol em qualquer lugar e garantir a diversão. Indicada para todas as idades essa trave se destaca por apresentar um material mais resistente em relação a outros modelos oferecidos pela concorrência no mercado.

A estrutura é feita em tubo de aço de carbono. Sua altura é de 60 cm, largura de 90 cm e profundidade de 50 cm. O kit vem com duas unidades que acompanham redes de nylon / seda com malha de 5 cm. O peso de cada uma é de aproximadamente 3,4 kg.

4º – Trave de futebol juvenil Fácil Esporte

Este é um produto altamente resistente. Tem estrutura produzida em tubo de aço carbono 2″ e com pintura EPOXI, de alta resistência, na cor branca. Este modelo tem 1,90 m de largura e 1,30 m de altura com profundidade de 1 metro. Seu peso é de 12 kg.

É uma fácil e rápida maneira de ter traves mais adequadas para jogar futebol. Atente-se ao número de unidades. Este não é um conjunto. Para cada compra é entregue apenas uma unidade.

5º – Trave Chute a Gol Carros Líder

Brincar de futebol é uma das atividades mais divertidas do mundo. Além de ser muito saudável, as crianças se divertem demais. Com o Chute a Gol Carros Líder, essa brincadeira poderá ser feita em qualquer lugar.

O brinquedo é super resistente: as traves são fabricadas em polipropileno e as redes em nylon, o que deixa a brincadeira bem mais divertida. O material pode ser levado para qualquer lugar já que é muito leve e de fácil transporte.

Guia de Compras: O que você deve saber sobre a trave de futebol

Se você decidir comprar uma trave de futebol, antes deverá se fazer várias perguntas para que possa ter certeza de qual vai ser o modelo que você precisa. O tipo da trave, as características adequadas para cada tipo de campo, se usará para treinar ou jogar em competições, se é para presentear uma criança ou se é para um simples passatempo.

Jogo de futebol, pessoa chutando em direção a trave.

As traves de competições oficiais precisam ser feitas de metal. (Fonte: Bigandt: 45351114 / 123rf.com)

O que é uma trave de futebol?

A trave de futebol, também conhecida como o gol, é o alvo no qual deve ser passada a bola para aumentar a contagem no placar. Ela é feita de dois postes paralelos em posição vertical, unidos em sua parte superior por outro poste chamado travessão. Essa estrutura se complementa com rede ou malha que amortece a bola que passa pelas três hastes.

O gramado que fica logo abaixo do travessão é marcado com uma linha da mesma espessura do poste. Para ser gol, a bola precisa entrar completamente. Essa linha forma parte do campo de futebol, já que as traves são elementos dela. Portanto, o jogo não para quando toca nelas.

Que tipo de trave de futebol eu preciso?

Há dois tipos de traves: fixas e móveis. As primeiras são usadas em campos permanentes, como em estádios, escolas ou qualquer ambiente especialmente feito para a prática do futebol que se utilize ao longo de todo o ano.

As segundas podem ser transportadas e, portanto, são ideais para montar em campos que recebem partidas ou treinos de forma eventual.

As traves permanentes são fabricadas com materiais mais duros e de melhor qualidade porque oferecem maior garantias de resistências e durabilidade.

As móveis te oferecem a possibilidade de jogar ou treinar em locais onde não é possível fazer um campo de futebol de forma fixa. Essas são as principais características de ambos os tipos de traves:

Fixas Móveis
Vantagem São bem pesadas, muito resistentes e ficam cravadas no solo Têm um peso leve, podem ser dobradas e são fáceis de transporte
Funcionalidade Possuem estrutura robusta que as fazem ser mais duráveis e estáveis Sua instalação é simples, com acessórios fixadores fáceis de colocar e tirar
Uso São ideais para estádios profissionais ou campo onde os clubes ou escolas jogam frequentemente Recomendadas para treinos e partidas em um ambiente onde não seja possível colocar traves permanentes
Preço Suas medidas devem seguir as normas oficiais e seu preço é maior devido à sua melhor qualidade de fabricação Podem ser encontradas de todo o tipo e tamanho e de materiais que fazem o produto ficar mais barato

Qual é o tamanho da trave de futebol de acordo com a modalidade?

Vimos que os tamanhos das traves dependem do uso que você a queira dar. Porém, se for necessário seguir as regras da modalidade, há quatro opções principais, com medidas oficiais definidas pela FIFA (entidade máxima e que dirige o futebol mundial):

  • Futebol: Mede 7,32 metros de largura por 2,44 metros de altura, com profundidade nas laterais de 1,5 metro, de 80 centímetros na parte superior e de 2 metros (máximo) no nível do solo.
  • Futebol 7: Suas dimensões são de 6 metros de largura por 2 metros de altura.
  • Futsal: Tem um tamanho de 3 metros de largura por 2 de altura, com uma profundidade de 1 metro.
  • Futebol de areai: Mede 5,50 metros de largura por 2,20 de altura.

Há traves de futebol para cegos?

Faz quase 100 anos que começaram as disputas de partidas de futebol entre pessoas cegas ou com uma visão severamente reduzida. No entanto, isso não era tão comum até as últimas décadas do século passado, até chegar 1998, ano do primeiro mundial. Em 2004, o esporte estreou nos Jogos Olímpicos de Atenas.

As regras do jogo são as que a FIFA (Federación Internacional de Fútbol Asociación) determina para o futsal. Portanto, as traves tem as mesmas medidas que as usadas nesta modalidade.

As diferenças acontecem no uso de uma bola emite um som, o uso de venda nos olhos e um goleiro que pode enxergar e que orienta seus companheiros enquanto o público deve ficar em silêncio.

Mulheres sorrindo em jogo de futebol.

As traves de plástico são projetadas para treinos e para jogar de forma amadora ou por diversão. (Fonte: Bowden: 33478643 / 123rf.com)

Quais são os materiais usados para fabricar uma trave de futebol?

Os principais materiais utilizados na fabricação das traves de futebol são o metal e o plástico. Com o primeiro são feitas as traves para competições oficiais, portanto, são usadas para os postes fixados no solo. Obviamente tratam-se de traves que ficam permanentemente ao ar livre.

O alumínio é a melhor opção entre qualquer outro metal, por demorar mais para se desgastar. Quanto ao plástico, é recomendado para traves móveis por sua leveza e por poderem ser protegidos de mudanças no tempo após cada uso. Veja as características desses materiais:

Metal Plástico
Uso É o material usado na fabricação das traves fixas ou ancoradas
Instalação Pensada para suportar as exigências de uma instalação permanente A facilidade de sua instalação e transporte acabam afetando sua resistência
Qualidade São de grande qualidade e muito resistentes, por terem uma alta durabilidade São leves e não devem ser muito exigidas
Montagem São fixadas no solo de forma permanente São montadas e desmontadas rapidamente e têm acessórios para fixá-las

Como montar uma trave de futebol?

As traves de futebol permanentes devem ser instaladas por profissionais, já que requerem uma série de tarefas que não são recomendadas para amadores, que podem sofrer riscos. Lembre-se que elas vão ancoradas no solo, são pesadas e devem cumprir com exatidão normais oficiais. As móveis, fáceis de montar, podem seguir esse padrão:

  1. Leia as instruções. As fabricantes colocam na caixa do produto um manual que explica passo a passo sua montagem.
  2. Una as traves. Normalmente, apenas precisa inserir as traves nas juntas, evitando que saiam e machuquem os jogadores.
  3. Coloque a rede. Isso acontece de forma simples através de um prendedor que fixa a rede às partes traseiras das traves e ao travessão.
  4. Desdobre. Algumas traves podem ser dobradas ao finalizar seu uso para que ocupem menos espaço. Portanto, não será preciso montá-la como na primeira vez. Basta dedicar alguns segundos para desdobrá-la.

Quais são as marcas de trave de futebol mais reconhecidas do mercado?

Entre as traves móveis há várias marcas que oferecem produtos de boa qualidade a um menor preço. Principalmente, em produtos destinados à iniciação das crianças na modalidade, treinos de jovens e profissionais, assim como para disputadas em competições em gramados sem marcações fixas no solo.

Entre algumas marcas no mercado brasileiro estão a Winner, DM Toys e Fácil Esporte. Elas contam com uma ampla variedade de modelos, especialmente em materiais de plástico, mas muito bem cuidados e testados para garantir sua durabilidade e bom rendimento, inclusive submetidos a maiores exigências.

Critérios de Compra

O grande leque de traves de futebol que o mercado oferece facilita a possibilidade de encontrar o produto mais conveniente. Você basicamente deve se concentrar no uso que quer dar aos gols, o tipo do campo onde vai usar e também no material que é fabricado. Portanto, siga esses critérios:

  • Uso
  • Profundidade
  • Material
  • Durabilidade
  • Tipo de campo

Uso

O primeiro fator que deve avaliar é o uso que você vai dar às suas novas traves. Se elas forem usadas para jogar partidas em competições ou treinamentos de alto nível, você deve optar por traves permanentes. Elas são de maior qualidade e contam com as condições exigidas pelas regulamentos das federações.

Para passatempos, diversão das crianças, um produto mais simples já serve. As traves de plástico são muito fáceis de manusear e guardar, mas não devem ser colocadas à prova com altas exigências que não estão preparadas para suportar.

Meninos jogando futebol.

As traves fixas são fabricadas com materiais mais duros e de maior qualidade. (Fonte: Bigandt: 29380409 / 123rf.com)

Profundidade

A profundidade da rede também determina o tamanho das traves de futebol e o espaço que ocupam. As medidas oficiais são para profissionais e competições de alto nível, como já comentado anteriormente. Agora, porém, confira os três tipos de traves para crianças segundo a profundidade da rede.

Com fundo Sem fundo Em forma de caixa
Resistência Oferecem boa resistência São as mais leves do mercado Robustas. Suportam todo tipo de clima
Móveis ou permanentes Podem ser móveis ou permanentes São móveis São permanentes ou semipermanentes
Tamanho Há vários tamanhos Possuem um tamanho reduzido São as maiores
Material Podem ser feitas de metal ou plástico São feitas de plástico Feitas com metal

Material

Ter boas traves é fundamental, sobretudo em competições. O resultado de uma partida de futebol pode ser alterado pela baixa qualidade dos materiais usados na fabricação das traves. As traves de metal resistem praticamente a qualquer chute, inclusive aqueles com bastante força feitos por jogadores adultos.

Se houver elementos que possam danificar a estrutura, no caso do sal marinho, o alumínio impedirá um rápido desgaste como ocorre com outros metais.
foco

As traves de plástico ou de materiais leves são muito boas para as crianças, já que elas não costumam colocá-las em tanto risco nas jogadas de ataque ou defesa.

Durabilidade

A vida útil de uma trave de futebol está ligada à resistência dos materiais com que foi fabricada e ao bom cuidado que você dá em cada uso.

Este artigo já mencionou quais são os materiais que proporcionam maior durabilidade das traves, assim como os que suportam condições climáticas adversas. Então, veja como conservar as traves.

  • Não se pendure no travessão. Isso pode deformá-lo e te colocar em risco de se machucar.
  • Revise com frequência a estrutura geométrica da trave para garantir que os contrapesos façam a função correta. Uma instabilidade pode fazer com que o gol caia ao sofrer qualquer impacto mais forte.
  • Limpeza. Lavar a estrutura metálica ou de plástico faz com que a trave tenha uma maior durabilidade.
  • Armazenamento. Com as traves móveis, desmontáveis ou dobráveis existe a possibilidade de guardá-las em lugares protegidos de adversidades climáticas.

Tipo de campo

O ambiente onde será usada a trave vai determinar se você vai escolher um modelo ou outro. Os campos de futebol ou estádios devem receber traves permanentes. É dado como certo que neste tipo de campo, competições oficiais e exigentes níveis de treinamento acontecerão, o que requer um produto forte e de alta qualidade.

Se as traves forem para um ambiente qualquer, como um jardim, quintal ou praia, não haverá opção senão escolher as traves móveis. Neste caso, a prioridade é a facilidade de seu transporte, a leveza e rapidez com que podem ser montadas e desmontadas. As móveis também são usadas para treinamentos de profissionais.

Resumo

A trave de futebol é sempre o alvo de qualquer jogador. A finalidade deste esporte é passar a bola entre as três hastes. Daí vem a grande importância delas, que às vezes são como um jogador adicional que não se move, já que qualquer contato da bola com os postes ou travessão é parte do jogo.

É importante escolher uma trave que tenha as características adequadas para o uso que você pretende dar. As mais duras e confiáveis te permitem realizar treinos ou jogar partidas de alto nível. Se apenas pretende se divertir ou que as crianças melhores suas condições físicas praticando futebol, um produto mais simples será suficiente.

Se você gostou desse artigo, deixe um comentário e compartilhe com seus amigos.

(Fonte da imagem destacada: Bigandt: 29380409 / 123rf.com)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
31 Voto(s), Média: 4,00 de 5
Loading...